Portal:São Mateus (Espírito Santo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Portal de São Mateus

Casario do PortoBarra NovaCatedral São MateusIgreja VelhaPraia de GuririSede da PrefeituraMonumento a colonização do solo mateenseExploração de petróleo na região do NativoCachoeira do Cravo
Este portal foi criado em 28 de janeiro de 2015 e pretende reunir dados relacionados ao município brasileiro de São Mateus (ES)
São Mateus | Imagens
Comentários na página de discussão.
 ver · editar São Mateus
Diversas imagens sobre São Mateus
Diversas imagens sobre São Mateus

São Mateus é o segundo município mais antigo e sétimo mais populoso do estado do Espírito Santo, Brasil. Foi fundado em 21 de setembro de 1544, recebendo autonomia municipal apenas em 1764. Originalmente, chamava-se Povoado do Cricaré, sendo rebatizado no ano de 1566 pelo padre José de Anchieta para o nome de São Mateus. Sua população atual gira em torno dos 121 mil habitantes, sendo considerado um marco na colonização do solo do Espírito Santo.

É considerado o município com a maior população negra do estado. Tal fato se dá, pois, até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de negros no Brasil. Também há a forte presença de italianos, que são responsáveis pela colonização de grande parte dos sertões mateenses.

Sua economia está baseada na oferta de serviços e na exploração e produção de petróleo. Na década de 1970, foram descobertos vários campos de exploração e na década de 1980, essas descobertas foram ampliadas. Na década de 2000 foi implantado na região de Campo Grande o Terminal Norte Capixaba, responsável pelo escoamento de toda a produção da região.

Localiza-se a uma latitude 18º42'58" sul e a uma longitude 39º51'21" oeste, estando a uma altitude de 36 metros. Sua área total é de 2 338,727 km², equivalente a 5,12% do território capixaba. Limita-se ao norte com os municípios de Boa Esperança, Pinheiros e Conceição da Barra; ao sul com São Gabriel da Palha, Vila Valério, Jaguaré e Linhares; a leste com o oceano Atlântico e a oeste com Nova Venécia. Dista da Capital do Estado, Vitória, 215 km. Também destaca-se pelo forte apelo turístico, tanto histórico quanto de temporada. O carnaval de Guriri, principal balneário do município, é um dos mais animados do estado e chega a ser conhecido nacionalmente, recebendo, principalmente, turistas de Minas Gerais.

Saiba mais...


 ver · editar Artigo destacado aleatório
Família de botucudos em marcha, por Jean-Baptiste Debret, 1834

A Batalha do Cricaré foi a primeira de uma série de batalhas entre portugueses e índios brasileiros da região da Capitania do Espírito Santo que, posteriormente, ficou conhecida como Guerra dos Aimorés. Ocorreu na confluência dos rios São Mateus e Mariricu, nas proximidades do então povoado do Cricaré, atualmente município de São Mateus. O combate foi travado no ano de 1557 e tinha por objetivo livrar Vasco Fernandes Coutinho, donatário da Capitania do Espírito Santo, e seus homens, do risco de ataque dos nativos.

Seis embarcações e aproximadamente duzentos homens saíram de Porto Seguro rumo ao Povoado do Cricaré e combateram os índios que se defendiam em três fortificações. Após terem destruído duas fortificações, o ataque português perdeu força e tiveram que bater em retirada. A batalha culminou com a morte do principal comandante da batalha, Fernão de Sá, filho do então Governador Geral do Brasil, Mem de Sá.

Leia o artigo completo...


 ver · editar História
José de Anchieta

A história de São Mateus inicia-se no final do século XVI. Não há data precisa da chegada dos primeiros colonos, nem a indicação dos seus nomes, mas, pela tradição oral, os primeiros colonizadores portugueses chegaram a São Mateus por volta de 1544.

É o segundo município mais antigo do Espírito Santo, Brasil. Foi fundado em 21 de setembro de 1544, recebendo autonomia municipal apenas em 1764. Originalmente, chamava-se Povoado do Cricaré, sendo rebatizado no ano de 1566 pelo padre José de Anchieta para o nome de São Mateus. Sua população atual gira em torno dos 121 mil habitantes, sendo considerado um marco na colonização do solo do Espírito Santo.

É considerado o município com a maior população negra do estado. Tal fato se dá, pois, até a segunda metade do século XIX, o Porto de São Mateus era uma das principais portas de entrada de negros no Brasil. Também há a forte presença de italianos, que são responsáveis pela colonização de grande parte dos sertões mateenses.

Veja mais em História de São Mateus
 ver · editar Imagem aleatória
 ver · editar Você sabia que...
  • ...São Mateus é considerado o município com a maior população negra do Espírito Santo?
  • ...em 13 de abril de 1848 Villa Nova do Rio de Sam Matheus a então ganhou foros de cidade?
  • ...inicialmente, o território mateense compreendia 29,8% do território capixaba?
  • ...a Igreja Velha, se concluída, teria mais de 300 metros de comprimento?


 ver · editar Categorias
 ver · editar Artigos relacionados
 ver · editar Colabore
  • Adicione imagens nos artigos.
Colabore!
Colabore!
  • Melhore os artigos sobre São Mateus.
  • Crie artigos relacionados ao município de São Mateus dando visibilidade ao assunto escolhido.


 ver · editar Portais relacionados
Portal:Espírito Santo Portal:Brasil Portal:Geografia
 ver · editar São Mateus no...
 ver · editar Veja também
Recarregue o conteúdo desta página