Usuário(a):Brenda Gonçalves/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logotipo NFA

A NFA é uma label de campeonatos de Free Fire pertencente à holding BMS. Seu campeonato mais famoso é a Liga NFA que possui duas edições anuais. Nascida em 2019, com objetivo de profissionalizar o cenário de emuladores do país, hoje a marca conta com 4.7 milhões de seguidores no Instagram, mais de 1 milhão de inscritos no YouTube e 1,4 milhão de seguidores na BOOYAH!, plataforma oficial da Garena, a desenvolvedora do Free Fire. A NFA é hoje um fenômeno de audiência e uma máquina reveladora de talentos.

História[editar | editar código-fonte]

A NFA e a ABCM surgem a partir do relacionamento e dos acontecimentos, relacionados à trajetória profissional entre os três sócios proprietários: Bernardo Assad, Marcelo Camargo e Samuel Gonçalves.[1][2]

Samuel foi um dos primeiros a trabalhar na Garena Brasil. Na desenvolvedora, ele era responsável por fazer o gerenciamento do jogo no país, somado ao trabalho de Community Manager.

Foi por meio desta função, que Samuel conheceu Marcelo no Facebook da comunidade do Free Fire, onde era membro e participava de forma assídua comentando de forma crítica sobre o jogo em geral.

A partir desse encontro informal, Samuel convidou Marcelo para trabalhar como moderador da comunidade no Facebook da Garena. Com o passar do tempo, Samuel chamou Marcelo para alguns eventos presenciais e a amizade se solidificou a partir daí.

Do outro lado, Bernardo, que era diretor de Esports mobile no INTZ Esports, começou a pesquisar sobre Free Fire, após uma demanda da organização para entrar no cenário do jogo. Nessa época, ele mandou alguns emails para o Samuel, que estava na Tailândia por conta do mundial de Free Fire, onde dois times brasileiros se destacaram na competição e a INTZ tentou contratá-los, porém não acabou fechando nenhum time.

Após essa experiência, Bernardo queria levar um profissional na INTZ para ajudar na busca de um time para a organização, que pudesse ser da própria comunidade. Na época, o manager procurou Samuel que indicou Marcelo para ajudá-lo em sua busca.

Marcelo, que é engenheiro de formação e trabalhava com cálculo estrutural, tinha uma guilda, chamada Anarchysons. A equipe foi fundada logo no início do Free Fire no Brasil, por ele e um amigo virtual que conheceu na comunidade do Facebook. O nome foi inspirado na série Sons of Anarchy.

Quando Bernardo e Marcelo se conheceram oficialmente, Bernardo propõe ao engenheiro contratar a Anarchysons, visto o potencial de seus jogadores. Marcelo aceita a proposta, e a guilda passa a ser chamada de INTZ Anarchysons (atual INTZ Esports).

Para divulgar a aquisição do time pela INTZ e lançá-lo no mercado de Free Fire, após uma demanda da organização, Bernardo e Marcelo realizam um campeonato, intitulado de Desafio Amigável, com o objetivo de desafiar outros times do cenário do Free Fire e provar ser o melhor na comunidade. O desafio contou com 12 guildas participantes. Além disso, caso o atual time da INTZ Esports não ganhasse, o outro time faturava o prêmio de dois mil reais.

No entanto, o que chamou a atenção dos sócios Bernardo e Marcelo foi a quantidade de membros das guildas torcendo simultaneamente no Discord, criado pelos mesmos. Com isso, Bernardo tem a ideia de criar um projeto com Marcelo, com o objetivo de profissionalizar o cenário de Free Fire, que era muito amador.

A fim de explorar esse potencial e contribuir para a profissionalização do cenário, em 31 de março de 2019 foi iniciado o projeto NFA, que em tom de mistério, foi revelado seu propósito no dia 04 de abril de 2019, com um vídeo de lançamento.

Vale lembrar que, a inspiração para a criação da NFA veio de grandes competições esportivas do exterior, como NFL e NBA.

Quatro meses após o nascimento da NFA, Samuel Gonçalves decidiu se desligar da Garena, tendo a Pro League em 2019 como seu último trabalho na desenvolvedora .

Uma semana depois, ele recebeu o convite para entrar como sócio na NFA, pois Marcelo convenceu Bernardo, das habilidades valiosas de Samuel, a fim de viabilizar o projeto da NFA, por ter uma networking de influenciadores e demais profissionais em atuação na rede do Free Fire. Dessa forma, Samuel se torna um sócio, sendo capaz de agregar novos contatos e oportunidades, para que a NFA se tornasse o que é hoje, como também o nascimento do Grupo BMS.

Estreia da NFA[editar | editar código-fonte]

O primeiro campeonato da Liga NFA teve sua estreia oficial no dia 1 de maio de 2019, levantando a bandeira, que foi a responsável por trazer destaque para os emuladores de Free Fire. Logo na primeira live, a Liga NFA surpreendeu, conquistando picos de 10 a 15 mil espectadores com o apoio do influenciador PriceTV, que emprestou seu canal no YouTube, para a realização da live.

Papel no Cenário Competitivo de Free Fire do Brasil[editar | editar código-fonte]

Desde a sua criação, a NFA trouxe como objetivo a profissionalização do cenário de Free Fire brasileiro. A organização prestou o auxílio para a criação de logos, uniformes e identidade visual aos times. Hoje, grande parte das equipes que a Liga NFA auxiliou no início fazem parte do cenário profissional, como os times GOD Esports, B4 Esports[3] e SS Esports.

Um dos fatores que confirma esta informação, é a lista divulgada em 2020 pela Esports Charts [4], dos times mais populares de Esports no Brasil. Na lista aparecem nomes como: LOUD, Corinthians, Los Grandes[5], paiN Gaming e B4 E-sports, que jogam ou já jogaram algum campeonato da NFA. Vale lembrar que, a B4 E-sports e a Deuses foram times que nasceram juntamente com a criação da NFA.

NFA: Reposicionamento da marca[editar | editar código-fonte]

Com o novo posicionamento da marca, a NFA em 2021 deixou de ser National Free Fire Association (NFA) e se transformou em: Nós Fazemos Acontecer. A reformulação ocorre, devido às prioridades da organização para com o futuro, reconhecimento, inclusão, sonhos, entretenimento, do seu público no Free Fire, a partir das suas entregas com campeonatos, eventos e demais espaços, oferecendo oportunidades de mudança de vida e visibilidade das pessoas no cenário em questão.

NFA no Brasil e no Mundo[editar | editar código-fonte]

Segundo dados do instituto de pesquisa Esports Charts em 2020 [6], com base em horas assistidas, hoje a NFA corresponde ao:

No mundo:[editar | editar código-fonte]
  • 1º Maior campeonato independente de Free Fire do mundo;
  • 3º Maior campeonato de Free Fire do mundo;
  • 18º Maior campeonato de esports independente do mundo em 2020;
  • 30º maior campeonato de esports do mundo em 2020;
  • 46º maior campeonato de esports independente do mundo desde 2016;
  • 92º maior campeonato de esports desde 2016;
No Brasil:[editar | editar código-fonte]
  • 1º maior campeonato independente de esports do Brasil;
  • 3º maior campeonato de Free Fire do Brasil;
  • 4º maior campeonato de esports do Brasil.

Talentos revelados pela NFA[editar | editar código-fonte]

Muitos jogadores foram revelados pela NFA.[7] , entre eles estão YgorX[8] , Patoxy[9] Since[10] ,Isabela Treze, Tami (jogadora da SS e campeã da LBFF), Dantes (jogador atual da paiN Gaming), Thurzin, Bak[11][12][13], Lzinn, Jordan (jogadores da LOUD)[14], Complex, Prozin e Ronald (jogadores da Los Grandes), Elton e Strong (atuais jogadores da Vivo Keyd), AmandaCelant e Sacola.

Além disso, a NFA também revelou influenciadores e talentos do Free Fire, que participaram da liga como narradores, apresentadores e até parodistas. Entre os nomes estão Isaque ‘’Cabelo’’ Silva[15], Samuel ‘’Samuca’’ Hernandez[16], Alessandra ‘’Alê Maze’’ Tramontini [17], Fernanda ‘’Nanda’’ Belíssimo[18], Luisa Saro[19], Camila ‘’Opzmila’’ Brandão [20] e Rodrigo ‘’Digo’’ Soares[21].

Campeonatos[editar | editar código-fonte]

Em 2021 a NFA passou por uma reformulação e os campeonatos ficaram mais extensos. Confira todos os campeonatos que atualmente fazem parte do corpo da NFA.

NFA Challenge[editar | editar código-fonte]

Este é o campeonato aberto[22] para todos os times da comunidade de Free Fire que não estão inseridos no cenário competitivo. Na competição, os times têm a chance de se destacar e entrar no circuito da NFA. O TOP 6 da NFA Challenge é classificado para a NFA Division.

NFA Division[editar | editar código-fonte]

Este é mais um classificatório, onde os times lutam por vagas na Liga NFA, principal campeonato do circuito NFA. Na Division, o TOP 6 da NFA Challenge disputa com mais 18 times convidados do cenário competitivo. Os oito melhores colocados da season são classificados para o Play In da Liga NFA.[23][24]

Play In Liga NFA[editar | editar código-fonte]

Este é o renegation da Liga NFA. Nesse momento, os oito times que vieram da NFA Division enfrentam quatro times da temporada anterior da Division, a fim de disputar quatro vagas na Liga NFA. Esse evento tem duração de um dia, com um total de seis quedas na transmissão.

NFA Ultimate[editar | editar código-fonte]

Com o formato 4x4, 11 times do cenário competitivo de Free Fire desafiam o mais recente campeão da NFA, que detém o título de melhor time da liga. Por sua vez, o time desafiado deve ganhar 11 vezes consecutivas para provar que é o melhor dentre seus desafiantes. Caso não consiga a disputa, a competição segue adiante até um time vencer invicto. Como um verdadeiro ringue de luta, a NFA Ultimate já premiou as equipes Game Over e Los Renegados nas edições passadas.[25]

NFA Legends[editar | editar código-fonte]

Campeonato que reúne os maiores influenciadores de Free Fire onde eles escolhem seu time a dedo para disputarem entre si. O campeonato já premiou o Time Stelutto e o Time Weedzão como campeões.[26][27]

Liga NFA[editar | editar código-fonte]

Principal competição do circuito de campeonatos da NFA. Com três meses de duração, o vencedor da Liga NFA também conquista o título de melhor da temporada. As equipes Kabum E-sports[28], B4stardos[29] e Noise[30] já levaram o título nas edições anteriores.

Liga Feminina NFA[editar | editar código-fonte]

Campeonato voltado para incentivar e dar visibilidade para as mulheres do competitivo de Free Fire , que acontece duas vezes ao ano [31]. As equipes são 100% femininas e o campeonato já coroou times como B4, Pain, PM Girls e Hype nas quatro edições [32].

Liga das Américas[editar | editar código-fonte]

Torneio internacional da NFA, a fim de promover a visibilidade do cenário emulador do Free Fire em âmbito internacional [33]. Sua primeira edição ocorre em 2021, reunindo as melhores equipes de Free Fire da América do Norte, Central e Sul. Além disso, a competição é formada por 12 equipes, sendo seis nacionais, que serão divididas entre os times dos próprios campeonatos da NFA, sendo eles: NFA Challenge, NFA Division e a Liga NFA Season 5.[34]

NFA LATAM[editar | editar código-fonte]

A NFA LATAM[35], primeira expansão do circuito oficial de Liga NFA brasileira, reúne as 24 melhores equipes de Free Fire emulador do cenário latino-americano, convidadas pela própria NFA. Além disso, a competição conta com três fases: de grupos, semifinais e finais[36].

O campeonato possui as mesmas regras da Liga NFA, ou seja, também é obrigatório o uso do BlackBox, possui o mesmo sistema de pontuação e sequência de mapas. [37][38]

Campeonatos Secundários[editar | editar código-fonte]

Além do circuito oficial da Liga NFA, outros campeonatos agregaram a organização, sendo eles a NFA Survivor e NFA All In. Ambos possuem apenas uma edição e não fazem parte do circuito oficial, no entanto podem eventualmente entrar na programação da NFA.

NFA Survivor[editar | editar código-fonte]

Campeonato na modalidade solo, tanto para mobile quanto para emulador, patrocinado pela Game TV para premiar o melhor jogador de Free Fire. Os participantes puderam se inscrever e o campeonato foi aberto para todos da comunidade, sendo realizado no final de dezembro de 2020.[39]

COPA NFA[editar | editar código-fonte]

Campeonato inter season que reunirá apenas times convidados, contando com o total de 24 times que mesclam entre os times da Liga NFA e times da comunidade, os mesmos se enfrentam durante 12 dias de competição.[40][41][42]

NFA ALL IN[editar | editar código-fonte]

Campeonato na modalidade 2X2 entre os principais jogadores do cenário competitivo de Free Fire. Em formato MD3, a NFA ALL IN aconteceu na última semana de Janeiro de 2021.

Como Funciona o Circuito Oficial e a Classificação da NFA[editar | editar código-fonte]

O circuito de competições até a Liga NFA, principal campeonato da organização, foi reformulado tanto para times inscritos quanto convidados terem sua chance de participar, ou seja, há etapas de classificação para os times chegarem no campeonato oficial.[43]

As etapas de classificação para a Liga NFA principal são as seguintes:

  • Etapa 1- NFA Challenge: O circuito começa pela NFA Challenge, campeonato para a comunidade de Free Fire, onde todos podem se inscrever para competir. Neste campeonato, os times se enfrentam e o TOP 4 se classifica para a etapa 2, a NFA Division.
  • Etapa 2- NFA Division: Este campeonato é o classificatório para a Liga NFA principal. Nele, o TOP 4 da Challenge enfrenta 18 times convidados do circuito competitivo. Então, os times se enfrentam e o TOP 4 se classifica para o campeonato principal.[44]
  • Etapa 3- Play- In da NFA: Esta é uma etapa classificatória, em que oito times que vieram da NFA Division enfrentam quatro times da temporada anterior do mesmo campeonato, para disputar quatro vagas para o circuito principal, a Liga NFA.
  • Etapa 4- Liga NFA: Principal e mais tradicional campeonato da NFA, na Liga NFA os quatro vitoriosos da Division, que disputaram o Play- In da NFA, enfrenta 12 equipes que já fazem parte da Liga Oficial, na disputa pelo maior título da NFA.[45]
  • Etapa 5- Liga das Américas: Anunciada em 2021, a Liga das Américas é etapa internacional da NFA, que reúne equipes de todo o continente americano. Essa é a primeira vez que a competição acontece e acontecerá em 10 e 11 Julho, reunindo seis equipes brasileiras com seis equipes Latam. O TOP 4 da Liga NFA ganha vaga direto para a Liga das Américas. Já as duas outras vagas serão disputadas em um Play-In com as equipes que 5° ao 10° colocados da Liga NFA, o TOP 4 da NFA Division e o TOP 2 da NFA Challenge. Os times latam serão convidados a participar da competição, sem fase classificatória.[46][47]

Times Participantes[editar | editar código-fonte]

Muitos times marcaram a história e fizeram a NFA se tornar o que é hoje. Além disso, algumas dessas equipes surgiram a partir do primeiro campeonato da organização e mantêm sua tradição até hoje, como é o caso da B4 E-Sports, que é bicampeã da Liga NFA[48][49].

Conheça as equipes que disputaram os campeonatos da NFA:

Liga NFA[editar | editar código-fonte]

Season 5 [50]:-[editar | editar código-fonte]

Bastardos, Los Grandes [51], Deuses, Dragões [52][53] [54],Suicide Squad, Netshoes, Faz o P. Tropa, BLACK (Furia) [55] [56], Alive, Imperial e Astronautz.

Season 4 [57]:-[editar | editar código-fonte]
  • Grupo A: Allbank e-Sports, AmazonCripz, BDL, Fox e-Sports, Over Power e Suicide Squad.
  • Grupo B: 4K Easy, BOPE, Deuses, Faz o P, Poison e-Sports e UP Gaming.
  • Grupo C: Game Over, LAUDE, Ninjas e-Sports, Predators Nimo, PRG e Ryze e-Sports.
  • Grupo D: Anarchysons, Hype, Los Grandes[58], Morangods, Stars e Team Rufus.
  • Grupo E: Forsaken, Game TV, Golpistas, King of Fighters, Lyons e-Sports e Seal Bounce.
Season 3 [59]:-[editar | editar código-fonte]
  • Grupo A: 4K Easy, Game Over, INTZ AS, BOPE, PRG Esports e Amazon Cripz.
  • Grupo B: Furia, GOD, paiN Gaming, Máfia BR, Kof e Ajax.
  • Grupo C: B4stardos, Vivo Keyd, Suicide Squad, RED Canids, PMBR e Seal Esports
  • Grupo D: Los Grandes, Black Dragons, Corinthians, Kabum Esports, Morangod e Noxus
Season 2 [60]:-[editar | editar código-fonte]

INTZ Free Fire, Pain Gaming, Vivo Keyd, 4K Easy, B4stardos, Mafia, GOD, Game Over, Suicide Squad, Stars, PM e Los Grandes.

Season 1 [61]:-[editar | editar código-fonte]

B4stardos, Game Over, INTZ AS, Mafia, Suicide Squad, Anarchysons,New,Vivo Keyd, PM, Stars, God e 4k Easy.

Premiações[editar | editar código-fonte]

Desde o início, a NFA tem prioridade em oferecer competições com premiações justas para a comunidade, visto o incentivo para os times evoluírem, como também trazer mais visibilidade para a organização como um todo, e em consequência abrir o leque, para cada vez mais expandir as oportunidades, ao cenário emulador de Free Fire no Brasil.[62]

Além disso, do primeiro campeonato da organização, até hoje, o que podemos enxergar é uma evolução dos valores das premiações, conforme o crescimento da NFA.

Portanto, confira as premiações dos temporadas do circuito oficial da NFA:

Liga NFA:[editar | editar código-fonte]

Season 1 -[editar | editar código-fonte]

Total Geral: R$ 10.000,00 (Dez mil reais).

Season 2 -[editar | editar código-fonte]

Total Geral: R$10.000,00 ( Dez mil reais).

Season 3-[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 6.000,00 (Seis mil reais).
  • #2 colocado: R$ 3.000,00 (Três mil reais).
  • #3 colocado: R$ 1.000,00 (Mil reais).

Total Geral: R$ 10.000,00 (Dez mil reais).

Season 4 -[editar | editar código-fonte]
1ª Fase[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 1.000,00 (Mil reais).
2ª Fase[editar | editar código-fonte]
  • #2 colocado: R$ 2.000,00 (Dois mil reais).
3ª Fase[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: 3.000,00 (Três mil reais).
4ª Fase - Final[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado:15.000,00 (Quinze mil reais).
  • #2 colocado: 6.000,00 (Seis mil reais).
  • #3 colocado: 3.000,00 (Três mil reais).

Total Geral: R$ 30.000,00 (Trinta mil reais).

Premiação Extra: Total: R$ 16.000,00 (Dezesseis mil reais).

Season 5-[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 50.000,00 (Cinquenta mil reais).
  • #2 colocado: R$ 15.000,00 (Quinze mil reais).
  • #3 colocado: R$ 10.000,00 (Dez mil reais).

Total Geral: R$ 75.000,00 (Setenta e cinco mil reais).

Investimento total nas equipes: R$1.200.000,00 (Um milhão e duzentos mil reais).

NFA Ultimate:[editar | editar código-fonte]

Season 1-[editar | editar código-fonte]

Total Geral: R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais).

Season 2-[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais).
  • #2 colocado: R$ 1.000,00 (Mil reais).
  • #3 colocado: R$ 500,00 (Quinhentos reais).

Total Geral: R$ 3.000,00 (Três mil reais).

Liga Feminina[editar | editar código-fonte]

Season 1-[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 600,00 (Seiscentos reais).
  • #2 colocado: R$ 400,00 (Quatrocentos reais).
  • #3 colocado: R$ 200,00 (Duzentos reais).
  • #MVP: R$ 100,00 (Cem reais).

Total Geral: R$ 1.300,00 ( Mil e trezentos reais)

Season 2-[editar | editar código-fonte]

Total Geral: R$ 3.000,00 (Três mil reais)

Season 3-[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais).
  • #2 colocado: R$ 1.000,00 (Mil reais).
  • #3 colocado: R$ 500,00 (Quinhentos reais).

Total Geral: R$ 3.000,00 (Três mil reais).

Season 4-[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 5.000,00 (Cinco mil reais).
  • #2 colocado: R$ 3.000,00 (Três mil reais).
  • #3 colocado: R$ 2.000,00 (Dois mil reais).

Total Geral: R$ 10.000,00 (Dez mil reais).

Copa NFA:[editar | editar código-fonte]

Season 1-[editar | editar código-fonte]

Total Geral:R$ 3.000,00 (Três mil reais).

Season 2-[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais).
  • #2 colocado: R$ 1.000,00 (Mil reais).
  • #3 colocado: R$ 500,00 (Quinhentos reais).

Total Geral: R$ 3.000,00 (Três mil reais).

Season 3-[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 16.000,00 (Dezesseis mil) + troféu.
  • #2 colocado: R$ 8.000,00 (Oito mil reais).
  • #3 colocado: R$ 4.000,00 (Quatro mil reais).

#MVP: R$ 2.000,00 (Dois mil reais) + prêmio simbólico.

Total Geral: R$30.000,00 (Trinta mil reais).

NFA Stars:[editar | editar código-fonte]

Season 1-[editar | editar código-fonte]

Total Geral: R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais).

Season 2-[editar | editar código-fonte]

Total Geral: R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais).

Season 3-[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 1.500,00 (Mil e quinhentos reais).
  • #2 colocado: R$ 1.000,00 (Mil reais).
  • #3 colocado: R$ 500,00 (Quinhentos reais).

Total Geral: R$ 3.000,00 (Três mil reais).

Season 4 [63]-[editar | editar código-fonte]

#1 colocado: R$ 4.000,00 (Quatro mil reais).

#2 colocado: R$ 2.500,00 (Dois mil e quinhentos reais).

#3 colocado: R$ 1.000,00 (Mil reais).

Total Geral: R$ 8.000,00 (Oito mil reais).

NFA Legends:[editar | editar código-fonte]

Season 1-[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 8.000,00 (Cinquenta mil reais) + troféu.
  • #2 colocado: R$ 4.000,00 (Quatro mil reais).
  • #3 colocado: R$ 2.000,00 (Dois mil reais).
  • #MVP: R$ 1.000,00 (Mil reais) + prêmio simbólico.

Total Geral: R$ 15.000,00 (Quinze mil reais).

Season 2-[editar | editar código-fonte]
  • #1 colocado: R$ 5.000,00 (Cinco mil reais).
  • #2 colocado: R$ 3.000,00 (Três mil reais).
  • #3 colocado: R$ 2.000,00 (Dois mil reais).

Total Geral: R$ 10.000,00 (Dez mil reais).

Vale lembrar que, a premiação da NFA Challenge, campeonato para os times da comunidade do Free Fire, é uma promoção, ou seja, a conquista de uma vaga de acesso para o circuito oficial, a Liga NFA.

Tabela de Times Premiados[editar | editar código-fonte]

Liga NFA:[editar | editar código-fonte]

Season 1 - B4 (Maio a Junho de 2019)

Season 2 - B4 (Agosto a Setembro de 2019)

Season 3 - Kabum E-sports (Ninjas) (Janeiro a Abril de 2020) [64]

Season 4 - Noise (Loud) (Julho a Outubro de 2020)[65][66]

Season 5- Dragões (Black Dragons) ( Março a Junho de 2021)[67][68][69][70][71]

NFA Ultimate:[editar | editar código-fonte]

Season 1 - Game Over (Junho de 2019)

Season 2 - Los Renegados (Los Grandes) (Abril de 2020)

Liga Feminina:[editar | editar código-fonte]

Season 1 - PM Girls (Julho de 2019)

Season 2 - Pain Gaming (Novembro de 2019)

Season 3 - Hype (B4) (Junho de 2020)

Season 4 - Faz o P (Pain Gaming) (Dezembro de 2020)[72]

Copa NFA:[editar | editar código-fonte]

Season 1 - B4 (Outubro de 2019)

Season 2 - Noise (Loud) (Maio de 2020)

Season 3 - Tropa (Novembro de 2020)

NFA Stars [50]:[editar | editar código-fonte]

Season 1 - B4stardos (B4) (Julho de 2019)

Season 2 - (KING SNEAKERS) - B4 (Dezembro de 2019)

Season 3 - Noise (Loud) (Maio de 2020)

Season 4 - Rubro Negro (Flamengo) (Dezembro de 2020)

NFA Challenge:[editar | editar código-fonte]

Season 1 - SEMXHORA (Julho de 2019)

Season 2 - Amazoncripz (Novembro de 2019)

Season 3 - Amazoncripz (Maio e Junho de 2020)

Season 4 - Arca Noé (Novembro a Dezembro de 2020)

Campeonatos Presenciais[editar | editar código-fonte]

Por conta do avanço da pandemia COVID-19 no Brasil e recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde), a Liga NFA presencial foi adiada, tendo em vista a segurança de todos os jogadores e equipes participantes [73][74]. No entanto, a NFA segue com seu calendário de campeonatos em execução e com a Arena Bluestacks finalizada, para a disputa dos times presencialmente.[75][76]

Audiência[editar | editar código-fonte]

A Season 4 da Liga NFA [77] chamou muita atenção para a competição devido aos seus números. Durante o principal campeonato, que aconteceu de julho a outubro de 2020, a NFA foi o primeiro canal a alcançar 1 milhão de seguidores na plataforma da BOOYAH! (site de lives da Garena)[78].

Também bateu um total de 1 milhão de seguidores no canal do YouTube, chegou aos 4 milhões de seguidores no Instagram, alcançou mais de 100 mil seguidores no Twitter e 200 mil inscritos no Tik Tok.[79][80]

Durante a transmissão da grande final da Season 4 [81], a Liga NFA bateu o recorde de visualizações, com um total de 558.414 mil visualizações simultâneas nas plataformas da BOOYAH![82]e YouTube. O número chegou a ultrapassar grandes campeonatos, como o CBLOL (Campeonato Brasileiro de League of Legends), que durante as finais de 2020, chegou a 395.752 mil visualizações simultâneas.[83]

A Grande Final da Liga NFA Season 5, também foi um sucesso de audiência. A transmissão na BOOYAH! e YouTube somaram 1,9 milhões de espectadores em um único dia.

Patrocinadores Oficiais[editar | editar código-fonte]

Os patrocinadores oficiais da NFA são a BlueStacks[84], empresa criadora do programa que permite que aplicativos Android rodem em computadores Windows e Macintosh; a Game.TV[85], plataforma digital para criação de torneios e campeonatos; a BOOYAH!, plataforma de lives da Garena, empresa desenvolvedora do Free Fire; e a Pichau[86], maior loja Gamer da América Latina.

Outros Patrocinadores[editar | editar código-fonte]

Além disso, a NFA também contou com campanhas em parceria com a Rappi, serviço de Delivery, na final da Liga NFA Season 4 e com a Cartões Elo, bandeira dos bancos Caixa Econômica Federal, Bradesco e Banco do Brasil, durante toda a COPA NFA[87] Season 3.

Já na Liga NFA Season 5 [88], a Stattrak, uma plataforma que você pode montar times para diversas competições, considerada o cartola dos esports, entrou como apoiadora do campeonato.[89] [90]

Jargões dos Casters e Memes[editar | editar código-fonte]

As transmissões dos campeonatos da NFA têm suas características próprias, contando com muito humor e os jargões únicos da equipe de casting da organização formada por: Luisa Saro, Opzmila[91], Samuca, Cabelo e Digo Soares.

Como exemplo, temos os casters Samuca e Cabelo, a dupla de narradores conhecida na comunidade do Free Fire como ‘’Samucabelo’’. Juntos, eles deixam as transmissões mais dinâmicas, com narrações cheias de personalidades e emoções.

No ano de 2020, a NFA promoveu em suas redes sociais uma ‘’Batalha de Bordões’’, em que a comunidade interagia ao votar nos bordões clássicos dos casters Samuca e Cabelo.

Então, conheça os bordões clássicos dos casters da NFA:

Samuca: ‘’Começooou’’, ‘’Ai papai’’; ‘’Me doutrina!’’;’’Põe na conta’’;‘’Abre o curso que eu vou me inscrever’’.

Cabelo: ‘’A Chinela vai cantar’’; ‘’Passou o carro do leite’’; ‘’Fé em Deus e nas crianças das favelas’’; ‘’O coração chega bater”.

Além dos jargões, as transmissões da NFA contam com paródias especiais, elaboradas pelo caster e influenciador Rodrigo ‘’Digo’’ Soares. Para ilustrar, na final da Liga NFA Season 4, Digo se transformou em ‘’DigotuÊ’’ e elaborou uma paródia especial para o campeonato, inspirada na música "777 666" do cantor Matuê.[92]

Memes também são formas comuns de comunicação da NFA com seu público, que também participa da brincadeira nas redes sociais. Geralmente, os memes envolvem os casters, como foi o caso das montagens com o Samuca de peruca e dos demais casters com o topete do Neymar.

Além disso, temos as brincadeiras envolvendo os palpites dos casters, que definem entre si os mais ‘’zicadores’’ - aqueles que não acertam suas previsões nos palpites dos times durante as competições. Atualmente, Digo Soares é conhecido como o maior zicador da NFA.

Cada caster tem sua personalidade única e é esta é uma das marcas da NFA, a autenticidade e inovação. A cada transmissão os casters se reinventam e mais bordões, memes e brincadeiras surgem para deixar as lives cheias de personalidade, emoção e com a cara da comunidade do Free Fire.

NFA e a Música[editar | editar código-fonte]

A NFA busca ser um diferencial em todas as suas entregas como organização, tendo foco na inovação. Sendo assim, a NFA enxergou na música, uma oportunidade para incrementar seus eventos e competições, além de criar oportunidades e expandir seus negócios.

Assim, a NFA lança sua primeira música, ‘’Chuva de Rajada‘’ [93], com um videoclipe em 2020, produzida para a quarta edição da Liga NFA, campeonato do circuito oficial.

O videoclipe conta a performance da artista trapper, Luanna Exner e é cheio de referências cibernéticas, relacionadas ao Free Fire.[94]

Além disso, a NFA promove shows ao vivo em seus campeonatos, como é o caso da Liga NFA Season 4, que além do hit ‘’Chuva de Rajada’’, teve a participação do artista MC Hariel, que fez um cantou ao vivo diretamente do estúdio da NFA, na grande final da quarta temporada da Liga [95][96].

A Liga Feminina da NFA também contou com espetáculos dos artistas em suas grandes finais da terceira e quarta temporada da competição destinada a dar visibilidade ao cenário feminino de Free Fire.

Na final da Season 3, em 2020, a convidada para comandar o show ao vivo foi Luana Berti, cantora pop, conhecida pelo seu álbum ‘’Ela, Mais uma História de Amor?’’. Já na grande final da quarta temporada da Liga Feminina, também em 2020, a dupla de cantoras que fez parte do espetáculo foi PrimaSol, duo formado pelas irmãs Sara e Rute, que tem mistura o funk, pop e samba em seus sons.[97]

Além disso, após a NOISE ser consagrada campeã da Season 4 da Liga NFA, o jogador BAK, publicou em seu canal do YouTube, uma música em homenagem ao título na NFA, chamada ‘’Zero farpas’’[98].

Na Liga NFA Season 5, quem levantou a taça de campeão foi o time da Dragões e no dia da Grande Final, MC Guimê, Kant e Rapadura abrilhantaram o palco da NFA.[99][100][101]

Referências

  1. «Brazilian Free Fire Independent League NFA on its Investments and International Expansion – The Esports Observer» (em inglês). 22 de junho de 2021. Consultado em 1 de julho de 2021 
  2. «Free Fire: Liga NFA: Da criação por dois amigos ao sucesso». Mais Esports. 21 de janeiro de 2021. Consultado em 1 de julho de 2021 
  3. «B4: O time que nasceu como um grupo de amigos e virou uma nação nos esports». ESPN.com. 18 de setembro de 2020. Consultado em 7 de julho de 2021 
  4. escharts.com. «Liga NFA Season 4 detailed viewers stats | Esports Charts». escharts.com (em inglês). Consultado em 7 de julho de 2021 
  5. «Free Fire: definidos os 12 finalistas da Liga NFA com Los Grandes no topo». www.uol.com.br. Consultado em 7 de julho de 2021 
  6. escharts.com. «What is interesting about Brazilian esports? | Esports Charts». escharts.com (em inglês). Consultado em 7 de julho de 2021 
  7. «Free Fire: os pro-players que começaram suas carreiras na Liga NFA». www.uol.com.br. Consultado em 7 de julho de 2021 
  8. «Especial: YgorX, nascido e criado na NFA». NFA. 15 de abril de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  9. «Patoxy tem jogada inacreditável na NFA». Twitter. Consultado em 7 de julho de 2021 
  10. «Entrar • Instagram». www.instagram.com. Consultado em 7 de julho de 2021 
  11. «Conheça Bak: ex-jogador da LOUD de Free Fire é recordista na Twitch TV». TechTudo. Consultado em 7 de julho de 2021 
  12. «Grande final da Liga NFA terá convidados especiais; Bak está entre eles». Pichau Arena. 25 de junho de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  13. Reis, Gabriel (25 de junho de 2021). «Free Fire: Bak estará na final da Liga NFA Season 5; veja convidados». The Enemy. Consultado em 7 de julho de 2021 
  14. «Free Fire: Loud anuncia Jordan e LZINN». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  15. «Perfil: Cabelo conta sua trajetória até a Liga NFA». NFA. 3 de março de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  16. «Descubra quem é Samuca, o primeiro caster da NFA». NFA. 20 de janeiro de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  17. Carbone, Filipe (12 de janeiro de 2021). «Ale Maze anuncia saída da NFA». Tropa Free Fire. Consultado em 7 de julho de 2021 
  18. Fire, Tropa Free (10 de dezembro de 2020). «Profissão caster: conheça os bastidores de uma das principais profissões dos esports». Tropa Free Fire. Consultado em 7 de julho de 2021 
  19. «5 dicas para começar na vida de streamer». Proibido Ler. 3 de maio de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  20. {{Citar web |url=https://observatoriodegames.uol.com.br/mercado/opzmila-e-anunciada-como-caster-da-nfa-e-nova-influenciadora-da-abcm |titulo=Opzmila é anunciada como caster da NFA e nova influenciadora da ABCM |acessodata=2021-07-07 |website=observatoriodegames.uol.com.br}}
  21. «NFA Division: times a um passo do sonho - Coluna Digo Soares». NFA. 26 de maio de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  22. «Free Fire: Inscrições para NFA Challenge abrem nesta segunda-feira». The Clutch Esports. 5 de abril de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  23. «Campeonato da NFA conta com time gringo pela primeira vez». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  24. Melo, Cristino 'cac0' (11 de fevereiro de 2021). «Chapecoense apresenta line-up para NFA Division». Tropa Free Fire. Consultado em 7 de julho de 2021 
  25. «NFA Ultimate: campeonato 4x4 estreou com desafio entre Bastardos e Tropa». The Game Times. 15 de janeiro de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  26. Chiessi, Beatriz (12 de janeiro de 2021). «NFA Legends: Time GGEasy alcança o TOP 1 na estreia do campeonato». The Game Times. Consultado em 7 de julho de 2021 
  27. Chiessi, Beatriz (15 de fevereiro de 2021). «NFA Legends: Team Weedzão segue em segundo lugar no campeonato». The Game Times. Consultado em 7 de julho de 2021 
  28. «Free Fire: Kabum é a grande vencedora da Liga NFA». www.uol.com.br. Consultado em 7 de julho de 2021 
  29. «Respeita a tropa! Conheça a B4, pentacampeã da Liga NFA». www.uol.com.br. Consultado em 7 de julho de 2021 
  30. «Liga NFA Season 4: Noise conquista o título e emplaca JJordan como MVP». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  31. «Free Fire: datas, tabela de times e como ver LIGA NFA Feminina ao vivo». TechTudo. Consultado em 7 de julho de 2021 
  32. Oliveira, Amanda (4 de dezembro de 2020). «Saiba tudo sobre a Liga NFA Feminina que estreia na sexta | Multiverso+». multiversomais.com. Consultado em 7 de julho de 2021 
  33. «Liga das Américas: TG Gamers, Tropa e Bastardos se classificam». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  34. «Liga NFA 2021: Season 5 tem novo formato e 1º campeonato internacional». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  35. {{Citar web |url=https://observatoriodegames.uol.com.br/e-sport/nfa-latam-o-que-e-como-funciona-e-mais |titulo=NFA LATAM, o que é, como funciona e mais |acessodata=2021-07-07 |website=observatoriodegames.uol.com.br}}
  36. «NFA LATAM: o primeiro passo de uma expansão global da NFA». NFA. 8 de junho de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  37. Junior, Edmilson (28 de junho de 2021). «Naguará é a grande campeã da NFA LATAM». Tropa Free Fire. Consultado em 7 de julho de 2021 
  38. «Free Fire: Liga NFA expande para América Latina e lança o NFA LATAM». The Clutch Esports. 28 de maio de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  39. «NFA Survivor» 
  40. «Copa NFA de Free Fire: tabela de times, regras e como assistir ao vivo». TechTudo. Consultado em 7 de julho de 2021 
  41. «Copa NFA estreia com novos times e lançamento de linha de roupas». NFA. 6 de novembro de 2020. Consultado em 7 de julho de 2021 
  42. Santiago, Pietro (3 de dezembro de 2020). «Com alto número de abates, Tropa é campeã da Copa NFA Season 4». Tropa Free Fire. Consultado em 7 de julho de 2021 
  43. «Liga NFA 2021: Season 5 tem novo formato e 1º campeonato internacional». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  44. «NFA Division: KOF lidera após dia mágico na estreia da segunda fase de grupos do campeonato». NFA Division. Consultado em 7 de julho de 2021 
  45. «Liga NFA 2021 de Free Fire: veja times e regras de classificação da season 5». TechTudo. Consultado em 7 de julho de 2021 
  46. «Liga das Américas: TG conquista booyah e avança para a final com grande vantagem». Mais Esports. 4 de julho de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  47. «Confira o formato e as equipes que estarão na Liga das Américas». Pichau Arena. 1 de julho de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  48. Redação (10 de abril de 2021). «Liga NFA Season 5: B4stardos em busca do tricampeonato». Tropa Free Fire. Consultado em 7 de julho de 2021 
  49. «B4stardos em busca do tricampeonato na Liga NFA Season 5». NFA. 16 de abril de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  50. Rock 1967, Sgt (25 de junho de 2021). «Liga NFA Season 5 – Confira Cinco Rivalidades». Nós Nerds. Consultado em 7 de julho de 2021 
  51. «Liga NFA: No 4° dia de campeonato, Los Grandes abre 218 pontos de vantagem». Mais Esports. 4 de abril de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  52. «NFA Season 5: Dragões assume a liderança na sexta rodada». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  53. «NFA Season 5: Dragões assume a liderança na sexta rodada». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  54. «Liga NFA: Dragões é campeã com sobras na Season 5». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  55. Reis, Gabriel (21 de março de 2021). «FF: Liga NFA Season 5 tem retorno da paiN e estreia da FURIA». The Enemy. Consultado em 7 de julho de 2021 
  56. «Free Fire: FURIA trará line de emulador feminina com Day, Colt e mais». Mais Esports. 20 de março de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  57. «Liga NFA 2020 Season 4: tabela de jogos, horários, datas e times». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  58. «Liga NFA: Dollars conquista booyah e se aproxima da liderança». Mais Esports. 8 de setembro de 2020. Consultado em 7 de julho de 2021 
  59. «Free Fire: definidos os 12 finalistas da Liga NFA com Los Grandes no topo». www.uol.com.br. Consultado em 7 de julho de 2021 
  60. «Free Fire: B4STARDOS conquista o título da Liga NFA». The Clutch Esports. 30 de setembro de 2019. Consultado em 7 de julho de 2021 
  61. «B4stardos conquista o bicampeonato da Liga de Free Fire». TERRA MOVILES (em inglês). Consultado em 7 de julho de 2021 
  62. «Free Fire: campeonatos não-oficiais abrem portas para equipes novatas». www.uol.com.br. Consultado em 7 de julho de 2021 
  63. «Liga NFA com premiação maior» 
  64. «Liga NFA Free Fire: veja classificados e assista à final 2020 ao vivo». TechTudo. Consultado em 7 de julho de 2021 
  65. FFMANIA.COM (4 de agosto de 2020). [https://www.freefiremania.com.br/noticia/liga-nfa-laude-bate-recordes-de-abates-em-nova-fase-de-grupos.html «Liga NFA: Laude bate recordes de abates em nova fase de grupos»] Verifique valor |url= (ajuda). Free Fire Mania. Consultado em 7 de julho de 2021 
  66. «Liga NFA: LOUD Noise levanta a taça e é campeã da Season 4». www.uol.com.br. Consultado em 7 de julho de 2021 
  67. «Liga NFA: Dragões é a campeã da Season 5». Mais Esports. 27 de junho de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  68. Reis, Gabriel (28 de junho de 2021). «Liga NFA: Com 628 pontos de vantagem, Dragões fatura título inédito». The Enemy. Consultado em 7 de julho de 2021 
  69. «Liga NFA Season 5: Dragões é campeã e Luci leva MVP!». NFA. 30 de junho de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  70. FFMANIA.COM (27 de junho de 2021). [https://www.freefiremania.com.br/noticia/dragoes-e-a-campea-da-liga-nfa-finais-da-season-5-teve-convidados-especiais.html «Dragões é a campeã da Liga NFA, finais da Season 5 teve convidados especiais»] Verifique valor |url= (ajuda). Free Fire Mania. Consultado em 7 de julho de 2021 
  71. «Dragões é a grande campeã da Liga NFA». Pichau Arena. 28 de junho de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  72. Chiessi, Beatriz (21 de dezembro de 2020). «Season 4 da NFA Feminina chega ao fim com vitória da Faz o P e show da PrimaSol». The Game Times. Consultado em 7 de julho de 2021 
  73. «Free Fire: Liga NFA será realizada online por conta da pandemia de Covid-19». Mais Esports. 17 de março de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  74. «Liga NFA 2021 Season 5 presencial é adiada e jogos serão online; veja». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  75. Melo, Gabriel (5 de janeiro de 2021). «NFA revela calendário de competições para 1º semestre de 2021». Tropa Free Fire. Consultado em 7 de julho de 2021 
  76. Rock 1967, Sgt (8 de janeiro de 2021). «NFA – Campeonatos e Arena Bluestacks em 2021». Nós Nerds. Consultado em 7 de julho de 2021 
  77. «Liga NFA 2020 Season 4: tabela de jogos, horários, datas e times». ge. Consultado em 7 de julho de 2021 
  78. «BOOYAH e NFA» 
  79. «NFA CHANNEL - YouTube». www.youtube.com. Consultado em 7 de julho de 2021 
  80. «Liga NFA (@liganfa) Official TikTok | Watch Liga NFA's Newest TikTok Videos». TikTok (em inglês). Consultado em 7 de julho de 2021 
  81. «Free Fire: Noise é campeã da Liga NFA Season 4». The Clutch Esports. 5 de outubro de 2020. Consultado em 7 de julho de 2021 
  82. «Record your precious game moments». BOOYAH!. Consultado em 7 de julho de 2021 
  83. escharts.com. «Liga NFA Season 4 detailed viewers stats | Esports Charts». escharts.com (em inglês). Consultado em 7 de julho de 2021 
  84. «BlueStacks - O Emulador Android Mais Rápido para PC e Mac | 100% seguro e GRÁTIS». Bluestacks - The Best Android Emulator on PC as Rated by You. Consultado em 7 de julho de 2021 
  85. TV, Game. «Game.tv - Jogue ou Crie Torneios de E-sports Mobile executados por IA». Game TV. Consultado em 7 de julho de 2021 
  86. https://www.pichau.com.br/
  87. Carbone, Filipe (7 de dezembro de 2020). «Copa NFA tem mais de 1,6 milhão de horas assistidas». Tropa Free Fire. Consultado em 7 de julho de 2021 
  88. «Liga NFA: seis curiosidades sobre a Season 5 do campeonato». www.uol.com.br. Consultado em 7 de julho de 2021 
  89. «Free Fire: Apostas para escalação da Stattrak para a semana 2 da Liga NFA». Mais Esports. 2 de abril de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  90. «NFA Parceria Fantasy Game Stattrack Liga NFASeason 5» 
  91. «Opzmila Caster Oficial da NFA» 
  92. «As 5 melhores paródias da NFA para ouvir no último volume!». NFA. 13 de janeiro de 2021. Consultado em 7 de julho de 2021 
  93. {{Citar web |url=https://observatoriodegames.uol.com.br/noticias/com-videoclipe-chuva-de-rajada-selo-musical-hyplay-anuncia-aposta-ousada-no-mercado-gamer |titulo=Com videoclipe ‘Chuva de Rajada’, selo musical Hyplay anuncia aposta ousada no mercado gamer |acessodata=2021-07-07 |website=observatoriodegames.uol.com.br}}
  94. «Novo clipe de Luanna Exner traz referências ao game Free Fire». Jornal do Rap. 14 de julho de 2020. Consultado em 7 de julho de 2021 
  95. «Final da Liga NFA Season 4 com presença de Nobru e MC Hariel» 
  96. «HOJE: O funkeiro MC Hariel se apresenta na final da Liga NFA». Rap Dab - Tudo Sobre Rap Nacional. 4 de outubro de 2020. Consultado em 7 de julho de 2021 
  97. «NFA Feminina: final do campeonato conta com show especial do duo PrimaSol». Gamers & Games. 18 de dezembro de 2020. Consultado em 7 de julho de 2021 
  98. «Free Fire: Bak lança música “Zero Farpas” em homenagem ao título da Liga NFA». Mais Esports. 5 de outubro de 2020. Consultado em 7 de julho de 2021 
  99. «Liga NFA: MC Guimê fará show na final de domingo». www.uol.com.br. Consultado em 7 de julho de 2021 
  100. Vasquez, Ariela (24 de junho de 2021). «MC Guimê fará show na final da Liga NFA Season 5». Tropa Free Fire. Consultado em 7 de julho de 2021 
  101. Rock 1967, Sgt (23 de junho de 2021). «Liga NFA Season 5 Terá Show de MC Guimê». Nós Nerds. Consultado em 7 de julho de 2021