Usuário(a):Cicatriz-PDB/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mestre Caramurú, nasceu em 1974. Deu os seus primeiros passos na Capoeira no ano de 1984, na cidade baiana de Itajuípe.

Em 1990 com apenas 16 anos o Mestre Caramurú partiu para a capital, Salvador (Bahia), para trabalhar.

Lá começou a treinar com o Mestre Cabeludo, que na época ensinava na Praia do Porto da Barra e mantinha um trabalho de Capoeira no bairro de Nazaré.

Mestre Caramurú treinou por mais de um mês, porém parou de ir às aulas, pois não tinha dinheiro para pagar a mensalidade. Certo dia o Mestre Cabeludo encontrou Mestre Caramurú na rua a treinar e perguntou porque havia parado de ir ás aulas. Após explicar os motivos, Mestre Cabeludo disse-lhe que volta-se aos treinos, pois não havia dinheiro que pagasse ter uma pessoa com tanto desejo e força de vontade de aprender a Capoeira. E assim o Mestre Caramurú retoma seus treinos no Grupo Capoeira Regional Porto da Barra.

Em 1996 o Mestre Caramurú, já graduado Instrutor, retornou para a sua cidade natal, Aurelino Leal, onde passou a ensinar a Capoeira aos seus irmãos e outras crianças da cidade.

Em 2003 o seu irmão Professor Baterista, leva-o para Espanha e em seguida para Portugal, onde se estabelece até aos dias actuais, mantém um forte trabalho de Capoeira na cidade do Porto.

Mestre Caramurú é considerado um dos mais fiéis discípulos do Mestre Cabeludo e dos ensinamentos do Mestre Bimba e do Mestre Vermelho 27. Sua seriedade o tornou extremamente conhecido e admirado em Portugal e na Europa. Além da filial do Porto, o Mestre Caramurú ainda mantém sua antiga filial na cidade de Aurelino Leal, e outra na cidade de Ubaitaba/BA.