Usuário:Albertoleoncio/Teste10

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A discussão de bloqueio é o espaço destinado à revisão de bloqueios efetuados ou para propor bloqueios onde a análise do caso é inviável nos demais canais de pedidos de análise de conduta devido a complexidade, dúvidas e/ou conflitos de entendimento entre administradores. Dessa forma, os administradores e demais utilizadores podem inserir argumentos e pareceres com base na política correspondente quando concordam ou discordam das sanções pautadas.

Este procedimento pode ser aberto por qualquer utilizador, desde que siga o rito estabelecido.

Estrutura da página[editar | editar código-fonte]

Cada discussão possui seções específicas de acordo com sua finalidade:


Evidências
Seção exclusiva para a exposição de evidências pelo requerente do pedido ou pelo administrador que realizou o bloqueio inicial, onde poderá inserir diferenciais de edição, citações de utilizadores e de políticas pertinentes.

Defesa
Seção exclusiva para a exposição da defesa por parte do acusado ou bloqueado, onde deverá utilizar esse espaço para argumentar uma revisão de bloqueio e/ou rebater as evidências para um possível bloqueio inseridas pelo proponente e pelos outros usuários. Caso o usuário não possa editar a discussão, outros usuários poderão transcrever ou transcluir sua defesa.

Comentários
Seção para uso geral, destinada à exposição de argumentos. Durante o período de debate, todos os utilizadores podem participar na seção e podem, por exemplo, solicitar ao autor da discussão novas evidências e/ou acrescentar outras por conta própria.

Avaliação
Seção exclusiva dos administradores, para análise do caso, considerações e síntese dos argumentos expostos. As avaliações só devem ter início após a exposição simultânea das evidências e da defesa, aguardando-se até um prazo máximo de 24 horas após abertura do pedido.

Conclusão
Seção exclusiva do administrador que encerrar o pedido, para divulgação do resultado. É obrigatório que o administrador que fechar a discussão não esteja envolvido no caso, não tenha participado da discussão e não possua histórico de conflitos com os atores da discussão.

Procedimento[editar | editar código-fonte]

Abertura[editar | editar código-fonte]


E-mail
Caso o usuário esteja com sua página de discussão (PDU) bloqueada, deverá solicitar o desbloqueio via e-mail unblock-ptwiki-arroba-wikimedia.org. Esse canal tem como único intuito a solicitação de desbloqueio da PDU, possibilitando que o próprio possa seguir os passos abaixo.

Pedido inicial
Em caso de pedido de revisão de bloqueio, ele deverá ser discutido inicialmente na PDU do usuário bloqueado, na seção criada após a inserção do código {{subst:Revisão de bloqueio}} pelo próprio, seguido pelas justificativas que ele considerar pertinentes para um possível desbloqueio.

Abertura de discussão
A discussão de bloqueio poderá ser aberta por qualquer editor quando não houver consenso nos canas adequados:
  • Para bloqueios novos, em WP:P/NV e WP:P/NI.
  • Para revisão de bloqueios, na PDU do usuário bloqueado.

Notificação
Após a abertura da discussão, deverá ser inserido o código {{subst:Notificação de discussão de bloqueio}} no rodapé da página de discussão do usuário com o intuito de notificá-lo formalmente sobre a abertura da discussão e para que apresente sua defesa, caso queira.

Defesa
Durante a discussão, o usuário bloqueado poderá apresentar sua defesa da seguinte forma:
  • Diretamente na seção de defesa da discussão de bloqueio, caso esteja bloqueado parcialmente;
  • Via página de discussão do próprio usuário, com seus comentários transcluídos de forma automática ou copiados manualmente por qualquer outro usuário.

Anúncio
Após a abertura, a página deverá ser inserida na lista principal, em {{MRConduta}} e os usuários inscritos devem ser notificados via MassMessage.

Rito e prazos[editar | editar código-fonte]

  1. Notifica-se o usuário.
  2. Notifica-se o administrador responsável pela ação, em caso de revisão de bloqueio.
  3. Aguarda-se o prazo de até 24 horas para apresentação da defesa.
  4. Aguarda-se o prazo de até 24 horas para apresentação das evidências pelo administrador, em caso de revisão de bloqueio.
  5. Abre-se o prazo mínimo de 3 dias para avaliação dos administradores.
  6. Adiciona-se 4 dias ao prazo mínimo acima, em caso de proposta de bloqueio por tempo indeterminado.
  7. Busca-se consenso entre administradores. Havendo impasse, a decisão da maioria simples prevalece. Havendo empate, não haverá bloqueio.
  8. Se não houver participação de 3 administradores durante o prazo mínimo e o bloqueio vigente não tenha sido aprovado por discussão anterior de bloqueio e/ou efetuado por verificação/supressão, o bloqueio será suspenso até a conclusão da discussão.
  9. A discussão não deverá ficar aberta por mais de 2 semanas.

Comportamentos inadequados[editar | editar código-fonte]

Não será tolerado que comentários relacionados ao bloqueio sejam feitos em locais públicos, exceto em uma discussão de bloqueio (onde todos os colaboradores poderão deixar opiniões), na página de discussão do bloqueado (durante a revisão inicial do bloqueio) e em pedidos de estatuto do autor do bloqueio, quando for necessário avaliar o uso da ferramenta pelo reversor/administrador.

Do mesmo modo, não será tolerado o uso do processo de revisão do bloqueio para tecer comentários abusivos, aliciantes, desestabilizadores ou não relacionados com o bloqueio bem como vandalismos, ofensas, assédio, acusações a terceiros ou qualquer atitude que não compreenda a contestação estrita daquilo que envolve o bloqueio, sob pena de que seu autor incorra em abuso de espaço público. A avaliação do uso inadequado do canal pode ser solicitada na página de notificação de incidentes e fica a critério dos administradores que deverão analisar cada caso e aplicar ou não a restrição fazendo uso do bom senso. Entretanto, essa decisão pode ser contestada por qualquer usuário na página de discussão de bloqueios.Teste