Usuário(a):"mkt editorial"/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Doggerland era uma área de terra, agora submersa no sul do Mar do Norte, que ligava a Grã- Bretanha à Europa continental. Foi inundado pelo aumento do nível do mar por volta de 6500-6200 a.C. Pesquisas geológicas sugeriram que ela se estendia desde a costa leste da Grã-Bretanha até a atual Holanda, costa leste oeste da Alemanha e península da Jutlândia. Provavelmente era habitada por humanos no período mesolítico, embora o aumento do nível do mar o reduzisse gradualmente a ilhas baixas até sua submersão, final possivelmente causada por um tsunami.

O potencial arqueológico da área foi identificado pela primeira vez no início do século XX, e o interesse se intensificou em 1931, quando uma traineira que operava a leste de Wash arrastou um pedaço de chifre animal, que foi posteriormente datado de uma época em que a área era tundra. Depois foram encontradas ossadas de mamutes, leões e diversos animais, além de algumas ferramentas e armas pré-históricas.

Em 1990, o lugar foi nomeado com DOGGERLAND numa referência aos barcos de pesca holandesa do século XVII chamados doggers. Doggerland e uma serie da autora Maria Adolfsson