Portal:Hóquei no gelo/Artigo selecionado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Canadiens de Montréal (oficialmente Le Club de Hockey Canadien) é um clube de hóquei no gelo, cuja franquia está sediada em Montreal, cidade da província de Quebec, no Canadá. Disputa a Divisão Nordeste da Conferência Leste da National Hockey League (NHL).

Outros apelidos são: Les Canadiens (ou Le Canadien), Le Bleu-Blanc-et-Rouge, La Sainte-Flanelle, Le Tricolore, Les Glorieux (ou Nos Glorieux), Les Habitants e Le Grand Club. No entanto, nos EUA são mais conhecidos por Habs, que provém do termo francês Les Habitants, que surgiu depois de Tex Richard, proprietário do Madison Square Garden e do New York Rangers, ter dito erradamente a um jornalista que o "H" no logotipo do clube canadense era uma referência a Habitants.

Fundado em 1909, oito anos antes da fundação da National Hockey League NHL, os Canadiens são a franquia de hóquei no gelo profissional há mais tempo em atividade, nunca ficando de fora de nenhuma época da liga. Uma vez que o clube jogava na NHL antes da expansão de 1967, foi incluído no grupo restrito dos Seis Originais ("Original Six"). Desde 1995, com a realocação do Nordiques de Québec para Denver, no Colorado, os Canadiens tornaram-se o único clube de hóquei no gelo de Quebec a disputar a NHL. O campeonato conquistado na temporada 1992-93 marcou a última vez em que uma equipe canadense levantou a Copa Stanley. (leia mais...)


Os Los Angeles Kings são um time profissional de hóquei no gelo da cidade de Los Angeles, Califórnia, Estados Unidos da América. Eles são membros da Divisão do Pacífico da Conferência Oeste da National Hockey League (NHL). Fundado em 9 de fevereiro de 1967, quando Jack Kent Cooke foi premiado com uma franquia de expansão da NHL para Los Angeles, os Kings chamaram o The Forum em Inglewood, subúrbio de Los Angeles, de casa por trinta e dois anos, até se mudarem para o Staples Center no centro de Los Angeles para começar a temporada 1999-00.

Os Kings não tiveram um grande sucesso em sua história, vencendo a sua divisão apenas uma vez, na temporada 1990-91, e falhando em passar da primeira fase dos playoffs doze vezes nas vinte e quatro temporadas que eles se qualificaram para os playoffs, avançando para a segunda fase apenas uma vez. Realmente, o ponto mais alto da história dos Kings foi quando eles venceram a Conferência Oeste pela primeira e única vez, avançando para as finais da Stanley Cup na temporada 1992-93, perdendo a série para os Montreal Canadiens em cinco jogos. (leia mais...)


Portal:Hóquei no gelo/Artigo selecionado/3


Portal:Hóquei no gelo/Artigo selecionado/4


Portal:Hóquei no gelo/Artigo selecionado/5