Usuário(a):Karlapalacio31/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Consumidor Internauta[editar | editar código-fonte]

Introdução[editar | editar código-fonte]

O grande aumento de dispositivos digitais no mundo atual fez com que os consumidores ficassem muito mais vinculado com as diversidades de informações e com um maior conhecimento de marcas e produtos, contribuindo para uma nova tendência no comportamento dos consumidores, que vem radicalmente na era da internet.

As pessoas estão usando cada vez mais o World Wide Web (www) para pesquisar e comprar produtos e serviços, mudando a forma de consumo nos dias atuais, surgindo dessa forma o consumidor internauta.

Índice Definição Fato Histórico Bibliografia


Definição[editar | editar código-fonte]

Consumidor internauta é um tipo de comprador que, antes de realizar qualquer compra, pesquisa tudo sobre o produto de forma online. Para esse tipo de consumidor, a internet, e particularmente as redes sociais e blogs fazem parte da própria trajetória de consumo antes de exercer sua preferência por um determinado produto ou serviço, tornando uma grande influenciadora na decisão de compra. Mesmo que uma compra seja física, ele já chega com todas as referências sobre o produto, levando-se muito em conta a experiência de outros internautas.

Considerado como um indivíduo do novo milênio por se relaciona com o consumo de uma maneira distinta das gerações que o procedem, esse tipo de consumidor acaba exagerando na aquisição de produtos e serviços e interferindo na formação da sua identidade, pois o ato de consumir reflete sua cultura e posição social, o permitindo construir outras relações socioeconômicas.


Fato Histórico[editar | editar código-fonte]

Durante os últimos 30 anos, a tecnologia vem sofrendo muitas mudanças o que gerou uma mudança no comportamento das pessoas. Muitas informações, que antes era apenas noticiado em jornais ou revistas semanalmente, atualmente são atualizadas minuto a minuto e recebidas pelas pessoas através dos diversos meios de comunicação existente.

Com o surgimento da internet e, consequentemente das redes sociais na década de 90, fez com que os consumidores utilizassem dessa nova mídia para aprimorar os conhecimentos, mudando o hábito de consumo e transformando a experiência de compra em uma nova tendência com um estilo de compra totalmente conectado.


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

LEVY, Pierre. Cibercultura. Tradução de Carlos Irineu da Costa, Editora 34 ltda, São Paulo, 1999

http://www.nielsen.com/content/dam/corporate/us/en/reports-downloads/2014%20Reports/the-digital-consumer-report-feb-2014.pdf - The digital Consumer. An uncommon sense of the Consumer. Nilsen, February 2014