Saltar para o conteúdo

Mariolinha

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Como ler uma infocaixa de taxonomiaMariolinha
[[Imagem:
Mariolinha
|280px|Mariolinha]]
Mariolinha
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Columbiformes
Família: Columbidae
Género: Columba

Mariolinha é uma raça de pombo[1] típica de Portugal, onde foi desenvolvida.[2]

Como o seu nome indica, trata-se de uma miniatura perfeita do «Mariola», obtida por cruzamento com o «Gravatinha» africano e o «Ramelinha», cuja fixação foi produto de aturado esforço de criadores portugueses.

A altura e o comprimento dos exemplares são caracteres importantes, devendo preferir-se os menores mas largos e de pernas curtas, que lhe dão o curioso andar de pato. A permanência deste e de outros factores, entre os quais o bico curto e a barbela farta, devem ser preocupação dominante do columbófilo, que assim obtêm o contraste absoluto de proporções com o Mariola, mantendo as suas típicas formas extravagantes. Assim, o comprimento máximo do bico à cauda (estendendo o pescoço e a cabeça) deverá ser 34 centímetros; da ponta do bico ao extremo da carúncula, entre 1 e 1,5 centímetros, enquanto o peso não deverá ultrapassar os 400 gramas.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. mariola in Dicionário infopédia da Língua Portuguesa sem Acordo Ortográfico [em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2017. [consult. 2017-10-19 03:15:24]. Disponível na Internet: https://www.infopedia.pt/dicionarios/lingua-portuguesa-aao/mariola
  2. Portal Mundo Animal. «pombo». Consultado em 19 de outubro de 2017. Arquivado do original em 19 de outubro de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]