Luís de Brito do Rio

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Luís de Brito do Rio
Morte 3 de outubro de 1726

Luís de Brito do Rio (? - 3 de Outubro de 1726) foi um fidalgo português cavaleiro da Casa Real, comendador da Ordem de Cristo, oficial do exército da arma da infantaria, senhor e herdeiro da casa e morgado dos seus antepassados.

Esta família descende de Gregório Mendez do Rio, que veio da Galiza para Portugal, nos meados do século XV, com seus filhos João Mendez do Rio e Lopo Mendez do Rio.

Este instituiu em Lisboa, no ano de 1501, um importante morgado, com capela no capítulo de São Domingos de Benfica.

Passou esta família à ilha Terceira, Açores, no principio do século XVIII, na pessoa de Luís de Brito do Rio, o qual nasceu em Elvas, e era filho de João de Brito do Rio, fidalgo da Casa Real, capitão de cavalos, senhor e administrador do dito morgado e capela de São Domingos e do morgado instituído em 1600 por D. Margarida de Vila Lobos, e de sua mulher D. Joana da Ponte. 1.° neto, pelo lado paterno, de Luís de Brito do Rio, senhor dos ditos morgados, e de sua mulher D. Joana de Lima; 2.° neto de Diogo de Brito do Rio e de sua mulher Francisca de Azevedo e Vasconcelos; 3.° neto de outro Diogo de Brito do Rio e de sua mulher Violante Borges; 4.° neto de João Mendes do Rio e de sua mulher Constança de Brito; e 5.° neto do mencionado Gregório Mendes do Rio.

Este Luís Brito do Rio, em 1707 passou à ilha Terceira como governador do Fortaleza de São João Baptista, em Angra do Heroísmo, cargo que exerceu até 1714, em que voltou para Lisboa.

Como se disse faleceu em 3 de Outubro de 1726, tendo casado na Igreja de São Salvador (Angra do Heroísmo), Sé de Angra do Heroísmo, e dos Açores em 5 de Outubro de 1710, com D. Bernarda Luísa de Bettencourt e Silveira.

Deste casamento nasceram:

1 – João de Brito do Rio, que faleceu criança.

2 – D. Isabel Josefa de Lima Corte Real de Brito do Rio, que casou com D. António Pimentel de Melo Ortis de Lacerda da Câmara.

3 – D. Joana Xavier de Brito do Rio, que casou com José Joaquim de Lima Brandão, o qual faleceu em 17 de Outubro de 1748.

4 – D. F… de Brito do Rio.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Nobiliário da ilha Terceira, volume I, de Eduardo de Campos de Castro de Azevedo Soares, edit. Livraria Fernando Machado & Comp. 1944.