Louis Quenault

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Louis Quenault.

Louis Jean Eugène Quenault (02 de outubro de 1892 11.º arrondissement de Paris, França26 de abril de 1958 (65 anos) Marselha, França),[1] foi um aviador francês na Primeira Guerra Mundial famoso por ter participado do primeiro combate aéreo bem-sucedido da história.[2]

Biografia[editar | editar código-fonte]

De origem popular, Louis Quenault é filho natural de uma cozinheira luxemburguesa, Marie Lanners. Reconhecido aos treze anos por Eugène-Léon Quenault, ele leva seu nome.

Cabo mecânico de manutenção designado ao Sargento Piloto Joseph Frantz no Esquadrão V 24 de Reconhecimento Aéreo, ele foi seu companheiro de equipe a bordo do biplano Voisin LA III Salmson, número 89, durante a missão que os confrontou, em 5 de outubro de 1914, a um Avião de reconhecimento alemão Aviatik B.I sobre Jonchery-sur-Vesle (Marne).

Durante o combate aéreo que se seguiu, Quenault atuou na metralhadora Hotchkiss Mle 1914 montada no Voisin. Seu segundo disparo destruiu o oponente. O Aviatik caiu dentro das linhas francesas, o que permitiu que essa vitória fosse oficialmente confirmada. A tripulação francesa obteve assim a primeira vitória aérea da história. Comemorados pela imprensa por sua façanha de armas, os dois homens também foram condecorados com a autoridade militar, Frantz sendo condecorado com a Legião de Honra e Quenault com a Medalha Militar.

Quenault foi então designado para a divisão de fuzileiros navais de Villacoublay em 25 de janeiro de 1915.[3] Casado duas vezes após a guerra, viveu em Marselha da década de 1930 até sua morte. Seus restos mortais estão no cemitério de Peyruis (Alpes-de-Haute-Provence).

Condecoração[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Archives de Paris, État-civil numérisé du 11.º arrondissement de Paris, année 1892, acte de naissance n° 4628 et ses mentions marginales.
  2. Noetinger, Jacques (2005). L'aviation, une révolution du XXe siècle (em inglês). [S.l.]: Nouvelles Editions Latines. p. 44. 414 páginas. ISBN 978-2-72332-058-0. Consultado em 27 de dezembro de 2021 
  3. Fiche du service de l’aéronautique militaire sur le site Mémoire des hommes.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.