San Giuseppe Cafasso

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vista da fachada.

San Giuseppe Cafasso é uma igreja de Roma localizada na Via Camillo Manfroni, no quartiere Tuscolano[1]. É dedicada a São José Cafasso.

História[editar | editar código-fonte]

Esta igreja foi construída na década de 1960 com base num projeto dos arquitetos Mario Paniconi e Giulio Pediconi e foi inaugurada em 19 de março de 1968. O papa São João Paulo II a visitou em 1 de fevereiro de 1981. Ela é sede de uma paróquia instituída em 16 de julho de 1960 através do decreto Utilitati bonoque do cardeal-vigário Clemente Micara. Originalmente aos cuidados dos Oblatos de São José (de Asti), passou, em 2001, ao clero da Diocese de Roma.

Descrição[editar | editar código-fonte]

O edifício se apresenta numa planta central de forma quadrada. O exterior, em blocos de tufo, é marcado por faixas verticais em concreto armado. O teto não tem cúspides e a entrada é precedida por um pórtico estilizado encimado por uma grande cruz. A igreja é flanqueada por uma estrutura de concreto formada por quatro pilares que fazem as vezes de um campanário. Ao longo de toda a parede perimetral da igreja, logo abaixo da linha do teto, corre um longo vitral colorido.

Referências

  1. «San Giuseppe Cafasso» (em italiano) 

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Rendina, C. (2000). «Le chiese di Roma» (em italiano). Milano: Newton & Compton Editori. p. 153 
  • Ciarpaneto, G. (2006). Vários, ed. «I quartieri di Roma». Quartiere VIII. Tuscolano (em italiano). Roma: Newton & Compton Editori 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]