Tokuchika Miki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
II Fundador, Tokuchika Miki.
II Fundador em seu gabinete.

II Fundador da PL, Instituição Religiosa Perfect Liberty, religião internacional de origem japonesa, defensora do ecumenismo, cujo ensinamento está centrado no auto-aprimoramento, objetivando o crescimento da auto-consciência e do auto-controle da emoção humana, para só assim, através desse novo estado espiritual, dito, "perfeita liberdade", alcançar a paz interior e a Paz Mundial, ideal maior da PL.

Biografia[editar | editar código-fonte]

É filho de Tokuharu Miki, I Fundador (Kyosso),[1] atingiu também elevado estado espiritual (satori), denominado então na PL de Oshieoyá-Samá. Sob a revelação divina do Preceito "Vida é Arte", estabeleceria uma nova fase de expansão mundial dos ensinamentos. O Segundo Fundador visitou o Vaticano, encontrando-se com o Papa Paulo VI e o Papa João Paulo II visando a cooperação entre as religiões, para dialogar sobre a Paz Mundial. Foi presidente, por inúmeros mandatos, da Federação das Novas Organizações Religiosas do Japão. Em 1970, ele liderou a construção da Torre da Paz PL, em Tondabayashi, Osaka, Japão, uma obra de 180 metros de altura, monumento dedicado a todas as almas daqueles que perderam suas vidas em guerras, desde o começo da humanidade.

Extremamente moderno a arrojado, sempre defendeu o uso pioneiro da informática nos estudos religiosos, mesmo ainda quando esta se encontrava em estado embrionário no Japão. De um espírito repleto de humanismo, dedicou-se à poesia, escrevendo largamente no estilo Tanka,[2] à pintura, à dança, à cerimônia do chá, ao arranjo floral (ikebana), sempre buscando o máximo de aprimoramento e exercício constante de uma expressão elevada da cultura, tendo sempre em vista seu ideal religioso de que "Vida é arte".

Nasceu em 08 de abril de 1900, no Templo da província de Anrakuji, no Japão e faleceu em 02 de fevereiro de 1983.

Takahito Miki, seu filho adotivo e sucessor, é foi o atual III Fundador, faleceu no dia 05 de dezembro de 2020

Obras principais[editar | editar código-fonte]

  • MIKI, Tokuchika - A Expressão da Mulher. São Paulo: Editora Vida Artística, 1990.
  • MIKI, Tokuchika - Dialogando com a juventude. São Paulo: Editora Vida Artística, 1ª ed., 1984.
  • MIKI, Tokuchika - Meu Pai, Kyosso-Samá. São Paulo: Compilação dos diários do II Fundador, 2003.
  • MIKI, Tokuchika - O Amor. São Paulo: Editora Vida Artística, 1984.
  • MIKI, Tokuchika - Vença desapegando-se. São Paulo: Editora Vida Artística, 1994.
  • MIKI, Tokuchika - Vida é Arte. São Paulo: Editora Vida Artística, 1979.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Vida, isto é arte, compêndio póstumo. (Traduzido de "Jinsei, Kore Geijutsu"). São Paulo: Editora Vida Artística. 2003.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Notas e referências

  1. kyosso: fundador de seita religiosa; cf. dicionário inglês-japonês Arquivado em 3 de maio de 2008, no Wayback Machine.
  2. "O crítico e poeta japonês Masaoka Shiki criou o termo 'tanka' no início do século XX, pois afirmava que o 'waka', estilo de poesia tradicional, deveria ser revisto e modernizado." - traduzido de Waka - Wikipedia