Santa Maria Regina dei Cuori

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de Nossa Senhora Rainha dos Corações
Santa Maria Regina dei Cuori
Santa Maria Regina dei Cuori
Fachada
Estilo dominante Neo-românico
Arquiteto Tullio Passarelli
Início da construção 1903
Fim da construção 1913
Religião Igreja Católica
Diocese Diocese de Roma
Geografia
País Itália
Região Roma
Coordenadas 41° 54' 37" N 12° 29' 39" E

Santa Maria Regina dei Cuori ou Igreja de Nossa Senhora Rainha dos Corações é uma igreja de Roma, Itália, localizada no rione Ludovisi, na esquina da via Sardegna com a via Romagna. É dedicada a Nossa Senhora e uma igreja anexa da paróquia de Santa Teresa d'Avila.

História[editar | editar código-fonte]

Esta igreja e o convento vizinho, dos Padres de Montfort, foi construída entre 1903 e 1913 pelo arquiteto Tullio Passarelli em estilo neo-românico. A fachada, em terracota, ostenta um arco protuberante sobre o portal principal, separado por uma cornija denticulada. Na luneta está uma "Anunciação".

O interior apresenta uma nave única. De particular importância são os vitrais coloridos e, no altar-mor, uma peça-de-altar em mármore representando a "Madona com o Menino adorada por São Luís de Montfort e o Anjo Gabriel", obra de Paul Bartolini; o coro em madeira entalhada é de Francesco Militia.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Carpaneto, Giorgio (2000). I rioni e i quartieri di Roma. Rione XVI Ludovisi (em italiano). 3. Milão: Newton & Compton Editori. p. 1015–1037 
  • Rendina, Claudio (2000). Newton & Compton Editori, ed. Le Chiese di Roma (em italiano). Milão: [s.n.] p. 257. ISBN 978-88-541-1833-1 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]