Usuário(a) Discussão:Dr. Sandro Tubini

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: 3 de janeiro de 2012 de Rui Silva no tópico Psicoterapia

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Dr. Sandro Tubini!

A Wikipédia é uma enciclopédia em mais de 250 línguas que surgiu em 2001 e é fruto do trabalho voluntário de milhares de colaboradores como você.

Erros comuns na Wikipédia

Seja audaz! Não tenha receio de cometer erros: isso é normal. Todas as modificações que fizer serão assistidas pelos usuários mais experientes que poderão corrigir seus eventuais erros. Não se ofenda com essas intervenções, nem com as chamadas de atenção que receber. Destinam-se apenas a ajudá-lo(a) a compreender o modo de funcionamento da Wikipédia. Siga o conselho dos editores mais experientes e, sempre que não entender alguma coisa, não hesite em perguntar. Ainda que a Wikipédia seja produto de um trabalho complexo, feito por milhares de usuários, sua filosofia pode ser resumida em poucas palavras: "Não hesite em melhorá-la!"

Princípios fundadores

Os editores trabalham em harmonia, respeitando as diferenças e administrando divergências por meio do diálogo construtivo. Nas suas edições, tenha em mente que a Wikipédia é uma enciclopédia, pelo que é necessário manter um ponto de vista neutro e fornecer informação que possa ser verificada e confirmada. Para além disso, todo o conteúdo deve estar em conformidade com a nossa licença de utilização livre (GFDL). O nosso programa de tutoria poderá ajudá-lo a ambientar-se e a conhecer os editores mais experientes. Dê particular atenção à construção da sua página de usuário, falando um pouco sobre si e sobre os seus interesses particulares.

Normas de conduta

Esta é sua página de discussão. Para deixar uma mensagem a um wikipedista, escreva na página de discussão dele. No decorrer de uma discussão, assine no fim de suas mensagens, usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição. No entanto, não assine nos artigos quando os editar, já que todas as modificações são registradas no histórico dele com indicação do autor.
Leituras recomendadas
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprenda a editar passo-a-passo
Wikipedia:Políticas e recomendações Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros a evitar
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação usuais
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde tirar suas dúvidas
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer suas experiências
Welcome to the Portuguese edition of Wikipedia. If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Babel so we are aware of your difficulties.
Todo o indispensável... para começar a editar: não deixe de ler. Desejo-lhe uma boa estada na Wikipédia! --Rui Silva (discussão) 19h13min de 24 de dezembro de 2011 (UTC)Responder

Psicoterapia[editar código-fonte]

Doutor, tive que reverter novamente (penso que era o Doutor que tinha editado como anônimo), porque retirou ligações internas e modificou o formato da frase. Por favor, leia primeiro o livro de estilo e as instruções de edição da Wikipédia antes de continuar. As suas edições, que eu creio sejam profissionais, são benvindas, mas devem respeitar os anteriores editores. Abraço. Rui Silva (discussão) 19h13min de 24 de dezembro de 2011 (UTC)Responder

Doutor, novamente tive que reverter sua edição, depois de ter procurado o anterior editor, com quem eu tive muito boas relações na Wikipédia, mas que infelizmente não está disponível. Foi depois dessa relação que eu passei a vigiar muitas páginas relacionadas com Psicologia. Embora eu não seja especialista na área (sou um biólogo, como pode ver na minha página de usuário), discordei de algumas de suas afirmações neste verbete, tal como "a psicoterapia é considerada 1ª linha...", que não está suportada por nenhuma referência. Por favor, verifique que na Wikipédia só são aceites informações - principalmente quando modificam um texto já estabelecido - que não são aceites sem fontes fiáveis. Por outro lado, o senhor eliminou - pela 2ª vez! - uma referência que, embora seja em alemão, é considerada por outros especialistas uma fonte fiável; isso não é admissível na WP.
Se tiver alguns comentários a fazer a este meu trabalho, por favor, escreva na minha página de discussão, para nos acertarmos - eu não tenho nenhum gosto em estar eliminando o trabalho de outras pessoas que pretendem contribuir para a Wikipédia! E verifique que, quando estiver editando, tem um botão ao lado do botão de "Gravar página", chamado "Mostrar previsão", que permite que o senhor veja se há alguma correção a fazer antes de gravar a sua edição, para evitar que o histórico fique "poluído" com várias gravações sucessivas do mesmo editor. Obrigado. Rui Silva (discussão) 14h26min de 27 de dezembro de 2011 (UTC)Responder
Feliz 2012. Realmente, o Doutor é impaciente - escreve-me uma grande peroração sobre farmacologia, quando eu nunca referi medicamentos! E logo a seguir, sem esperar a minha resposta, vai colocar a sua definição de psicoterapia. Isso é muito pouco deontológico para um profissional, se me permite a crítica, sem desmerecer de sua capacidade.
Em 1º lugar, quando escrever na página de discussão de outro usuário, deve sempre assinar com ~~~~, de forma que a sua mensagem fique registrada com o seu nome de usuário e a hora a que a enviou.
Em 2º lugar, qualquer relação entre um profissional que está a fornecer serviços (ou bens) e um cliente é sempre uma "relação dialética"; portanto, essa expressão não ajuda nada na definição de psicoterapia, que já lá estava - pelo contrário, coloca-a ao nível de um qualquer processo comercial. Na minha opinião - abaixo, explico as diferentes bases desta minha opinião, mas quero deixar claro que a principal base é ter, numa enciclopédia, a definição do termo de forma clara e concisa - a definição que existia: "intervenções psicológicas que buscam melhorar os padrões de funcionamento mental do indivíduo e o funcionamento de seus sistemas interpessoais (família, relacionamentos etc.)." parece-me melhor que a que o Dr. deixou. Embora possa ter pequenos melhoramentos, como tirar o "etc." e não substituí-lo por uma grande lista: " desenvolver os padrões de funcionamento mental do indivíduo e de seus sistemas psíquicos (saúde orgânica, saúde mental, familiar, social, sexual, intelectual, financeiro, profissional, lazer e espiritual)." Que me parece ter questões erradas, ou que estão fora do âmbito da psicoterapia, tais como "saúde orgânica" (a não ser quando se trata de alcoolismo, bulimia, ou outros transtornos que causam dano à saúde física), "financeiro", que me parece uma área em que o transtorno é causado por outras questões, a não ser quando se trate do vício do jogo, ou "espiritual", onde a intervenção raramente pode ser tratada por um psicólogo... Então, esses casos especiais não devem estar na introdução - muito menos, na definição - mas em outro lugar do verbete.
Em 3º lugar, verifiquei que mudou a "1ª linha" para "principal linha", o que ainda me parece errôneo. Eu posso ser um mero biólogo, mas os meus quase 60 anos, com problemas de transtorno mental na família e em amigos, e seguindo atentamente várias discussões profissionais (principalmente no meu país, Moçambique, onde a capacidade psicoterapêutica é muito limitada), mostrou-me que a "principal linha" para o tratamento de transtornos mentais que não tenham origem orgânica, está nos conselhos das pessoas nas quais o doente tem confiança: familiares, professores, padres ou pastores, ou simples amigos sensatos. Só em casos extremos, quando essas pessoas verifiquem não conseguir mudar o comportamento do doente, se deve procurar um profissional. Se eu procurasse referências nesta "linha", tenho a certeza que encontrava fontes fiáveis para estas minhas razões.
Em 4º lugar, a psicanálise é apenas citada num parágrafo para explicar que essa técnica é apenas uma das intervenções que pode ser utilizada. De qualquer modo, verifiquei que aí o Dr. não mudou a frase do anterior editor.
Em 5º lugar, numa enciclopédia, todas as afirmações têm que estar suportadas por fontes fiáveis; uma enciclopédia é uma publicação onde se resumem os conhecimentos da Humanidade, não de uma pessoa em particular; a sua experiência (ou a minha!) não são suficientes para apoiar qualquer afirmação que se coloque para uso público. Neste caso, o artigo foi escrito por um profissional que está a desenvolver os seus estudos e que se preocupou com as referências (embora a maioria sejam em alemão) e que teve o meu apoio - não em termos profissionais, evidentemente, mas sobre a forma de escrever um artigo enciclopédico. E é isso que eu estou tentando fazer com o Doutor Tubini!
Desta vez, decidi não reverter a sua edição e deixar estas minhas razões à sua consideração. O que eu gostaria era de ver uma proposta consensual de definição na página de discussão do verbete. Reparei que, desta vez, não omitiu a referência principal, mas mudou a ligação de "intervenção psicológica" no singular, para o plural, o que resultou num link vermelho... Se não tiver resposta a esta minha mensagem, poderei reverter ou editar a sua edição, claro. Em último lugar, talvez o Doutor não saiba, mas escrever em maiúsculas numa discussão é o equivalente a GRITAR... Boas contribuições e um abraço deste seu colega "leigo". --Rui Silva (discussão) 11h45min de 3 de janeiro de 2012 (UTC)Responder