Lupanar (banda)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Lupanar
Informação geral
Origem Lisboa
País Portugal Portugal
Género(s) Folk
Período em atividade 2000 - 2006
Integrantes Ana Bacalhau
Carlos Vann
Dídio Pestana
Gonçalo Tocha
Jan Peuckert
José Pedro Leitão
Tiago Rebelo

Lupanar foi uma banda portuguesa formada em 2000 por Ana Bacalhau, Carlos Vann, Dídio Pestana, Gonçalo Tocha, Jan Peuckert, José Pedro Leitão e Tiago Rebelo.


História[editar | editar código-fonte]

Os Lupanar nascem no ano 2000, do encontro de Ana Bacalhau, Dídio Pestana e Gonçalo Tocha, então todos alunos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Nesse ano e no seguinte, dão concertos em várias salas da cidade [1], contando com a associação Abril em Maio como primeiro espaço de ensaios e de apresentações [2]. Mas é em 2002 que a banda atinge o seu auge de popularidade, num concerto dado na Aula Magna da Universidade de Lisboa [3].

No ano de 2003, a banda participa numa compilação de homenagem a Carlos Paredes, com uma versão de "Encruzilhada Em Restos Menores" [4].

Em 2005, os Lupanar lançam o seu único disco oficial, com a colaboração de Carlos Guerreiro e Nuno Reis, produzido por José Moz Carrapa [5] [6]. Apesar de bem recebido, a banda desintegra-se pouco tempo depois, dando um concerto de despedida na discoteca B'Leza [7].

A linha gráfica dos cartazes de alguns concertos entre 2002 e 2006 e do álbum dos Lupanar, reconhecível pelos seus desenhos naturalistas e de influência soviética, esteve a cargo de Luís Manuel Gaspar.


Formação[editar | editar código-fonte]

Discografia[editar | editar código-fonte]

  • Abertura (2005)

Colaborações[editar | editar código-fonte]

  • Movimentos Perpétuos - Música Para Carlos Paredes (2003) - "Encruzilhada Em Restos Menores"

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]