Saltar para o conteúdo

Portal:Burundi/Introdução

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Flag of Burundi
Flag of Burundi
Coat of Arms of Burundi
Coat of Arms of Burundi
Location on the world map

Burundi, oficialmente República do Burundi, é um pequeno país sem costa marítima da região dos Grandes Lagos na África Oriental delimitado por Ruanda ao norte, Tanzânia a leste e ao sul, e República Democrática do Congo ao oeste. Seu tamanho é pouco menos de 28.000 km² com uma população estimada de quase 8,7 milhões. Sua capital é Guitega. Embora o país não tenha acesso ao mar, grande parte da fronteira sudoeste é adjacente ao Lago Tanganica.

Os povos twa, tutsi e hutu ocuparam Burundi desde a formação do país há cinco séculos atrás. Burundi foi governado como um reino pelos tutsis por mais de duzentos anos. No entanto, no início do século XX, Alemanha e Bélgica ocuparam a região, e Burundi e Ruanda tornaram-se uma colônia européia conhecida como Ruanda-Urundi.

Uma agitação política ocorreu em toda a região por causa das diferenças sociais entre os tutsis e os hutus, provocando uma guerra civil no país. Atualmente, o Burundi é governado como uma república democrática representativa presidencial. Sessenta e dois por cento dos burundineses são católicos romanos, oito a dez por cento são muçulmanos e os demais seguem crenças nativas e outras denominações cristãs.

Burundi é um dos dez países mais pobres do mundo. O país tem um Produto Interno Bruto baixo em grande parte devido às guerras civis, corrupção, educação precária e os efeitos do HIV / AIDS. O Burundi é densamente povoado, com uma emigração significativa. Cobalto e cobre estão entre os recursos naturais do Burundi e algumas das suas principais exportações incluem café e açúcar.