Usuário:Hume42/Testes/9

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Tradução de Charles Chaplin

Charlie Chaplin
Hume42/Testes/9
Chaplin, circa 1920
Nome completo Charles Spencer Chaplin
Nascimento 16 de abril de 1889
Walworth, Londres, Inglaterra
Morte 25 de dezembro de 1977 (88 anos)
Corsier-sur-Vevey, Vaud, Suíça
Causa da morte derrame
Nacionalidade britânico
Cônjuge
Filho(a)(s) 11 (incluindo Charles, Sydney, Geraldine, Michael, Josephine, Victoria, Eugene e Christopher)
Ocupação
Período de atividade 1899–1976
Prêmios Lista completa
Título Sir , recebido em 1975
Assinatura
Página oficial
charliechaplin.com

Sir Charles Spencer Chaplin KBE (Walworth, distrito de Londres, 16 de abril de 1889Corsier-sur-Vevey 25 de dezembro de 1977) foi um ator, comediante, diretor, compositor, roteirista, cineasta, editor e músico britânico que alcançou a fama durante a era do cinema mudo. Ele se tornou um ícone mundial com seu personagem, The Tramp (conhecido como Cartlitos no Brasil e Charlot na Europa), e é considerado uma das figuras mais importantes da indústria do cinema. Sua carreira durou mais de 75 anos, desde a sua infância na Era Vitoriana, até sua morte em 1977, e causou tanto reações de admiração quanto de controvérsia.

A infância de Chaplin em Londres passou por situações de pobreza e de dificuldades. Seu pai era ausente e sua mãe tinha dificuldades financeiras - ele foi mandado para um workhouse duas vezes antes dos nove anos. Quando ele completou 14, sua mãe foi internada em um asilo psiquiátrico. Chaplin começou a atuar desde cedo, começando com music hall e mais tarde como ator de teatro e comediante. Aos 19 anos, ele assinou um contrato com Fred Karno e Chaplin foi para os Estados Unidos. Ele ingressou na indústria do cinema e começou a aparecer em filmes do Estúdios Keystone em 1914. Ele logo criou o personagem Cartlitos e atraiu uma boa popularidade. Ele dirigia seus próprios filmes e continou a aprimorar seu trabalho quando ele se mudou para os Estúdios Essanay, Mutual Film Corporation e First National. Em 1918, Chaplin já era um das figuras mais reconhecidas mundialmente.

Em 1919, Chaplin co-fundou a companhia United Artists, o qual lhe deu total controle dos seus filmes. Seu primeira longa metragem foi The Kid (1921), seguido por A Woman of Paris (1923), The Gold Rush (1925) e The Circus (1928). Ele incialmente se recusou a migrar para os filmes com som, produzindo ao invés disso City Lights (1931) e Modern Times (1936) que não tinham diálogos. Seu primeiro filme com som foi The Great Dictator (1940), que satiriza Adolf Hitler. Os anos 1940 marca um período de controvérsia para Chaplin, e sua popularidade decaiu rapidamente. Ele foi acusado de ser simpatizante do comunismo, e algumas pessoas da imprensa e do público ficaram escandalizadas com um processo de reconhecimento de paternidade e casamentos com mulheres mais novas. Uma investigação do FBI foi aberta, e Chaplin foi obrigado a sair dos Estados Unidos e se estabelecer na Suiça. Ele abandonou o personagem Carlitos em seus filmes posteriores, os quais incluem Monsieur Verdoux (1947), Limelight (1952), A King in New York (1957) e A Countess from Hong Kong (1967).

Chaplin escreveu, dirigiu, produziu, editou, compôs e estrelou a maioria dos seus filmes. Ele era um perfeccionista, e sua independência financeira o permitia que ele passasse anos no desenvolvimento na produçãos de um filme. Suas produções eram caracterizados por comédia combinado com paixão, tipificado nas lutas de Carlitos contra as adiversidades. Muitas de suas produções transmitem conteúdo político e social, como também elementos autobiográficos. Ele recebeu um Óscar honorário por seu trabalho. Sua inflência no cinema é altamente respeitada, com The Gold Rush, City Lights, Modern Times e The Great Dictator sendo considerados uns dos melhores filmes já feitos.