Manolo Otero

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Manolo Otero
Informação geral
Nome completo Manuel Otero Aparicio
Também conhecido(a) como Manolo Otero
Nascimento 25 de junho de 1942
Madri, Espanha
País Espanha
Morte 1 de junho de 2011 (68 anos)
São Paulo, Brasil
Gênero(s) romântico
Instrumento(s) vocal
Extensão vocal Barítono
Período em atividade 19752011
Gravadora(s) RGE, EMI, Hispavox, Vibra Produções
Página oficial Manolootero.com

Manuel Otero Aparicio (pronúncia: ma'nolo o'tero apa'ɾiθjo), conhecido pelo nome artístico Manolo Otero, (Madri, 25 de junho de 1942São Paulo, 1 de junho de 2011) foi um cantor e ator espanhol radicado no Brasil.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Era filho de um cantor de ópera e uma atriz, dos quais herdou as influências artísticas. Com voz sussurrante e boa aparência, foi um dos grandes nomes da música romântica das décadas de 70 e 80.

Cursou Filosofia e Letras na Universidade de Madri e ficou famoso no ano de 1975 com seu primeiro álbum Todo el Tiempo del Mundo. Entre suas canções mais conhecidas estão María no más, Vuelvo a ti, Que ha de hacer para olvidarte, Te he querido tanto, Bella Mujer.

Livro sobre as vivências de Manolo Otero (Diante de incontáveis pedidos de fãs, e pela necessidade de exorcizar seus fantasmas), Manolo Otero sem se preocupar com o rigor das datas, mas, somente com os “fatos”, fez incontáveis anotações, manuscritos originais, para ser fonte de pesquisa para seu livro. Infelizmente, Manolo veio a falecer. Sua viúva, Celeste Ferreira, convidou o escritor brasileiro, Nilton Bustamante[1] o qual tem se destacado inclusive com láureas em duas academias de cultura de Paris, para montar o quebra-cabeça e dar corpo à alma dessas vivências incríveis. Nilton Bustamante preparou o livro escrito na primeira pessoa, homenageando, assim, o saudoso e inesquecível Manolo Otero. Em 2012, foi lançado o livro "Manolo Otero, por Manolo" pela Editora Polobooks, Brasil, tendo um CD com os principais sucessos de Manolo acompanhando, gratuitamente, o livro.

Morte[editar | editar código-fonte]

Otero, de 68 anos, faleceu em 1 de junho de 2011, no Hospital das Clínicas de São Paulo, onde estava internado por causa de um câncer de fígado, como informou por telefone à Agência Efe Evandro Segato, da Vibra Produções, empresa que o representava no Brasil.[2]

Referências