Montmorency (Val-d'Oise)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Montmorency
  Comuna francesa França  
O hôtel de ville.
O hôtel de ville.
O hôtel de ville.
Símbolos
Brasão de armas de Montmorency
Brasão de armas
Gentílico Montmorencéens
Localização
País  França
Região Ilha de França
Departamento Val-d'Oise
Administração
Prefeito Michèle Berthy
Características geográficas
Área total 5,37 km²
População total (2018) [1] 21 897 hab.
Densidade 4 077,7 hab./km²
Altitude 175 m
Código Postal 95160
Código INSEE 95428
Sítio ville-montmorency.fr

Montmorency é uma comuna francesa na região administrativa da Ilha-de-França, no departamento do Val-d'Oise. Situada a 13 quilômetros de Paris, a comuna se estende em 5 km. A população de Montmorency é em 2012 de cerca de vinte e um mil, chamados de Montmorencéens.

Toponímia[editar | editar código-fonte]

História[editar | editar código-fonte]

Construída em um terreno acidentado, no final de um afloramento rochoso constituindo um local estratégico ocupado desde o século IX, Montmorency tornou-se a partir do século XVII, uma estância apreciada que tem atraído muitas celebridades. Ao mesmo tempo, se desenvolve em Montmorency a cultura de um tipo particular de cerejas, pequenas frutas de gosto azedo conhecidas com o nome de cerejas de Montmorency, que Madame de Sévigné tornou célebres através de suas letras. A estadia de Jean-Jacques Rousseau de abril de 1756 a junho de 1762 teve um impacto duradouro na cidade e fez dela um local de peregrinação literária. Antigo reduto da família de Montmorency, uma das famílias mais antigas e ilustres da aristocracia francesa do Antigo Regime, a cidade conserva hoje um caráter residencial marcado pela distância dos grandes eixos de comunicação, com o seu núcleo da vila rodeada pelo moradias e casas de luxo e a ausência de conjuntos industriais ou comerciais de importância.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Populations légales 2018. Recensement de la population Régions, départements, arrondissements, cantons et communes». www.insee.fr (em francês). INSEE. 28 de dezembro de 2020. Consultado em 13 de abril de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre geografia da França é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.