Ordem multiplicativa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Na teoria dos números, dado um inteiro e um inteiro positivo coprimo com , a ordem multiplicativa de módulo é o menor inteiro positivo com

Em outras palavras, a ordem multiplicativa de módulo é a ordem de no grupo multiplicativo das unidades no anel dos inteiros módulo .

A ordem de módulo é geralmente escrita como ou

Exemplo[editar | editar código-fonte]

As potências do 4 módulo 7 são as seguintes:

O menor inteiro positivo tal que é , então .

Propriedades[editar | editar código-fonte]

Mesmo sem saber que estamos trabalhando no grupo multiplicativo de inteiros módulo n, podemos mostrar que realmente tem uma ordem, observando que as potências de só podem assumir um número finito de diferentes valores módulo , portanto, de acordo com o princípio da casa dos pombos deve haver duas potências, digamos e e sem perda de generalidade , tal que . Como e são coprimos, isso implica que a tem um elemento inverso e podemos multiplicar ambos os lados da congruência por , resultando em .

O conceito de ordem multiplicativa é um caso especial da ordem dos elementos do grupo. A ordem multiplicativa de um número módulo é a ordem de no grupo multiplicativo cujos elementos são os resíduos módulo dos números coprimos a , e cuja operação de grupo é a multiplicação módulo . Este é o grupo de unidades do anel ; tem elementos, sendo a função totiente de Euler, e é denotado como ou .

Como consequência do teorema de Lagrange, sempre divide . Se for realmente igual a e, portanto, o maior possível, então é chamado de raiz primitiva módulo n. Isso significa que o grupo é cíclico e a classe de resíduos de o gera.

A ordem também divide , um valor da função de Carmichael, que é uma afirmação ainda mais forte do que a divisibilidade de .

Linguagens de programação[editar | editar código-fonte]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências