Polímero isolante

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Os polímeros isolantes representam a grande maioria dos materiais englobados no grupo dos polímeros.

A baixa quantidade de partículas subatômicas nessas macromoléculas causa uma forte adesão entre os elétrons e núcleos atômicos e, consequentemente, as cargas elétricas possuem uma maior dificuldade para transitar por esses corpos. Esta propriedade é conhecida como capacidade isolante, e assim se batizou o grupo.

Capacidade isolante de um polímero[editar | editar código-fonte]

Assim como qualquer outro material isolante elétrico, sua capacidade de resistir a uma carga elétrica é medida a partir do CTI (do inglês, Comparative Tracking Index), em uma correlação direta (quanto maior o CTI, maior a capacidade isolante).

Este teste é realizado a partir da exposição do material a uma única gota de um líquido condutor contaminante a cada 30 segundos. Assim, atingindo o líquido a diferentes voltagens, o processo é repetido de forma com que se registre quantas gotas do líquido foram necessárias para que ocorra o trilhamento elétrico - fenômeno da degradação superficial permanente de materiais isolantes quando expostos a altas voltagens, as quais criam "caminhos" semicondutores carbonizados -.

Normalmente, as condições do teste não reproduzem as condições às quais os materiais estarão expostos quando utilizados em suas reais funções. Na verdade, o CTI fornece uma forma inicial de julgar a aptidão do material em uma dada aplicação.

Referências

  1. Polímeros Isolantes Elétricos: Descubra Porque Eles São Bons. Acessado em: 27 de Setembro de 2022
  2. Plásticos eletricamente isolantes. Acessado em: 27 de Setembro de 2022
  3. Comparative Tracking Index. Acessado em: 27 de Setembro de 2022
  4. What does tracking mean in electrical?. Acessado em: 27 de Setembro de 2022
  5. Polímeros sob trilhamento elétrico. Acessado em: 27 de Setembro de 2022
  6. Polímero. Acessado em: 27 de Setembro de 2022