Saltar para o conteúdo

Usuário(a):FogoNaDungeon/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fogo na Dungeon
Informação geral
Formato websérie
Gênero Fantasia, Faroeste, Terror, Cyberpunk, Anime
Estado Em exibição
Criador(es) Lucas Delmont
Elenco
  • Lucas Delmont
  • Dimas Sewaybricker
  • Rodrigo Bigode
  • Gregory Goda
  • Paulo Esteves
  • Luis Dante
  • Bruno Ikeda
  • Raquel Dalcin
  • Eduardo Paiva
  • Thais Franco
  • Rodolfo Doyle
  • Mateus Herpich
País de origem Brasil
Idioma original português
Temporadas 6
Episódios 80
Produção
Editor(es) Dimas Sewaybricker
Localização Sorocaba - SP
Exibição
Emissora original Twitch, YouTube
Transmissão original 24 de fevereiro de 2022

Fogo na Dungeon é um programa apresentado semanalmente na Twitch e no Youtube, no qual os participantes jogam RPG de mesa. O programa foi ao ar pela primeira vez em fevereiro de 2022, na Twitch.

O canal é conhecido por fazer histórias curtas em diversos sistemas e cenários de RPG diferentes, alternando a narração das campanhas principais entre membros da equipe fundadora. Os jogadores costumam se caracterizar como os personagens para aumentar o nível de imersão nas histórias contadas durante as sessões de jogo.

História[editar | editar código-fonte]

Um grupo de amigos de longa data que jogavam RPG na cidade de Sorocaba, insirados por canais de streaming como Critical Role e Dimension20, resolveram gravar suas sessões de jogo e transmití-las ao vivo na internet.

Inicialmente foram jogadas duas campanhas de teste, usando o sistema Dungeons & Dragons 5E, com uma qualidade amadora, até que fosse possível dar um passo maior rumo à profissionalização do canal.

A primeira campanha, "Sombras sobre Korvaire", narrada por Lucas Delmont, que se passou no mundo de Eberron, contou com os primeiros dungeonistas, que estão no projeto até hoje: Lucas Delmont, Dimas Sewaybricker, Rodrigo Bigode, Gregory Goda, Paulo Esteves e Luis Dante. O grupo contou com uma sala em um coworking de Sorocaba como seu quartel-general, já tendo alguns equipamentos próprios, mas também contando com vários emprestados do estúdio onde gravavam.

A segunda campanha, narrada por Rodrigo Bigode, experimentou o mundo de Spelljammer, também em D&D 5E, ainda gravada no mesmo espaço alugado mas já contando com alguns equipamentos melhores.

A campanha "Blue Moon in Deadwood", foi onde começou a produção profissional do Fogo na Dungeon. Ambientada no "Oeste Estranho" de Deadlands, essa história foi responsável pelo início da caracterização dos jogadores como seus personagens, o que virou tradição para as campanhas seguintes. Foi na metade dessa campanha que o Fogo na Dungeon pode começar a contar com um estúdio próprio.

Em 2023, os episódios de Fogo na Dungeon começaram a ser transpostos para oformato de podcast e transmitidos no Spotify.

Campanhas principais[editar | editar código-fonte]

O Fogo na Dungeon já transmitiu diversas campanhas, algumas mais longas e outras mais curtas. As campanhas mais longas são as chamadas campanhas principais, que são transmitidas na Twitch toda quarta feira às 20h30.

Blue Moon in Deadwood[editar | editar código-fonte]

Estreiando em 25 de novembro de 2022, foi a primeira campanha com uma intenção de profissionalização. Apesar disso os primeiros dois episódios ainda foram gravados no formato inicial do canal. A partir do terceiro episódio houve a mudança de aparência do canal e a caracterização dos jogadores. O que começou com uma brincadeira de vestir chapéus, virou uma caracterização mais elaborada que se tornou a marca registrada do canal.

A campanha utilizou o sistema Savage Worlds e o cenário Deadlands, contando com uma aventura original narrada por Dimas Sewaybricker. Esse cenário ambiantado no que sobrou dos Estados Unidos em um mundo alternativo em que ameaças sobreaturais desestruturaram a política, a economia, o progresso tecnológico e as vidas de todos os habitantes da América do Norte.

A história acompanha seis investigadores da "Agência", um orgão governamental, que são enviados para a cidade de Deadwood, no coração das Nações Sioux, um território soberano das tribos Lakota, para descobrir informações sobre uso de rituais e magia negra envolvidos no desaparecimento de muitos trabalhadores de uma ferrovia. Mas ao chegar no local, eles se veem no meio de várias disputas, algumas mundanas outras não, entre facções, entidades e interesses particulares.

Essa históra contou com 21 episódios.

Participantes
Jogador Personagem
Dimas Sewaybricker Narrador
Gregory Goda Benjamin Dalton
Raquel Dalcin Catori
Lucas Delmont Danny "Fists"
Luis Dante "Doc" Joseph
Bruno Ikeda Hector Rosanegra
Paulo Esteves Scorpio de Guanajuato
Rodrigo Bigode Tom Eckhart
Airton Agostinho Harvey Norman

Rituals[editar | editar código-fonte]

Essa campanha utilizou o material de DIE RPG, escrito por Kieron Gillen e Stephanie Hans, baseado nas histórias em quadrinho de mesmo nome. É uma campanha oficial introdutória para o sistema/cenário e contou com mecânicas específicas e bastante diferentes dos materiais tradicionais de RPG.

Aqui Lucas Delmont voltou a narração, apresentando uma história em 8 episódios, mais um especial, transmitidos entre maio e junho de 2023.

Nesta narrativa, seis amigos se encontram para jogar RPG depois de mais de 20 anos de sua formatura do ensino médio, ocasião em que alguns deles se viram pela última vez. Agora com a morte de um antigo amigo, o dono da loja onde o grupo costumava jogar RPG no ensino médio, eles resolvem se juntar novamente para mais uma sessão. Mas assim que primeira sessão começa eles são transportados para dentro do jogo, e agora terão que encontrar um jeito de ir pra casa.

DIE é definido pelos próprios autores como um "Jumanji gótico", mas acumula referências que vão de Caerna do Dragão a Matrix e muitas outras inserções do narrador.

Participantes
Jogador Personagem
Lucas Delmont Narrador
Paulo Esteves "Bijú"
Raquel Dalcin Helen
Rodrigo Bigode Sebastian
Gregory Goda Vince
Dimas Sewaybricker Yasuhiro

Sampa Cyberpunk[editar | editar código-fonte]

Campanha de estreia de Bruno Ikeda na narração, essa campanha nasceu de uma conversa sobre uma das primeiras obras cyberpunk brasileiras, o álbum Fausto Fawcett e os Robôs Efêmeros, de Fausto Fawcett. O álbum retrata uma Copacabana em um futuro distópico, que no caso da mesa foi adaptada para a cidade de São Paulo por questão de familiaridade dos jogadores.

Aqui, cada uma das 8 músicas do álbum foi reimaginada como uma sessão de jogo, transformando cada personagem em um replicante a ser caçado por um grupo de mercenários interpretados pelos jogadores.

Utilizando novamente o sistema de Savage Worlds, mas dessa vez contando com o suplemento independente Sprawlrunners, um compendio cyberpunk financiado no Brasil em 2023.

As histórias começaram episódicas, sendo cada uma a caça a um replicante, mas aos poucos convergiram para trabalhar a história de undo de cada um dos personagens dos jogadores. A campanha foi transmitida de março a junho de 2023, paralelamente à campanha Rituals.

Participantes
Jogador Personagem
Bruno Ikeda Narrador
Dimas Sewaybricker Batista
Eduardo Paiva Bino
Rodrigo Bigode Camanducaia
Paulo Esteves RoboFrota
Thais Franco Silvia Pfeifer

Herdeiros das Sombras[editar | editar código-fonte]

Dimas Sewaybricker voltou a narração para uma campanha de Vaesen, um cenário de horror nórdico que conta com o sistema Engine Yaer Zero e também foi financiado no Brasil em 2023.

Contando novamente com uma temática de horror sobrenatural, essa campanha é ambientada na Escandinávia do Século XIX, na qual uma antiga socidade investiga criaturas conhecidas como Vaesen, ajudando as pessoas a combatê-las, seja por meio de rituais de banimento ou acordos e barganhas.

Aqui, um grupo de membros da Sociedade investiga o desaparecimento de uma jovem na ilha de Skogheim. Lá eles terão que lidar com entidades sobrenaturais e, o que pode ser pior ainda, com eles mesmos

A campanha ainda está en andamento, tendo estreiado em julho de 2023.

Participantes
Jogador Personagem
Dimas Sewaybricker Narrador
Eduardo Paiva Arthur Pennyworth
Bruno Ikeda Edgar Mort
Thais Franco Elizabeth Sinclair
Lucas Delmont Göran Starkol
Rodolfo Doyle John Doyle
Mateus Herpich Sigurd Kvist
Rodrigo Bigode Timothy Worthington IV

Campanhas Curtas[editar | editar código-fonte]

O Fogo na Dungeon começou em 2023 a exibir campanhas curtas, de até 3 spisódios. Exibidas primeiramente aos apoiadores do canal, essas campanhas são transmitidas posteriormente na Twitch as segundas-feiras as 20h30.

Cara, cadê o Marquinhos?[editar | editar código-fonte]

Em sua primeira campanha voltada para menores de 18 anos, o Fogo na Dungeon trouxe mais um sistema recém financiado: Full Metal Cria, escrito por Lucas Conti e publicado no Brasil pela editora Indievisível.

Criado para ser jogado com personagens crianças ou adolescentes em um mundo em que existem pequenos robôs lutadores, chamados Crias. Baseado nos animes e desenhos dos anos 90 como Medabots e BeyBlade.

Essa história acompanha três garotos que buscam entender o desaparecimento de um amigo que não apareceu na escola quando as aulas voltaram. Subvertendo o sistema imposto pelo novo diretor e enfrentando novos alunos bullys, os protagonistas passam por uma bonita história de companheirismo e amizade.

Participantes
Jogador Personagem
Bruno Ikeda Narrador
Rodrigo Bigode Daniel "Wiki"
Rodolfo Doyle Gabriel "Sinistrinho"
Dimas Sewaybricker Vitor "Mecha"


Referências