Turma do Lambe-Lambe

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Turma do Lambe-Lambe é um grupo de personagens infantis criados pelo cartunista brasileiro Daniel Azulay.[1]

Os personagens consistiam em um grupo de animais falantes com crianças humanas circenses. A turma foi originalmente criados em 1975, mas no ano seguinte estrearam na televisão pela TV Educativa (atual TV Brasil) em um programa infantil próprio, a princípio apenas para o Rio de Janeiro, mas depois alcançado rede nacional pela Rede Bandeirantes ficando no ar até 1986. O programa rendeu tanto sucesso que em seu período de transmissão derivou tirinhas de jornal, revistas de histórias em quadrinhos e também um LP.

Personagens[editar | editar código-fonte]

Principais[editar | editar código-fonte]

  • Pita - Um garoto que sonha em poder ser um grande mágico e trabalhar no Circo Lambe-Lambe. Tem como melhor amigo Piparote e costuma ser o mais arteiro da turma.
  • Piparote - Melhor amigo de Pita que assim como ele sonha em trabalhar no Circo Lambe-Lambe, no seu caso como domador de leões do circo, porém tende a ser o mais medroso da turma.
  • Ritinha - Namorada de Piparote. É uma garota comilona que frequentemente pensa em comida.
  • Damiana - Namorada de Pita. Ela tem Ritinha como sua melhor amiga.
  • Tristinho - Um palhaço pierrô criança que trabalha no Circo Lambe-Lambe. Está sempre ocupado sendo responsável por tomar conta dos animais do circo e outros serviços e frequentemente age como o protagonista nas histórias relacionadas ao circo. Possui uma boa amizade com os demais personagens fora do circo.
  • Professor Pirajá - Uma coruja amarela que trabalha como médico e mora numa casa árvore no meio da Mata-Cipó. É também cientista trabalhando criando máquinas e fazendo experimentos. Convive junto de sua empregada Xicória e possui amizade com as crianças que frequentemente o visitam através de sua invenção Pirajato que liga a cidade a floresta por meio de um fio. É revelado que o motivo dele preferir viver na floresta é por procurar paz e tranquilidade pro seu trabalho.
  • Xicória - Uma galinha preta caipira que trabalha como empregada do Professor Pirajá. É responsável por cuidar da casa e cozinhar uma porção de quitutes como bolos, tortas e pastéis pro seu patrão. É retratada como uma mulher solteira, antiquada e um tanto temperamental, porém que se importa muito com seu patrão. Tem como melhor amiga Gilda, as vezes aturando seu comportamento arrogante. Ela foi dublada pela veterana atriz Selma Lopes.[2] [3]
  • Gilda - Uma vaca loira cantora amiga de Xicória. Ao contrário de sua amiga ela tende a ser uma mulher mais moderna que está frequentemente dentro das tendências da moda e se importando com sua aparência a materiais. Tende a ser muito orgulhosa, autoritária, arrogante e esnobe. Namora Bufunfa e é dona de Xumbrega e Galocha.
  • Bufunfa - Um elefante vermelho namorado de Gilda. Ao contrário de Gilda se mostra mais amigável, galante e cavalheiro. Frequentemente atura o comportamento rude e agressivo de sua namorada que se mostra muito ciumenta ao vê-lo próximo de outras mulheres. Também frequentemente tenta dar desculpas pra não comer a comida ruim preparada por ela.

Secundários[editar | editar código-fonte]

  • Seu Espinozza - O chefe de Tristinho e dono do Circo Lambe-Lambe.
  • Mimoso - O leão do circo. Tende a ser sensível e manhoso além de ser banguela e usa uma dentadura. Quase sempre aparece dentro de sua jaula.
  • Félix - O tigre do circo. Aparenta ser o melhor amigo de Mimoso e tal como ele quase sempre aparece dentro de sua jaula.
  • Bombo - O elefante do circo. Ao contrário de Bufunfa ele é um elefante normal e cinzento.
  • Fonfom - A foca do circo.
  • Fifinho - O golfinho do circo.
  • Xumbrega - Cachorro de estimação da Gilda.
  • Galocha - Papagaio de estimação da Gilda.
  • Computador - Invenção do Professor Pirajá que faz companhia pra ele no laboratório e o ajuda a ter ideias pra seus experimentos. Possui um braço preto que normalmente implica com Xicória agarrando seu espanador.
  • Daniel Azulay - É introduzido nos quadrinhos no decorrer das edições. Mora no Rio de Janeiro e frequentemente faz visitas a Lambelândia e Mata-Cipó.

Televisão[editar | editar código-fonte]

A Turma do Lambe Lambe esteve no ar durante 10 anos, primeiro na antiga TVE e depois na Rede Bandeirantes, sempre apresentada por Daniel Azulay, que mostrou o mundo do desenho e da arte para milhares de crianças em todo o Brasil. Nesse programa, os personagens eram interpretados por atores, mas o Bufunfa nunca apareceu no elenco.

A volta à Televisão aconteceu em 1996, com o programa Oficina de Desenho Daniel Azulay na Band, que tinha vários quadros com a Turma do Lambe Lambe e introduziu também o personagem Azulinho, a versão da Emília de Monteiro Lobato, de Daniel Azulay.

Entre 2003 e 2004 foi ao ar no Canal Futura o programa Azuela do Azulay, que contou com algumas aparições dos personagens. Entre 2006 e 2007 foi lançada uma série de mini-curtas em animação para a TV Rá-Tim-Bum.

Histórias em quadrinhos[editar | editar código-fonte]

Antes da criação da Turma do Lambe-Lambe, Piparote e Pita haviam sido criados e protagonizado tirinhas de jornal no final dos anos 60. Piparote (sob o nome de Piparoti) teve suas tirinhas publicadas entre Dezembro de 1968 e Março de 1969 pelos jornais Correio da Manhã e Última Hora. Pita teve suas tirinhas publicadas entre 1969 e 1970 pelo jornal Correio da Manhã. Em ambas as séries os personagens eram originalmente bem diferentes de suas contrapartes da Turma do Lambe-Lambe.

Em 1979 a personagem Gilda teve sua própria série de tirinhas publicadas pelo jornal Última Hora no Rio de Janeiro. Em 1980 tirinhas do "Circo Lambe-Lambe" foram publicadas pelo Jornal do Brasil.

De 1982 até 1984 foi publicada a revista da Turma do Lambe Lambe pela Editora Abril que durou 20 edições, eles nunca tiveram republicações e por isso se tornaram raros. Esses quadrinhos foram desenhados pela equipe de artistas da Editora Abril que também eram responsáveis por desenhar os quadrinhos do Zé Carioca, o que acabou fazendo o design de alguns personagens como Piparote e Ritinha mudar. Em 2015, a Ediouro lançou o Almanaque da Turma do Lambe-Lambe, em comemoração aos 40 anos da franquia.[4]

Referências

  1. Thais Britto (26 de outubro de 2013). «Apresentador do 'Turma do Lambe-lambe' Azulay acorda com o 'Bom Dia Brasil' e é fã de Manoel Carlos». O Globo 
  2. «Dublagem Brasileira - Notícias». Dublagem Brasileira. Consultado em 27 de março de 2020 
  3. «Oficina de Atores - SAIBA MAIS SOBRE SELMA LOPES». Oficina de Atores. Consultado em 5 de abril de 2020 
  4. «'Turma do Lambe-Lambe' está de volta para a criançada». Jornal de Jundiaí. 18 de junho de 2015. Arquivado do original em 19 de novembro de 2015 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) personagem de banda desenhada é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.