Un célebre especialista sacando muelas en el gran Hotel Europa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Un célebre especialista sacando muelas en el gran Hotel Europa
Un célebre especialista sacando muelas en el gran Hotel Europa
Cena do filme
Venezuela
1897 •  p&b •  
Direção Desconhecido; possivelmente Manuel Trujillo Durán ou Gabriel Veyre
Lançamento 28 de janeiro de 1897
Idioma filme mudo

Un célebre especialista sacando muelas en el gran Hotel Europa foi o primeiro filme venezuelano. Sua estreia ocorreu no El Teatro Baralt em Maracaibo em 28 de janeiro de 1897, como o segundo de um bloco de quatro filmes; o bloco também trazia outro filme venezuelano (Muchachos bañándose en la laguna de Maracaibo). Pouco se sabe sobre a produção do filme e os especialistas não têm certeza da identidade de seu diretor.

Nenhuma cópia completa do filme original sobreviveu. Durante a década de 2010, uma reconstrução do filme foi produzida na Venezuela com fotografias preservadas do original.[1] No filme, uma cirurgiã-dentista do Hotel Europa de Maracaibo arranca os dentes de um homem. Embora o assunto pudesse torná-lo um dos primeiros filmes de terror, os estudiosos concordam que o filme era um filme de realidade.

Referências

  1. «"Muchachos bañándose en la laguna de Maracaibo" en el siglo XXI». El Nacional (em espanhol). 22 de dezembro de 2016. Consultado em 24 de novembro de 2022. Cópia arquivada em 25 de dezembro de 2016 
Ícone de esboço Este artigo sobre um filme é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.