Robson Duarte Espinola

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Robson Duarte Espinola (Serraria, 24 de agosto de 1925João Pessoa, 21 de maio de 1983) foi um político brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Filho de Alfredo Guilherme Toscano Espínola e Adília Duarte Espínola, muito novo mudou-se com sua família para Recife, no estado de Pernambuco, onde estudou e se graduou em administração. De volta à Paraíba, formou-se em direito pelo Instituto Paraibano de Educação (IPE), atualmente Centro Universitário de João Pessoa (UNIPÊ).

É autor do livro O Ensino Superior da Paraíba - 1894-1980 Um Depoimento.[1] [2]

Foi homenageado em diversas oportunidades, dando nome a Escola Estadual de Ensino Fundamental de Cabedelo[3] e ao Estádio da Ilha do Bispo [4], em João Pessoa. É, ainda, patrono da Cadeira nº 12 da Academia Paraibana de Ciência da Administração da Paraíba[5].

Vida pública[editar | editar código-fonte]

Dentre os cargos públicos que assumiu, foi prefeito do município de Alagoinha (PB)[6], secretário de Viação e Obras Públicas dos governos João Agripino e Pedro Gondim[7], secretário interino de Finanças, vice-prefeito de João Pessoa (eleito em 1959) e deputado estadual eleito em 1966.[8]

Foi sócio correspondente do Instituto Brasileiro de Genealogia e Heráldica, além de fundador e membro do Instituto Paraibano de Genealogia do Espaço Cultural, em João Pessoa. Foi ainda membro efetivo do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba. Fundou a faculdade de Medicina de João Pessoa, da qual foi secretário.

Foi cassado pela ditadura militar em 1969,[9] quando exercia o mandato de deputado estadual. Retornou à política como coordenador da campanha de Wilson Leite Braga ao governo do Estado da Paraíba em 1982.

Referências