Saltar para o conteúdo

Santa Caterina della Rota

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Santa Catarina da Roda
Santa Caterina della Rota
Santa Caterina della Rota
Fachada na via San Girolamo della Carità
Estilo dominante Barroco
Arquiteto Ottaviano Mascherino
Início da construção século XII
Fim da construção século XVI
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 53' 43" N 12° 28' 11" E

Santa Caterina della Rota ou Igreja de Santa Catarina da Roda é uma igreja de Roma, Itália, localizada no rione Regola, na via San Girolamo della Carità. É dedicada a Santa Catarina de Alexandria.

História[editar | editar código-fonte]

É uma das mais antigas igrejas de Regola. Originalmente era o título de Santa Maria in Catarina, um nome que aparece com muitas variações, entre elas: "in Cateneri", "in Catenari", "in Catinera" e "de Catenariis". Com o primeiro, aparece numa bula do papa Urbano III, de 1186, que já a indica como igreja paroquial.

O nome original é uma referência ao fato de que, vizinho à igreja, existia um hospital destinado aos prisioneiros pobres resgatados dos sarracenos de Trípoli e da Tunísia, e que, no altar da Virgem, como agradecimento pela sua libertação, deixavam suas correntes (em italiano: "catena"), de onde deriva o nome "de caterariis". Com o tempo, esta expressão se transformou em "Caterina" e o culto a Santa Catarina se sobrepôs ao da Virgem Maria.

No século XVI, esta igreja foi reformada por Ottaviano Mascherino e dedicada definitivamente a Santa Catarina de Alexandria, uma mártir do século IV assassinada por se recusar a renegar sua fé. Segundo a tradição, ela morreu na roda e daí o nome atual da igreja, "della rota".

Desde 1929, esta igreja é a sede da Venerável Arquiconfraria de Sant'Anna dei Parafrenieri, vindos de Sant'Anna dei Palafrenieri, no Vaticano.

Descrição[editar | editar código-fonte]

A fachada foi realizada em 1730 e no centro do tímpano está o brasão do capítulo de São Pedro, a quem se deve a restauração da igreja no final do século XIX.

No interior há apenas uma nave com três capelas de cada lado: a característica mais notável é o teto de madeira entalhada do século XVI, proveniente da da igreja de San Francesco d'Assisi a ponte Sisto, demolida por ocasião da construção dos muros para canalização do Tibre (muraglioni) no final do século XIX.

Além disto, na primeira capela à direita está uma "Fuga para o Egito", de Girolamo Muziano e, ao lado, o túmulo do famoso gravador romano Giuseppe Vasi. Na terceira capela à esquerda está uma "Anunciação" do século XVI. A igreja abriga ainda uma estátua da "Virgem com Santa Ana", utilizada na procissão "delle panze" ("das grávidas").

Galeria[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Santa Caterina della Rota