Radiuino

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Radiuino
Desenvolvedor Prof. Dr. Omar Carvalho Branquinho, Prof. MsC. Pedro Henrique Gomes, Dr. Marcos Ferretti e Tiago T. Ganselli.
Plataforma C/C++
Lançamento 2010
Escrito em Java
Sistema operacional Microsoft Windows, Linux, Mac OS X
Gênero(s) Ambiente de desenvolvimento integrado
Licença  • Software em LGPL ou GPL
 • Hardware em Creative Commons
Estado do desenvolvimento Ativo
Página oficial http://www.radiuino.cc

Radiuino é uma plataforma livre para criação de rede de sensores sem fio (RSSF), contemplando hardware, firmware e software, e baseado na plataforma Arduino. A comunidade de desenvolvimento tem por objetivo criar aplicações de fácil utilização para construção de (RSSF) de forma amigável. A ideia é permitr que pessoas, mesmo sem grande experiência em programação, consigam montar sua solução de rede de sensores.[1]

História[editar | editar código-fonte]

O projeto teve início em 2010 na cidade de Campinas, Brasil, sob a perspectiva de permitir aos usuários sem muita familiaridade em programação de microcontroladores implementar uma rede de sensores sem fio de maneira ágil e simplificada para controle, automação e monitoramento de sistemas diversos.

O Radiuino é uma extensão do projeto Arduino, surgido em 2005, agregando a este a funcionalidade de uma RSSF, suprimindo a necessidade de cabeamento para a troca de dados da solução em questão.

Uma das implementações atualmente utilizada é um módulo de radiofrequência desenvolvido pela empresa SpreadCom.

Plataforma[editar | editar código-fonte]

Hardware[editar | editar código-fonte]

sensores sem fio rodando Radiuino

O hardware nada mais é do que um Arduino integrado a um transceptor CC1101 da Texas Instruments e controlado por um microcontrolador ATMEGA 328 da Atmel.[2] Os testes iniciais da plataforma se deram em 2010 utilizando um Arduino Duemilanove conectado a um shield com o transceptor CC1101.

Software[editar | editar código-fonte]

A plataforma Radiuino utiliza a IDE do Arduino. Portanto, todas as facilidades permitidas pelo ambiente de desenvolvimento do Arduino podem ser utilizadas nos desenvolvimentos com o Radiuino.[2]

Firmware[editar | editar código-fonte]

O firmware foi estruturado em camadas de protocolo, semelhante ao TCP/IP, com 5 camadas.[2] Desta forma o desenvolvedor poderá identificar qual a função que deseja trabalhar e implementar seu código na camada adequada. O arquivo disponível é uma apresentação sobre rede de sensores e como se insere o Radiuino neste conjunto de soluções.

Aplicações[editar | editar código-fonte]

A plataforma permite desenvolver aplicações das mais diversas possíveis. Desde controle de irrigação em jardins até controle de dispositivos em residências.[3] Adicionalmente a plataforma tem por finalidade:

  • desenvolver protocolos de camada de rede para criação de técnicas de roteamento de forma a atender redes mesh
  • implementar técnicas de controle de acesso ao meio (MAC) para economia de energia

Referências

  1. «Sobre o Radiuino». Consultado em 8 de fevereiro de 2012. Arquivado do original em 26 de novembro de 2013 
  2. a b c «Plataforma Radiuino» (PDF). Consultado em 8 de fevereiro de 2012 [ligação inativa]
  3. «Aplicações». Consultado em 8 de fevereiro de 2012 [ligação inativa]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]