PUK

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imagem ilustrativa

PUK, abreviatura de PIN Unlock Key é uma combinação numérica, composta por 8 algarismos, presente na maioria dos cartões de comunicação móvel, nomeadamente de telemóveis. A sua função é a de desbloquear um cartão, se um PIN errado for introduzido mais de 3 vezes. O PUK é uma maneira de o titular do cartão móvel o poder recuperar facilmente, em caso de bloqueio acidental[1][2][3].

O PUK pode ser errado até 9 vezes. Caso seja errado mais, o cartão bloqueia em definitivo, não havendo mais hipotese deste ser recuperado; a não ser por operadoras móveis, autoridades policiais ou jurídicas se, o cartão tiver obrigatóriamente de ser acedido. Trata-se de uma medida de segurança caso, por exemplo, o cartão for roubado, a quém roubou ser mais difícil o acesso ao mesmo. Porém, após o PUK desbloquear um cartão, o então PIN tem que ser obrigatoriamente alterado[1][2][3].

Em Portugal, todos os telefones móveis possuem este tipo de código.

Referências

  1. a b «Como saber o PIN e o PUK do celular [e para que servem]». Tecnoblog. Consultado em 10 de maio de 2024 
  2. a b «What is a Personal Unblocking Key?». www.htc.com (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2024 
  3. a b «What is a PUK (Personal Unblocking Key) Code? | Lyca Mobile». www.lycamobile.co.uk (em inglês). Consultado em 10 de maio de 2024 
Ícone de esboço Este artigo sobre telecomunicações é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.