Paço de Molelos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paço de Molelos
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
sem protecção legal (d)Visualizar e editar dados no Wikidata
Localização
Localização
Coordenadas
Mapa
Janela manuelina do Paço de Molelos

O Paço de Molelos é uma residência senhorial na freguesia de Molelos, município de Tondela. Foi cabeça da importante e extensa Honra de Molelos e Botulho desde tempos medievais até à supressão das Honras no século XIX.

História[editar | editar código-fonte]

Não se sabe quando terá tido início esta casa. O ascendente mais antigo comprovado nesta família foi Martim Fernandes, sobrinho do bispo de Coimbra, D. Gil Alma, que escambou a sua quintã de Parada, no termo de São João de Areias, Santa Comba Dão, com os quatro casais de Molelos que possuía Martim Vasques da Cunha, senhor de Besteiros, conforme a carta de confirmação dada por D. João I, em 29 de Maio de 1397. O morgadio de Molelos foi instituído por Henrique Esteves, e sua mulher Filipa Nunes, no seu testamento, feito de mão comum a 16 de Maio de 1520. O seu primeiro administrador foi o filho segundo deste casal, Henrique da Veiga, tendo o primogénito seguido na honra de Nandufe[1][2].

Esta família fundiu-se, no século XVI, com a também nobre linhagem castelhana dos Tovar, pelo casamento, a 4 de Novembro de 1577, de Maria da Veiga, 3ª morgada de Molelos, com Sancho de Tovar, Copeiro-mor de D. Sebastião, neto paterno do navegador Sancho de Tovar, comandante de uma das naus que acompanhou Pedro Álvares Cabral na sua primeira viagem ao Brasil[2].

O 10º morgado de Molelos, o General Francisco de Paula Vieira da Silva Tovar foi elevado a Barão e depois Visconde de Molelos por D. João VI. Na geração seguinte, D. Miguel , no exílio, concedeu o título de Conde de Molelos.

O Paço permanece na família[2].

Apesar da antiguidade da sua fundação, o aspecto exterior que actualmente apresenta é quase exclusivamente fruto de obras seiscentistas e setecentistas, ressalvando-se ainda uma janela manuelina, virada para um pátio interior.

No Tombo do Morgado, de 1651/59, refere-se a existência da ruína de uma antiga torre.[2]

Residentes ilustres[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b c d Ferros, Luís,; Leitão, Rui do Amaral,. Concelho de Tondela : heráldica, história, património. Lisboa: [s.n.] ISBN 978-989-689-668-3. OCLC 1015563904 
  2. a b c d e f g h i j DUARTE, Américo, Manuel Ferros, Regina Coimbra (2018). Molelos - Estudo Monográfico. Molelos: Centro Social Paroquial de Molelos 
Ícone de esboço Este artigo sobre Património de Portugal é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.