Saltar para o conteúdo

Usuário(a):Iasmin Gibin/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Erick Mafra[editar | editar código-fonte]

Erick Mafra
Nome completo Erick Vinícius dos Reis Mafra
Nascimento 10 de agosto de 1994 (29 anos)
Diadema, São Paulo
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação
Período de atividade 2010 - presente

Erick Vinícius dos Reis Mafra (Diadema, 10 de agosto de 1994), conhecido como Erick Mafra, é um influenciador digital e escritor brasileiro.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Erick nasceu na Grande São Paulo e estudou em mais de 15 escolas ao longo da vida. Ele cresceu com os pais e o irmão, Victor Mafra.

Ele entrou na internet muito cedo, com apenas 8 anos, e conta em seu vídeo Draw my heart (uma variação do popular desafio entre youtubers Draw my life, que consiste em contar a própria história desenhando) que se conectava com muitas pessoas através das redes sociais. Foi também na internet que ele descobriu a paixão por escrever e criou seu blog no site Tumblr, justdead-blog, onde teve o primeiro perfil famoso na internet e ganhou seguidores ali e no Twitter, que ele se esforçava para responder sempre.

Em 2011, com 16 anos, seus amigos e primos o inscreveram na competição de "Colírios", da revista Capricho.[1] Ali, o perfil de Erick fez sucesso e recebeu mais de 3 milhões de votos, o que o fez ser chamado para uma entrevista com a revista que carregava o título "O Erick responde todo mundo". Posteriormente, ele também foi convidado para o reality show em parceria com a emissora MTV, Colírios Capricho, cujo vencedor participaria de outro programa da parceria nomeado Vida de Garoto, ou VDG, como ficou conhecido na internet. Seu diferencial no programa e que o fez ter o recorde de votos era seu objetivo de provar que o menino ideal também podia ser fofo e carinhoso, fugindo da imagem de bad boy muito forte na época. Erick chegou até a semifinal do programa com grandes chances de ganhar, mas os demais participantes o eliminaram ao terem a chance de tirar um competidor.[2]

Nos anos seguintes, Erick continuou sendo uma forte personalidade da Internet, presente ainda nos eventos da Capricho, onde conheceu boa parte dos influenciadores da atualidade. Em 2013, ele fechou todas as suas redes sociais se sentindo desmotivado com o que fazia.

Um ano depois, ele voltou para a internet com uma nova mensagem em suas redes, produzindo conteúdo em parceria com a empresa Coexiste.

Em 2016, Erick fundou o Dia de Amar Infinito, que acontece todo dia 22, que nomeou assim por direcionar a data para lembrar todos os que o seguem da importância do amor. O movimento ganhou força na internet e a tag #DiaDeAmarInfinito entrou algumas nos trending topics do Twitter. Em 2018, foram contabilizados 10 mil postagens no Instagram com a tag.

Também em 2016, ele criou seu canal do YouTube que carrega seu nome, com o mesmo intuito das outras redes, e chegou à marca de 100 mil inscritos em menos de um mês. Ainda no mesmo ano, Erick havia começado a publicar seu livro O Garoto do Sonho em um blog, que posteriormente se tornou um livro físico, em 2017. O Garoto do Sonho foi um best-seller nacional e estreou encabeçando as listas dos mais vendidos na primeira semana, desbancando temporariamente Harry Potter. O livro também ganhou uma capa da revista Todateen.

Em 2018, Erick publicou seu segundo livro, Siga o Coração - O Guia do Amor Infinito, lançado na 25º Bienal do Livro de São Paulo, e que foi também motivo de capa da revista Todateen. Também neste ano, ele foi colunista da mesma revista, com um blog semanal no site e textos mensais na revista física. Ainda no mesmo ano, Erick lançou um projeto em parceria com a Coexiste nomeado "Asas do Coração", com o objetivo de colorir muros autorizados com desenhos de asas, ao redor do Brasil.

Em 2019, Erick anunciou sua separação profissional com o grupo Coexiste. Atualmente, em 2020, ele segue sua carreira como influenciador digital focado no Instagram com um perfil com mais de 700 mil seguidores e um canal no YouTube com 270 mil inscritos.

Obras[editar | editar código-fonte]

O Garoto do Sonho

Descrição:

O Garoto do Sonho foi escrito por Erick Mafra e inicialmente publicado em um blog online pelo mesmo. Seu formato físico foi publicado em 2017 pela editora Astral Cultural, se tornando um best-seller nacional naquele ano. Graças a isso, no mesmo ano, o livro ganhou uma edição limitada especial, um box que incluía adesivos e pôster.[3]

Para a publicação e divulgação do livro, Erick contou com o apoio de uma equipe da Coexiste e a participação de alguns amigos como personagens: Nah Cardoso, Camila Senna e Koba participam da história como personagens e acompanharam o autor nas sessões de autógrafos pelo Brasil.[4]

Sinopse:

Maria Clara é uma jovem com uma vida comum, com pensamentos e rotina de uma vida comum. No seu primeiro dia de férias, presencia um acontecimento que a faz questionar a razão da vida. Sem encontrar respostas em sua própria mente, Maria Clara então abre espaço para se relacionar com quem tem respostas. Em um sonho, conhece um garoto chamado Eryn, que é de outro planeta, um representante de uma nova cultura que lhe mostra uma nova visão de mundo, Deus, a Vida e o Amor.

Siga o Coração: O Guia do Amor Infinito

Descrição:

Siga o Coração: O Guia do Amor Infinito é o segundo livro do autor lançado em 2018 e de acordo com o mesmo, é uma autobiografia contada de forma metafórica.[5]

Sinopse:

Era uma vez um mundo governado pelo tempo, no qual falar com o Coração era proibido. Mas há aqueles que são corajosos e questionam as regras inventadas, e um deles é o pequenino e teimoso garoto chamado Peregrino. Ao questionar o mundo à sua volta, ele começa uma jornada em busca de algo Verdadeiro, Eterno e Infinito, e, assim, descobre que a Vida tem um propósito e, portanto, todos têm um propósito, e que para assumir o Feliz propósito da Vida, basta exercer a Liberdade de seguir o Coração. Este livro é uma história que ensina que, mesmo nos momentos mais difíceis, não estamos sozinhos, e que o Coração está sempre conosco, nos guiando além dos medos para a lembrança de valores verdadeiros como Gentileza, Amor e Carinho.

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Indicação Resultado
2017 Prêmio Jovem Brasileiro Personalidade da Internet Indicado
Melhor Instagram

Referências

  1. «Reality show "Colírios Capricho" une TV e internet na escolha do adolescente mais bonito e talentoso do país». VEJA. Consultado em 22 de maio de 2020 
  2. «Retrospectiva CAPRICHO: os 40 garotos que fizeram a gente babar muito em 2011». Capricho. Consultado em 22 de maio de 2020 
  3. «Resumo - O Garoto do Sonho - Recentes». www.skoob.com.br. Consultado em 22 de maio de 2020 
  4. «Resumo - O Garoto do Sonho - Recentes». www.skoob.com.br. Consultado em 22 de maio de 2020 
  5. «Siga O Coração». Skoob. Consultado em 22 de maio de 2020 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]