Saltar para o conteúdo

Reta de Santanense (Itaúna)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Núcleo Residencial Vitor Gonçalves de Sousa, popularmente conhecido como Reta de Santanense, é um bairro de Itaúna, MG, Brasil. Sua população, de acordo com o Censo demográfico do Brasil de 2010 é de 309 habitantes, sendo 149 homens e 160 mulheres.

Panorama[editar | editar código-fonte]

História e Geografia do Bairro[editar | editar código-fonte]

A região em que hoje se encontra o bairro sempre foi de ligação entre o Centro e Santanense. Na história da emancipação de Santanense, a Reta faria parte do novo município de Governador Magalhães Pinto. Uma curiosidade é que o Núcleo fica entre a antiga Usina São João, atual Simec, e a Companhia Santanense. O Morro que limita o bairro com o bairro Tropical, a sul, é praticamente dividido o terreno entre as duas fábricas, com a linha férrea também limitando o bairro. A leste, localiza-se o Bairro São Judas Tadeu. A oeste, o bairro Santanense. A norte, encontra-se um grande terreno de posse da Prefeitura Municipal de Itaúna, que chega até o Rio São João.

O bairro praticamente consiste em uma avenida, a Doutor Miguel Augusto Gonçalves, e pequenas ruas sem saída divididas em três blocos, são eles: Rua Antônio Coutinho, Rua Acácio Campos, Rua Padre Ubaldo, Rua Ramé Nogueira /// Rua José Gabino, Rua Mansuet Barbosa, Rua José Camargos, Rua Godvy Saldanha /// Rua Antônio Marinho, Rua Enfermeiro Bonifácio, Rua Petrina Gonçalves, Praça Ivo Rosa.

Nota-se também o Centro Comunitário Carolina de Castro, usado como banco de alimentos.

Religiosidade[editar | editar código-fonte]

No bairro encontra-se a Igreja de Santa Rita de Cássia, estabelecida no final da década de noventa do século vinte. Reza a lenda que, antes de fundada a capela, a região era conhecida como "Reta da Morte", e, que por influência do tempo, os acidentes diminuíram, mas, vez ou outra, ainda acontecem.

Canteiro de Obras[editar | editar código-fonte]

A ação, por parte da Prefeitura Municipal de Itaúna, de transferir o Canteiro de Obras para o seu terreno, ao norte do bairro, causou burburinho entre os moradores, entre 2023. Apesar de promessas, ele ainda continua operando lá.

Flora[editar | editar código-fonte]

Outro aspecto pelo qual a Reta é conhecida é por sua abundância de árvores frutíferas. Por todo o canteiro central da Avenida, pés de manga, goiaba, amora, acerola, romã, mamão e café chamam a atenção de transeuntes.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. https://viuitauna.com.br/2023/08/03/deposito-de-materiais-gera-transtornos-na-reta-de-santanense-infraestrutura-diz-que-situacao-e-temporaria/
  2. https://www.folhapovoitauna.com.br/reta-de-santanense-populacao-aguarda-conserto-de-estragos
  3. https://santanafm.com.br/poste-de-iluminacao-cai-na-reta-de-santanense-e-deixa-dois-gravemente-feridos/
  4. https://viuitauna.com.br/2021/04/20/populares-flagram-jiboia-na-reta-de-santanense/