Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Amanda Imamura/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

ALEX MORO[editar | editar código-fonte]

Alex Natalino Moro (22 de setembro de 1989 – Santos, São Paulo), é um empresário do ramo da educação no segmento de e-commerce. Atualmente, está à frente da [1], a primeira escola especializada em marketplaces do Brasil no qual criou em 2017 e vem conquistando cada vez mais espaço no mercado. Alex é Influencer Oficial e Consultor Certificado do Mercado Livre, embaixador da Americanas Marketplace e parceiro Magalu.

Durante 15 anos Alex Moro vivia das vendas nos marketplaces, faturando mais de 2milhões por ano. Quebrou duas vezes por falta de informação e foi em busca do conhecimento certo para agregar na sua jornada de vendedor. Apaixonado pelo o universo de e-commerce e com a sua facilidade de aprendizagem, Alex pouco a pouco foi construindo sua bagagem com cases de sucesso e alavancando a sua carreira de vendedor a empresário, tornando-se um professor moderno no mundo do marketing digital, ensinando sobre as suas experiências, testando e aprendendo novas estratégias de vendas no e-commerce e compartilhando inicialmente com a sua bolha e posteriormente, com uma grande audiência.

Em 2017, Alex começou a compartilhar a sua experiência como vendedor em um canal no Youtube chamado "Efeito Empreendedor" que logo se tornou a sua missão de vida que hoje é uma grande empresa e oficialmente Escola Digital, que já formou mais de 17mil alunos diretos e auxiliou mais de 500mil pessoas através das redes sociais com conteúdos sobre vendas no e-commerce, mais especificamente nos maiores marketplaces do Brasil.

Alex Moro tornou-se uma referência no que diz respeito ao ensino sobre vendas no [2], Shopee, Amazon, Americanas e Magazine Luiza, inovando no marketing digital e fincando a sua bandeira de ensinar verdadeiramente sem a obrigatoriedade de fazer com que as pessoas comprassem o seu treinamento, entregando gratuitamente o conteúdo necessário para elevar o nível de conhecimento de pessoas comuns, contribuindo para a evolução do mercado de trabalho. Sua missão é agregar cada vez mais na jornada dessas pessoas e fazer com que todas possam ter acesso à uma vida abundante através do seus próprios negócios de sucesso com as vendas nos marketplaces.

HISTÓRIA[editar | editar código-fonte]

A vida de Alex não começou com flores, já que aos 15 anos, após perder o pai alcoólatra, o menino Alex com o intuito de encontrar um rumo na vida foi para as ruas trabalhar com vendas.

O seu primeiro contato com as vendas na rua foi com um primo que vendia pipas na praia de Santos, ali foi implantada a primeira semente para uma vida que o Alex de 15 anos jamais imaginou.

Ainda nas ruas, Alex ajudou uma das 3 irmãs mais velhas que ele a vender amaciante caseiro. A irmã fabricava a fórmula do amaciante e armazenava em garrafas pet, e o menino batia de porta em porta em uma bicicleta cargueira oferecendo o produto.

Pouco tempo depois, acompanhando um primo vendedor à cidade de São Paulo para compras de mercadorias, Alex se deparou com uma oportunidade inimaginável para um garoto: a maquininha de cortar pelos à pilha que vendia ao custo de 1 real na imensa Galeria Pagé, São Paulo. Com o único dinheiro que tinha, 15 reais, Alex investiu em 15 maquininhas e foi “brincar” de vender nas ruas de Santos. Para abordar as pessoas, ele usava o próprio corpo como prova, depilando os pelos dos braços ao vivo para atestar que o seu produto funcionava. Desse dia em diante, Alex foi desenvolvendo as suas técnicas de vendas, foi tendo contato com pessoas, estudando seus comportamentos, crescendo suas habilidades e então começou a investir em novos produtos para vender na rua. Constantemente era chamando de “muambeiro” ou “sacoleiro”, mas nada tirava o brilho de estar fazendo algo pelo qual se é apaixonado, além disso, Alex já ganhava mais dinheiro vendendo nas ruas, que seus familiares que trabalhavam CLT. Para complementar a renda, aos 18 anos, Alex já trabalhava em funções desafiadoras e dignas no mercado de trabalho, já foi garçom, motoboy, auxiliar administrativo e “pau para toda obra” quando o assunto era aprender coisas novas e trabalhar.

Identificando a evolução do mercado e a necessidade de expandir as suas vendas, em 2007, Alex Moro abriu o seu primeiro escritório em Santos para começar a trabalhar com vendas online. Começou no Mercado Livre e foi dia após dia crescendo consideravelmente no marketplace, chegando a faturar mais de 150mil reais por mês contando com a ajuda de apenas 1 funcionário. Chegou ao marco de faturar 2milhões por ano, mas por falta de informação e por achar que embalar pacotes era sinônimo de dinheiro no bolso, Alex passou por duas quebras que o fez ser obrigado a recomeçar.

De volta à casa da mãe e deprimido, Alex então procurou por especializações, estudos, livros, mentores, e apegado à ânsia de aprender, foi aplicando dia após dia o que se tornaria a resolução da sua vida.

Reconstruiu o seu e-commerce e pouco a pouco foi dominando o mercado, agregando a família para crescer junto, sociedades, e foi se desenvolvendo até chegar a um ponto em que identificou que a sua experiência poderia ajudar outras pessoas que passavam pela mesma situação em que passou. Amigos lhe pediam ajuda, conselhos, mentorias, a notícia foi se espalhando até que surgiu a ideia de compartilhar suas vivências com vendas na internet.

Em 2017 nascia o Efeito Empreendedor, um canal no Youtube com vídeos curtos ensinando técnicas e estratégias de vendas nos marketplaces que mudaram o cenário de Alex Moro e que a partir daquele momento, mudaria a vida de muitos expectadores.

De seguidor em seguidor, em 2019 o canal do Youtube do Efeito Empreendedor atingiu o marco de 100mil inscritos, Alex já era reconhecido por parcerias de grandes nomes no mundo do e-commerce como a Tray, Melhor Envio e Bling. Mais do que vídeos no Youtube, Alex também compartilhava suas experiências e dia a dia no seu perfil do Instagram e se conectava cada vez mais com pessoas que já começavam a mudar de vida graças aos seus ensinamentos.

Das mentorias individuais, Alex criou um produto digital que levava o nome de sua empresa, e já em seu primeiro lançamento, em 2018, bateu o faturamento de mais de 100mil reais em 7 dias. O grande diferencial que fez com que Alex se conectasse e tivesse a oportunidade de ajudar tantas pessoas é que ele sempre foi verdadeiro e diferentemente de seus concorrentes, entregava o conteúdo de maneira gratuita, o que ele oferecia em seu treinamento pago era o mesmo que estava exposto para toda a sua audiência no canal do Youtube e Instagram, porém, de forma organizada, com um passo a passo, suporte e acompanhamento. Deste momento em diante, Alex passava de um vendedor de e-commerce para um empresário no ramo da educação e do marketing digital.

Como um símbolo de autoridade no segmento de vendas em marketplaces, Alex já palestrava nos principais eventos de e-commerce do país e conquistava cada vez mais pessoas.

Em 2020, no Efeito Empreendedor, com uma equipe cada vez mais engajada com mais de 70 funcionários diretos e indiretos, novos ensinamentos, novos produtos, ecossistema e estrutura organizacional, Alex deixou o seu e-commerce para se dedicar 100% aos seus alunos e ao que se tornaria em 2022 uma escola online. Atualmente, Alex possui 3 e-commerces gerenciados pelos seus sócios e funcionários como intuito de explorar técnicas e estratégias de vendas como um laboratório, possibilitando que o seu contato com as vendas online jamais deixe de existir, agregando cada vez mais com conhecimento e inovação para os seus alunos e audiência.

Reconhecido pelo maior marketplace da América Latina, em 2021, Alex foi convidado para compor o corpo de Influencers Oficiais do Mercado Livre e em 2022, Alex e o Efeito Empreendedor foram certificados como Consultores Oficiais, possibilitando aos alunos um acompanhamento e troca de informações privilegiadas e conhecimento do mundo das vendas no e-commerce.

Em janeiro de 2022, a empresa Efeito Empreendedor tornou-se uma escola digital composta por mais de 17mil alunos que passaram e ainda passam pela plataforma online exclusiva da escola. Professores convidados também participam da composição de educadores que falam de diversos assuntos que se complementam no mundo do e-commerce e que agregam intensamente no desenvolvimento da mesma.

Ainda no ano de 2022, a Escola Efeito Empreendedor recebeu uma proposta de M&A avaliada no valor de 45milhões de reais, valorizando ainda mais o trabalho que é desenvolvido dia após dia. A proposta não foi concretizada e a escola segue crescendo, se estruturando e conquistando cada vez mais espaço no mercado.