Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Final da Copa Libertadores da América de 2020

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A final da Copa Libertadores da América de 2020 foi a 61.ª final da Libertadores da América, torneio continental organizado anualmente pela CONMEBOL. Pela segunda vez na sua história foi disputada em jogo único, no dia 30 de janeiro de 2021, sábado, no Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, Brasil.

A partida foi disputada entre duas equipes do estado de São Paulo: o Palmeiras e o Santos. Foi a terceira final da história da Libertadores entre duas equipes brasileiras, e a quinta de ambas as agremiações. A partida foi apitada pelo árbitro argentino Patricio Loustau.

O Palmeiras saiu-se campeão ao vencer por 1–0, após gol do atacante Breno Lopes nos acréscimos do segundo tempo. O Alviverde conquistou o torneio pela segunda vez na história, 21 anos após a conquista de 1999. Como vencedor, garantiu o direito de participar do Mundial de Clubes de 2020, no Catar, além do direito de disputar a Recopa Sul-Americana de 2021 contra o Defensa y Justicia, da Argentina, vencedor da Copa Sul-Americana de 2020. Além disso, recebeu 15 milhões de dólares (80 milhões de reais, na época) pela conquista do torneio, enquanto o Santos recebeu seis milhões de dólares (32 milhões de reais) pelo vice-campeonato. (ler mais...)