Usuário:Maddox/Mínimo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esta é uma subpágina de um superfã

Dados


Na Wikipédia em português, mínimo é um rótulo dado aos artigos que contêm algum material aproveitável para a enciclopédia mas são muito pequenos, ou seja, contêm o mínimo aceitável para permanecerem. Contudo, devem ser desenvolvidos em esboços ou em artigos de tamanho e cobertura adequados.

O que é um artigo mínimo?[editar | editar código-fonte]

Em novembro de 2011 diversos artigos sobre bandeiras foram indicados para eliminação por votação. Apesar da justificativa para eliminação estar, aparentemente, bem clara nas políticas em vigor, muitos usuários estavam votando a favor da manutenção, independente do conteúdo existente, simplesmente porque "mínimos são válidos". A partir daí, uma grande discussão ideológica sobre o "deletistas" que alegadamente "infestam" a nossa wikipédia surgiu. Nesse sentido, ver Wikipédia:Páginas para eliminar/Bandeira de Santo Antônio do Paraíso e Wikipédia:Páginas para eliminar/Bandeira de São Miguel.

A discussão perdeu a objetividade. Quem queria apagar as páginas era taxado de "vilão" porque queria apagar artigos mínimos, mas era isso que estava acontecendo? Não, porque, como bem sintetizaram nessas discussões, "X é Y não é um artigo".

Não chegaria ao extremo de dizer que artigos de uma ou duas frases não são "dignos de inclusão numa enciclopédia", porque acho possível construir um bom conteúdo a partir de artigos de uma frase que demonstrem que determinado tópico é relevante

Um "artigo mínimo" é uma página que "contêm o mínimo aceitável". Oras, o que é "mínimo aceitável"? Basta ler o critério geral de notoriedade e a política de verificabilidade. Um artigo mínimo é um artigo muito pequeno, mas que possui conteúdo verificável suficiente para demonstrar que o tópico recebeu cobertura significativa por fontes independentes, tornando possível presumir sua notoriedade.

Não é tão difícil quanto esse frase complicada faz parecer. O artigo Yoya Wursch, sobre uma autora de telenovelas brasileiras, foi criado como mínimo. Em apenas duas linhas e meia se demonstrou a relevância.

2011, 2014-2017: O desafio pessoal dos mínimos[editar | editar código-fonte]

O "desafio dos mínimos" é algo que eu fiz pra mim mesmo: criar 365 "mínimos" - em tese, um artigo mínimo por dia, durante um ano - para servir de base para futuras expansões e, ao mesmo tempo, demonstrar o que é, verdadeiramente, um "artigo mínimo" para quem defende que qualquer artigo com uma frase é válido. Em 2011, criei Kurt Busiek, Ross Andru e Ty Templeton antes de abandonar o projeto. Após retomar as atividades, retornei ao desafio.

A base das criações é o Eisner Award. A principal categoria da premiação é o Eisner Award para "Melhor Escritor", então o pontapé inicial se dá com a criação de todas as páginas de escritores indicados. Uma das principais diferenças entre uma "lista boa" e uma "lista destacada" está na presença (ou não) de links vermelhos. Para tornar a lista de vencedores do Eisner de "Melhor Escritor" uma lista destacada, eu precisaria "azular" toda a lista, e isso não inclui apenas os autores, mas também as obras por eles produzidas.

2015: Envolvendo a comunidade (ou "WikiActividade!") e #100wikidays[editar | editar código-fonte]

No primeiro trimestre de 2015, convidei toda a comunidade para criar artigos numa gincana. Não deu certo. Simplesmente não houve participação. Em abril do mesmo ano, foi anunciada na Esplanada a versão em português do desafio dos "100wikidays", os #100wikidias. O desafio foi estabelecido no Wikimedia Meta-Wiki.

2017: Mais mínimos![editar | editar código-fonte]

Quais autores estiveram envolvidos em obras indicadas os Eisner Awards?