Paróquia Nossa Senhora da Penha (Ipaba)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Paróquia Nossa Senhora da Penha

Igreja matriz de Nossa Senhora da Penha da Paróquia Nossa Senhora da Penha de Ipaba/MG
Dados
Estado  Minas Gerais
Município Ipaba
Arquidiocese Arquidiocese de Mariana
Diocese Diocese de Caratinga
Criação 1 de janeiro de 1989 (35 anos)
População 18 926 (2 021)
Pároco Pe. Júlio César de Souza Pereira
Igreja sede Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha
Contatos
Paróquia do Brasil

A Paróquia Nossa Senhora da Penha é uma circunscrição eclesiástica católica brasileira sediada no município de Ipaba, no interior do estado de Minas Gerais. Faz parte da Diocese de Caratinga, estando situada na Forania de Iapu.[1]

Seu pároco atual é o Pe. Júlio César de Souza Pereira, desde 13 de maio de 2021.

Aspectos geográficos[editar | editar código-fonte]

A Paróquia Nossa Senhora da Penha, de Ipaba, está localizada na Forania de Inhapim, na porção norte da diocese de Caratinga. Seus limites territoriais são: ao norte e oeste com a diocese de Itabira-Coronel Fabriciano; ao sul com a paróquia de São José de Vargem Alegre; a leste com a paróquia de Santo Estêvão de Iapu. Compreende uma área de 228,49 Km2, e está subdividida em 1 matriz sede e 16 comunidades filiais, sendo que 13 destas possuem capelas. Seu território compreende todo o município de Ipaba (distrito sede e Vale Verde), e algumas áreas do município de Caratinga, sendo parte do distrito de São Cândido (sede e algumas áreas rurais como: Córrego do Prata, Córrego Poço Fundo, Córrego Vermelho e Córrego dos Matias) e parte do distrito de Cordeiro de Minas (Residencial Porto Seguro, Ilha do Rio Doce e o Residencial Parques do Vale). A maioria da população é católica. A padroeira é Nossa Senhora da Penha, cuja solenidade é celebrada na paróquia em 1º de setembro, feriado no município de Ipaba.

Aspecto histórico[editar | editar código-fonte]

O catolicismo chegou ao então Patrimônio da Penha (hoje distrito de Vale Verde de Minas) no início do século XIX, juntamente com os primeiros moradores sem ascendência indígena. Devido a uma epidemia na localidade, os moradores se transferiram para as proximidades do Rio Doce, onde fixaram o patrimônio de São Sebastião do Ipaba, mais tarde povoado, pertencendo à Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Entre Folhas, à época em que Pe. José Lanzilotti era seu pároco.

Em 8 de outubro de 1982 o povoado foi elevado à Categoria de Distrito com o nome de Ipaba, anexado ao município de Caratinga; a esse tempo a comunidade já pertencia à Paróquia São José de Vargem Alegre (que fora criada em 1959) aos cuidados do Pe. José do Carmo Lima. Em 1985, a comunidade de Ipaba e comunidades circunvizinhas foram entregues aos padres Sacramentinos de Nossa Senhora, sob a liderança do Pe. Antônio Felippe da Cunha (eleito, posteriormente, bispo de Guanhães), para realizarem trabalhos missionários e pastorais a fim de preparar a futura paróquia.

A paróquia foi criada a 1º de janeiro de 1989, com o território totalmente desmembrado da Paróquia de Vargem Alegre. Foi a primeira paróquia criada por Dom Hélio Gonçalves Heleno desde que assumiu a diocese em 1978. Seu primeiro administrador paroquial foi o Pe. João Geraldo Rodrigues, que à época também era pároco de Iapu. Em 27 de abril de 1992 o distrito é elevado à categoria de município, sendo instalado em 1º de janeiro de 1993, data em que a paróquia completava 4 anos; nessa época, Pe. José Maria de Barros era o administrador paroquial, acumulando o ofício ao de pároco de Iapu.

O primeiro padre residente na paróquia foi o Pe. José Antônio Nogueira, administrador paroquial a partir de 1995. Em 1999, Pe. José Carlos de Oliveira assume a administração da paróquia como seu primeiro pároco, sendo que em 2003 a deixa aos cuidados de Pe. Joaquim Rocha de Calais, seu segundo pároco. No ano de 2007 a paróquia é confiada aos cuidados de Pe. José Geraldo de Gouveia, terceiro pároco, permanecendo até março de 2009, quando tomou posse o Pe. José do Carmo Vieira como seu quarto pároco. Em novembro de 2011 ocorre um fato inédito na paróquia: Pe. Odilon Ferreira Ramos é incumbido de auxiliar como vigário paroquial, já que padre José do Carmo foi nomeado ecônomo do Seminário Diocesano, e, em fevereiro de 2012, reitor; a partir daí, Pe. Odilon se torna administrador da paróquia.

No dia 1º de janeiro de 2014 a Paróquia celebra seu Jubileu de Prata; são 25 anos de criação. Na ocasião, a praça da Matriz foi batizada com o nome de D. Hélio Gonçalves Heleno, bispo que criou a paróquia em 1989.[2][3] No dia 2 de fevereiro de 2014, Pe. José Flávio Garcia, pároco da Paróquia São José de Vargem Alegre, assume a Paróquia de Ipaba como administrador paroquial e permanece até 29 de junho do mesmo ano. Em 6 de julho, Pe. Allan Pedrosa Carvalho, até então administrador paroquial da Paróquia São Domingos de Gusmão, em Ubaporanga, torna-se o quinto pároco da paróquia, permanecendo no ofício até fevereiro de 2020.

Em 29 de fevereiro a paróquia acolheu o seu sexto pároco, Pe. José Marcelino Pereira. Ainda em março de 2021, a paróquia recebe Pe. Antônio de Souza Alves como vigário paroquial, o segundo da história.

Com a transferência do Pe. José Marcelino para Simonésia, em maio de 2021, foi designado para a paróquia de Ipaba seu sétimo pároco, o Pe. Júlio César de Souza Pereira, vindo também de Simonésia, empossado em 13 de maio de 2021.

Atuação Pastoral[editar | editar código-fonte]

A sede paroquial e suas comunidades filiais desenvolvem um trabalho conjunto coordenado pelo Conselho de Pastoral Paroquial (CPP), presidido, segundo o IX Plano Diocesano de Pastoral, pelo pároco. Cada comunidade possui o Conselho de Pastoral Comunitário (CPC) onde são desenvolvidos os trabalhos específicos das comunidades. Apesar das diferenças entre as comunidades, atuam na paróquia as Pastorais: de Animação Bíblico-Catequética, da Juventude, da Criança, Familiar, Carcerária, do Menor. Os movimentos atuantes na paróquia são: Grupos de Reflexão, Terço dos Homens, Terço das Mulheres, RCC e Missão Louvor e Glória. As associações leigas presentes são: Apostolado da Oração, Legião de Maria e Sociedade de São Vicente de Paulo.[3]

Lista de Párocos, Administradores e Vigários Paroquiais[editar | editar código-fonte]

  • Pe. José Lanzilotti (-1959) (Ipaba como comunidade da paróquia de Entre Folhas)
  • Pe. José do Carmo Lima (1959-1985 e 1986-1989) (Ipaba como comunidade da paróquia de Vargem Alegre)
  • Pe. Antônio Felippe da Cunha (1985-1986) (Ipaba como área de missão pastoral para criação da nova paróquia)
  • Pe. João Geraldo Rodrigues (1989) (sofreu uma parada cardíaca e veio a falecer no trânsito, próximo ao Seminário Diocesano em Caratinga)
  • Pe. José Maria de Barros (1989-1995) (permaneceu apenas em Iapu com a chegada do primeiro pároco residente)
  • Pe. José Antônio Nogueira (1995-1998) (primeiro pároco residente na paróquia, transferido para Ubaporanga)
  • Pe. José Carlos de Oliveira (1998-2002) (transferido para Ipanema)
  • Pe. Joaquim Rocha de Calais (2002-2007) (transferido para o Seminário Diocesano e Catedral em Caratinga)
  • Pe. José Geraldo de Gouveia (2007-2009) (transferido para a paróquia Senhor Bom Jesus em Caratinga)
  • Pe. José do Carmo Vieira (2009-2012) (assumiu a reitoria do Seminário Diocesano)
  • Pe. Odilon Ferreira Ramos (2011-2014) (ficou como vigário em 2011 e assumiu como administrador paroquial em 2012, em 2014 é nomeado vigário de Vargem Alegre)[3]
  • Pe. José Flávio Garcia (2014) (assumiu como administrador paroquial, sendo também pároco da Paróquia São José em Vargem Alegre)[4]
  • Pe. Allan Pedrosa Carvalho (2014-2020)[5] (transferido para Inhapim)
  • Pe. José Marcelino Pereira (2020-2021) (transferido para Simonésia)
  • Pe. Antônio de Sousa Alves - Vigário Paroquial (2021-2023) (transferido para Divino e São João do Manhuaçu)
  • Pe. Júlio César de Souza Pereira (2021-atualmente) (Pároco)

Comunidades filiais[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. http://www.diocesecaratinga.org.br/paroquia/ipaba/
  2. http://www.diocesecaratinga.org.br/paroquia-celebra-25-anos-de-criacao/
  3. a b c d Tombo, Livro de (5 de agosto de 2013). «Livro de Tombo: Dados inseridos no Livro de Tombo e assinados pelos padres da época». Paróquia Nossa Senhora da Penha. Ipaba. Dados Paroquiais lavrados no Livro de Tombo 
  4. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=279140592239563&set=a.162586580561632.37749.162267850593505&type=1&theater
  5. http://www.diocesecaratinga.org.br/padre-allan-assume-paroquia-de-ipaba/

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre catolicismo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.