Portal:Cosmologia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.



Portal da Cosmologia
 ver · editar Sobre
Mapa do céu em micro-ondas

Cosmologia é o estudo das leis gerais do Universo e da sua constituição de conjunto, tanto do ponto de vista positivo (cosmologia científica) como metafísico (cosmologia racional)

A Cosmologia muitas vezes é confundida com a Astrofísica que é o ramo da Astronomia que estuda a estrutura e as propriedades dos objetos celestes e o universo como um todo através da Física teórica. A confusão ocorre porque ambas ciências sob alguns aspectos seguem caminhos paralelos, e muitas vezes considerados redundantes, embora não o sejam.

 ver · editar Artigo aleatório

A expansão métrica do espaço ou expansão métrica do universo é uma peça chave da ciência atual para compreender o Universo, através da qual o próprio espaço-tempo é descrito por um Tensor métrico que relaciona-se com o tempo de tal maneira que as dimensões espaciais parecem crescer ou estender-se à medida que o Universo envelhece. Explica como se expande o Universo no modelo do Big Bang, uma característica de nosso Universo suportada por todos os experimentos e observações cosmológicas, cálculos astrofísicos e medidas até agora. A métrica que descreve formalmente a expansão no modelo padrão do Big Bang designa-se como Métrica de Friedman-Lemaître-Robertson-Walker ou Modelo FLRW.

A expansão do espaço é conceitualmente diferente de outros tipos de expansões e explosões que são vistas na natureza. Nossa compreensão do "cenário do Universo" (o espaço-tempo) necessita que o espaço, o tempo e a distância não sejam absolutos, senão que são obtidos a partir de uma métrica que pode modificar-se. Na métrica de expansão do espaço, mais que objetos num espaço fixo distribuindo-se até o vazio, é o espaço que contém os objetos e que está modificando-se propriamente falando. É como se os objetos não se movessem por si mesmos, é o espaço que está "crescendo" de alguma maneira entre eles.

 ver · editar Trivia

Você sabia...

  • ... que o espaço é flexível, e vem se expandindo?
  • ... que a maior parte dos átomos do corpo humano foi criada nas estrelas pela fusão nuclear?
  • ... que, baseado na teoria da relatividade de Einstein, há três possibilidades de formas para o espaço: aberto, fechado e plano?
  • ... que a densidade média da matéria visível no Universo é do 10-30 g/cm3? Isso equivale a apenas 6 prótons em 1m³ de vácuo.
  • ... que considerando só a grande estrutura do universo, o Universo é feito de filamentos, Superaglomerados, grupos de galáxias e aglomerados menores?


 ver · editar Cientistas

Georges Lemaître foi um padre católico, astrônomo, cosmólogo e físico belga. Lemaître propôs o que ficou conhecido como teoria da origem do Universo do Big Bang, que ele chamava de "hipótese do átomo primordial", que posteriormente foi desenvolvida por George Gamow.

Lemaître estudou Matemática e Ciências Físicas na Universidade de Louvain. Entrou no seminário em 1920 para ser ordenado padre em 1923. Em seguida, interessa-se particularmente pela teoria da relatividade de Albert Einstein, que ele encontra diversas vezes. Trabalhou no Observatório de Cambridge sob a direção de Arthur Stanley Eddington, e depois no Instituto de Tecnologia de Massachusetts, onde redige sua tese sobre os campos gravitacionais da relatividade geral. Retorna à Bélgica em 1925, onde foi nomeado professor na Universidade de Louvain, onde leciona até 1964.

 ver · editar Projetos relacionados
 ver · editar Lista de artigos
 ver · editar Portais relacionados


.