Saltar para o conteúdo

Pimp My Carroça

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Pimp My Carroça oferece serviços de reparos, construção e personalização de carroças para catadoras e catadores em seu Galpão na Barra Funda, Zona Oeste da cidade de São Paulo
Catadores são responsáveis por 90% de tudo que é reciclado no Brasil, mas são invisibilizados pelo poder público e por empresas na hora de contratarem serviços de gestão de resíduos.

Pimp My Carroça[editar | editar código-fonte]

Um das frases grafitadas que ficaram conhecidas.

Pimp My Carroça é uma iniciativa de intervenção artística que se transformou em ONG, utiliza a técnica do grafite para estilizar carroças de catadores de materiais recicláveis como forma de expressão e dar visibilidade para esses trabalhadores.[1] Foi iniciada pelo grafiteiro e ativista social Mundano[2] e começou a ficar conhecida após as intervenções com frases críticas sobre a importância do trabalho dos catadores de materiais recicláveis, bem como desenvolvimento do aplicativo Cataki.[3][4]

A iniciativa também entregou carroças movidas a motor elétrico para os trabalhadores[5]. Com a Pandemia de COVID-19 no Brasil o projeto se organizou em uma campanha para garantir uma renda mínima para esses trabalhadores catadores de materiais recicláveis, o projeto ficou conhecido como “Renda Mínima Pros Catadores na Pandemia” e obteve o reconhecimento por meio do prêmio Empreendedor Social da Folha de S. Paulo.[2][6]

Sobre o Pimp My Carroça[editar | editar código-fonte]

Tudo começou em 2012 no Largo da Batata, em São Paulo/SP, com o Pimp My Carroça em Circuito, o tradicional evento que reforma e pinta carroças, além de atividades culturais e de saúde. Foram dez anos desenvolvendo projetos, programas e ações para fortalecer as catadoras e catadores de diferentes formas. Em 2023, o Pimp My Carroça completou 11 anos de existência na luta por visibilidade e remuneração justa para catadoras e catadores de materiais recicláveis, com foco nos profissionais que realizam esse trabalho de forma individual ou autônoma - em maior situação de vulnerabilidade social.

Foram centenas de ações desde o Pimpex, onde pessoas físicas podem financiar uma carroça para uma catadora ou catador, até o Pimp Nossa Cooperativa, onde transformamos as cooperativas em museus de arte urbana com a ajuda de artistas e empresas. Além disso, o Pimp My Carroça tem fortalecido outras áreas de atuação para ter mais incidência. A Assistência Social, Mobilização, Embaixadores e Voluntariado são áreas proeminentes para o cumprimento de nossa missão, baseados nos pilares do artivismo, tecnologia e participação coletiva.

Artivismo, tecnologia e participação coletiva em prol das catadoras e catadores de materiais recicláveis[editar | editar código-fonte]

O Pimp My Carroça surge em 2012 a partir de um evento colaborativo no Vale do Anhangabaú. Foram reformadas e pintadas carroças de catadoras/es de materiais recicláveis, além de atendimento de saúde e atividades culturais. Nos últimos 10 anos, foram criados diversas áreas, programas e ações com base em nossa missão: promover visibilidade e a remuneração justa de catadoras e catadores de materiais recicláveis.

Programas:[editar | editar código-fonte]

  1. Embaixadores: O Programa de Embaixadores visa expandir a rede de atuação e impactos em prol da melhoria da qualidade de vida e visibilidade das catadoras e catadores de materiais recicláveis, por meio de pessoas ativas e interessadas nas causas sociais e ambientais promovidas pela organização. As(os) Embaixadoras(es) são representantes do Pimp My Carroça, multiplicadores de campanhas, articuladores de movimentos de ativismo em prol de catadores, e com perfil para captar parceiros e empresas para apoiar nossos projetos/programas.
  2. Voluntários: O programa de voluntariado do Pimp My Carroça existe para dar capilaridade às nossas atividades através da participação coletiva e é interdisciplinar. De diferentes formas, ocupamos a força de trabalho voluntário em nossas atividades. Seja através de atividades pro-bono ou com mão na massa em projetos e ações pontuais, sempre contamos com diferentes pessoas para colaborar na luta pela visibilidade e remuneração justa das catadoras e catadores.
  3. Assistência Social: A assistência social surgiu recentemente no Pimp My Carroça para, com a lógica do A.M.O.R. (Acolher, Monitorar, Orientar e Ressignificar), desenvolver estratégias no atendimento social de catadoras e catadores, promovendo redes de apoio para essas pessoas e suas famílias, facilitação em burocracias em órgãos do Estado e acompanhamentos para demandas do dia-a-dia, como visitas médicas, doações e processos judiciais.
  4. Mobilização: A área de mobilização do Pimp My Carroça é um dos nossos eixos principais de nossas comunidades. Fundamentada no pilar da participação coletiva e do artivismo, é através da mobilização que conseguimos manter nossa rede de catadoras e catadores ativos e bem informados, como nossa ponta de lança nas ruas para acompanhar esses profissionais, além de contribuir para organizar a participação de outros grupos em nossas atividades, como voluntários, artistas, doadores e nossos colaboradores.

Projetos:[editar | editar código-fonte]

  1. Pimp Nossa Cooperativa: O Pimp Nossa Cooperativa é um projeto de revitalização das cooperativas de reciclagem. A iniciativa promove as pinturas de murais artísticos por artistas atuantes na região do local escolhido, também fazemos a sinalização de segurança do trabalho no piso e paredes da cooperativa. Além das pinturas, os catadores e suas famílias participam de atividades culturais, como shows, intervenções teatrais e oficinas. A ideia é agir diretamente no ambiente de trabalho, deixando-o mais colorido e seguro.
  2. Pimp My Carroça em Circuito: Nessa ação do Pimp My Carroça, fazemos a reforma estrutural das carroças/ carrinhos e a pintura artística chamando artistas da região para atuarem no evento. Além disso, entregamos equipamentos de segurança ao catador.Para este evento, contamos com diversos voluntários para auxiliar durante toda a ação, além de apoio n o atendimento de bem-estar e saúde dos catadores e suas famílias. Organizamos também shows e oficinas para todos os públicos, ou seja, um dia com muita arte e cultura,fomentando a arte, o consumo consciente e a importância da reciclagem na sociedade.

Ações:[editar | editar código-fonte]

  1. Pimpex: O Pimpex é uma tecnologia social que atende catadoras e catadores de materiais recicláveis por meio de reformas e pinturas artísticas nas carroças e entregas de kits de segurança do catador. A viabilização financeira para o Pimpex pode acontecer com financiamento coletivo, financiamento direto ou patrocínio. Desenvolvemos um passo a passo para que qualquer pessoa possa promover um Pimpex.
  2. Ações Artivistas: Nossas Ações Artivistas são intervenções urbanas que levam a arte até a rua pra combater o descaso público e privado diante dos profissionais da reciclagem. Incontáveis contradições orbitam e permeiam o trabalho dos catadores, os agentes mais importantes e menos valorizados da cadeia da reciclagem. As Ações Artivistas são mais uma forma – a mais papo reto delas – que encontramos de escancarar essas contradições e fortalecer esses profissionais. Ações rápidas, de baixo custo e alto impacto, simples na execução mas profundas na reflexão que provocam. O público-alvo dessas intervenções são não apenas os catadores, mas os transeuntes, os motoristas, o poder público e o privado, ou seja: a própria cidade.
  3. Desafio Pimp: O Desafio Pimp é uma ação de vivência integrativa que busca aproximar equipes corporativas de catadores de materiais recicláveis. Divididos por equipes e sob orientação de um catador, os participantes coletam materiais recicláveis nas ruas e é declarada vencedora a equipe que coletar uma quantidade de material que gere o valor mais alto pela comercialização dos recicláveis.
  4. Oficina Pimp: A “Oficina Pimp” é uma tecnologia social do Pimp My Carroça que consiste em reformar a estrutura de uma carroça (ou realizar a doação de uma nova), aplicar grafite na carroceria, bem como atendimento para promoção da saúde e bem-estar dos catadores participantes. Ao ter sua ferramenta de trabalho reformada e transformada numa obra de arte ambulante, os catadores e catadoras melhoram sua autoestima e despertam o interesse das pessoas, que passam a interagir mais e respeitar o trabalho desses profissionais.
  5. Pimp Educa: Catadores são mestres em reciclagem. Partindo desse pressuposto, faz todo sentido que eles estejam presentes também em escolas, universidades e quaisquer outros espaços educativos. É pra isso que criamos o Pimp Educa, uma forma de reconhecer o catador como o que ele já é: um verdadeiro especialista em educação ambiental. O Pimp Educa é um programa de formato flexível, mas em sua forma ideal ele funciona da seguinte maneira: a catadora ou catador vai na instituição fazer uma palestra contando sobre o dia a dia da sua profissão e ainda recebe uma carroça nova, ou uma reforma e pintura. É uma oportunidade dupla: enquanto o catador compartilha seu conhecimento, a nova geração aprende a não cometer os mesmos erros de seus pais.

Cataki[editar | editar código-fonte]

Logo Cataki

Os envolvidos no projeto Pimp My Carroça trabalharam na criação e lançamento de um aplicativo de reciclagem que permite que pessoas com resíduos recicláveis entrem em contato com catadores e catadoras. Dessa forma, esses profissionais podem realizar a coleta e o descarte responsável na região enquanto garantem sua renda. O aplicativo Cataki foi lançado em 2017 e, atualmente, já conta com mais de 1300 usuários no Google Play.[7][8]

O Cataki é uma tecnologia social que serve para promover a inclusão de catadoras e catadores de materiais recicláveis nas cadeias da reciclagem através de reconhecimento e remuneração justa.

O Cataki é uma das unidades do Movimento de Pimpadores e trabalha, através de tecnologias sociais, na conexão entre diferentes atores da cadeia de reciclagem. Desde geradores e catadores, que é como começa o aplicativo - uma grande lista telefônica, até catadores e compradores, como o projeto Cataki+, que aumenta a taxa de reciclagem de resíduos de baixa comercialização.

Tecnologias sociais para fortalecer catadoras, catadores e toda a cadeia da reciclagem[editar | editar código-fonte]

Fundado em 2017, como um aplicativo que foi reconhecido como o “Tinder da Reciclagem” por conectar pessoas e empresas interessadas em fazer sua reciclagem com catadoras e catadores de sua região, o Cataki desenvolveu outras atividades para além da conexão digital. Entre elas estão o programa Cataki+, que tem na sua primeira versão o Cataki+ Longa Vida, voltado para as Embalagens Longa Vida, e a Gestão de Recicláveis em eventos.

Através do programa Cataki+, catadores podem receber bonificações por materiais que tem pouco valor no mercado

Desde 2021, o Cataki+ Longa Vida, mais no detalhe, realiza a ponte entre a empresa que produz embalagens que não tem compradores (neste caso, a Tetra Pak), cooperativas, depósitos e as catadoras e catadores que podem aumentar sua renda através da comercialização desses produtos que deixam de coletar naturalmente.

Em 2023, a CataFolia, ação de coleta de recicláveis nos blocos de carnaval de São Paulo, foi um desses exemplos. Através de parceria com uma patrocinadora de blocos, o Cataki conseguiu contratar dezenas de catadoras e catadores para trabalharem no maior evento de rua da cidade e gerarem renda, recebendo pelo serviço ambiental prestado e pela venda dos materiais.

Pode-se entender o Cataki como uma plataforma voltada para facilitar a Logística Reversa, Economia Circular e Reciclagem Popular com protagonismo de catadoras e catadores de materiais recicláveis - principalmente as pessoas em maior situação de vulnerabilidade, que estão coletando de forma individual ou organizada.

Sobre o Cataki:[editar | editar código-fonte]

O Cataki é mais que uma tecnologia social desenvolvida pelo Pimp My Carroça. Além do aplicativo, lançado em 2017 para conectar os atores sociais do ecossistema da reciclagem (geradores, catadores, ferros velhos, cooperativas), a unidade tem um papel fundamental na promoção da economia circular e da logística reversa com protagonismo e remuneração justa das catadoras e catadores de materiais recicláveis. Gestão de resíduos recicláveis em eventos e a promoção da taxa de reciclagem de materiais pouco reciclados através de parcerias entre agentes da cadeia são duas outras frentes da unidade.

Projetos:[editar | editar código-fonte]

  1. Aplicativo: O Cataki é uma tecnologia social desenvolvida pelo Pimp My Carroça, e lançada em 2017, que consiste numa plataforma onde catadoras/es, geradoras/es e outros agentes da cadeia de reciclagem podem se cadastrar e se encontrar conforme sua localização e tipo de trabalho que realizam. Essa tecnologia social tem como missão fortalecer a cadeia da reciclagem com a inclusão socioprodutiva de catadoras/es informais em iniciativas públicas e privadas de gestão de resíduos.
  2. Gestão de Resíduos: Nossas ações de gestão de resíduos recicláveis com catadoras e catadores vão de encontro com nossa missão de promover reconhecimento e remuneração justa para esses profissionais. Em todas as oportunidades que tivemos até o momento, remuneramos as e os profissionais pelo dia de serviço, fornecendo alimentação, equipamentos de proteção individual, camiseta, calça, luvas e outros itens que contribuem para o trabalho e a autoestima dessas pessoas.
  3. Cataki+: O Cataki+ Longa Vida é um programa que estimula a reciclagem de embalagens cartonadas (aquelas utilizadas nas caixinhas de leite). Em parceria com a Tetra Pak®, o programa oferece aos participantes: bônus financeiro, apoio socioassistencial e itens de segurança e qualidade de trabalho. A comercialização entre catadores individuais e as organizações parceiras representa uma das poucas iniciativas que, de fato, reconhece e inclui esses profissionais nos sistemas de logística reversa e economia circular no Brasil.

Pimp Lab[editar | editar código-fonte]

Logo Pimp Lab
As Carroças do Futuro são carroças e triciclos elétricos, de bambu, outros materiais reutilizáveis, desenvolvidos para promover melhores condições de trabalho para catadoras e catadores de materiais recicláveis.

O Pimp Lab é a unidade mais recente do Movimento de Pimpadores, voltada para a melhoria na qualidade de vida de catadoras e catadores através da inovação social, de técnicas de reaproveitamento de resíduos e do advocacy, promovendo o protagonismo desses profissionais dentro da Economia Circular e das políticas públicas.

Inaugurado em 2023, a unidade realiza seus trabalhos desde 2019, quando começou a desenvolver o projeto Carroças do Futuro, que desenvolve novas ferramentas de trabalho (carroças e triciclos elétricos, carroças de bambu e outros materiais, por exemplo) para catadoras e catadores. Este é um projeto apoiado pelo setor de Mobilidade Elétrica do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente.

Além desse projeto, que já contribuiu para a redução de danos das catadoras e catadores que utilizam essas ferramentas, a unidade desenvolveu o Pimp Estoque, que une artistas, serralheires, marceneires, catadoras e catadores para reaproveitar móveis antigos e oferecer mais opções de renda para esses profissionais.

No objetivo de construir uma rede de iniciativas de interesse e que possam compor esse grande ecossistema aliado na luta pela melhoria da qualidade de vida das catadoras e catadores através da inovação, um dos objetivos da unidade é a realização de um Mapa de Tendências.

Sobre o Pimp Lab:[editar | editar código-fonte]

O Pimp Estoque é uma iniciativa que capacita catadoras e catadores de materiais recicláveis para recuperarem móveis usados para uso próprio e/ou geração de renda.

O Pimp Lab é um laboratório de criação e experimentação de projetos socioambientais e artivistas baseados em tendências mundiais e boas ideias, que causem impactos positivos, visando a economia circular com protagonismo de catadores, artistas e outros profissionais. Fazemos interface com inovações sociais e tecnológicas, como equipamentos e materiais mais sustentáveis, visando melhorias na saúde física e mental dos catadores e catadoras de materiais recicláveis.

Projetos:[editar | editar código-fonte]

  1. Carroças do Futuro: Criação de protótipos baseados no uso de energias renováveis, como alternativa a tração humana, de baixo custo e potencial de escalabilidade. Projeto de inovação com impacto direto na qualidade de vida, condições de trabalho e geração de renda dos catadores. Carroças de bambu, elétricas, de plástico reciclado ou triciclos elétricos são produzidos e entregues para catadoras e catadores testarem.
  2. Pimp Estoque: Os catadores têm recolhido diversos materiais com potencial de reutilização, e o “upcycling” pode ser uma alternativa criativa e economicamente viável para um aumento considerável na renda dos trabalhadores da reciclagem. O Pimp Estoque é uma iniciativa que pretende agregar valor aos materiais coletados pelos catadores, através da reforma, transformação e/ou customização, para posterior reutilização e comercialização, fortalecendo o trabalho de todos envolvidos - catadores, artistas e coletivos, sensibilizando a população em geral para a economia circular.
  3. Mapa de Tendências: É a pesquisa, sistematização e registro das manifestações de novos pensamentos e comportamentos, que traduzam novos valores e necessidades, impactando direta e/ou indiretamente o trabalho e a qualidade de vida de catadores e catadoras de materiais recicláveis Essas tendências serão encontradas em iniciativas locais, regionais e globais, com potencial de aplicação e/ou replicabilidade no contexto de programas e projetos do Movimento de Pimpadores.

Movimento de Pimpadores[editar | editar código-fonte]

O Movimento de Pimpadores, inscrito no CNPJ sob o no 25.340.645.0001/02, foi constituído em 29 de junho de 2016, sob a forma de associação de direito privado, sem fins lucrativos, e é a pessoa jurídica que administra o Pimp My Carroça, Cataki e o Pimp Lab.

Este Movimento está constituído dentro do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e tem entre suas principais finalidades a realização de ações de assistência social, desenvolvimento humano, cidadania, defesa e preservação do meio ambiente, colaborativismo para a transformação social, arte, cultura e desenvolvimento sustentável.

A organização do Movimento de Pimpadores é dividida em diferentes unidades. Acima está a Diretoria, juntamente com o Conselho, e abaixo estão as unidades do Pimp My Carroça, Cataki e Pimp Lab. Para apoiar essas unidades estão as áreas de Administração e Finanças, Relações Humanas, Advocacy, Captação e Comunicação.

O Pimp My Carroça é a mais antiga das unidades, reunindo os mais tradicionais programas, projetos e ações. O Cataki surge em 2017 como um aplicativo, mas logo expande suas tecnologias sociais para além do celular. E o Pimp Lab, unidade recém-nascida, é nosso laboratório de inovação. Cada uma das unidades (Pimp My Carroça, Cataki e Pimp Lab) é dividida entre programas e projetos, sendo os programas continuados, os projetos com início, meio e fim e as ações como atividades pontuais. Saiba mais detalhes sobre cada uma das unidades nos releases abaixo.

Prêmios e Reconhecimentos[editar | editar código-fonte]

Alguns prêmios e reconhecimentos que foram conquistados pelo projeto Pimp My Carroça e Cataki:[9]

  • 2014 - Prêmio Brasil Criativo - Categoria Artes Visuais
  • 2014 - DAL - Desarrollo para America Latina - Etapa Brasil
  • 2015 - Premio del Água y Saneamiento - BID-FEMSA
  • 2017 - International Awards for Public Art - Hong Kong
  • 2018 - Prêmio Santo Dias de Direitos Humanos - ALESP
  • 2018 - Grand Prix Netexplo 2018 de Inovação Digital na UNESCO
  • 2018 - Prêmio Lixo Zero – Categoria Educação & Conscientização
  • 2019 - Tecnologia Social certificada pela Fundação BB (Pimpex)
  • 2019 - Chivas Venture – Categoria Voto Popular
  • 2020 - Empreendedor Social do Ano em Resposta ao Covid-19 - Folha de S. Paulo
  • 2021 - Amigo dos Catadores (ANCAT)

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «"Catador faz mais do que ministro do Meio Ambiente", desabafa carroceiro». noticias.uol.com.br. Consultado em 11 de outubro de 2021 
  2. a b «Mobilização dá renda e faz inclusão de agentes que vivem da reciclagem». Folha de S.Paulo. 7 de dezembro de 2020. Consultado em 11 de outubro de 2021 
  3. «Artista aponta saída para a reciclagem de resíduos». Casa Vogue. Consultado em 11 de outubro de 2021 
  4. «Chivas Venture premia aplicativo brasileiro Cataki». propmark. 17 de maio de 2019. Consultado em 11 de outubro de 2021 
  5. «ONG dá carroças elétricas para catadores levarem até 500 kg de material reciclável». autoesporte. Consultado em 11 de outubro de 2021 
  6. Co, Com limão & (12 de março de 2021). «Pimp My Carroça tem um dos principais projetos de combate à pandemia». InovaSocial. Consultado em 11 de outubro de 2021 
  7. «Cataki | Download». TechTudo. Consultado em 6 de novembro de 2021 
  8. Fabro, Nathalia (3 de janeiro de 2019). «Cataki: app conecta catadores de resíduos recicláveis até você». Revista Galileu. Consultado em 6 de novembro de 2021 
  9. «Linha do tempo - Prêmios» 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre arte ou história da arte é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.