Pico Matias Simão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pico Matias Simão, Altares.
Cruzeiro no pico, autoria de Francisco Coelho Maduro Dias.

O Pico Matias Simão é uma elevação portuguesa de origem vulcânica localizada na freguesia açoriana dos Altares, concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira, arquipélago dos Açores.

Este acidente montanhoso encontra-se geograficamente localizado na parte Noroeste da ilha Terceira, junto à costa e eleva-se a 153 metros acima do nível do mar. Tem origem num irrompimento de bagacinas e escórias vulcânicas associado a uma chaminé do Vulcão da Serra de Santa Bárbara que se eleva a 1021 metros, encontrando-se fortemente relacionado com esta formação geológica.

Esta formação encontra-se muito dissecada pela erosão marinha que nesta parte da costa da ilha é muito activa e exposta às tempestades do Atlântico Norte e talhou uma arriba vertical, em geral de 40 a 50 m de altura, mas que atinge os 153 m acima do nível médio do mar nas arribas do Pico Matias Simão.

No cimo deste Pico existe um padrão que lhe chamam Cruzeiro evocativo da Restauração da Independência, inaugurado em 8 de Dezembro de 1940, projectado pelo mestre Maduro Dias, de onde se avista o mar a grande distância.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]