Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Gone (canção de Nelly)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

"'Gone" é uma canção gravada pelo cantor e compositor norte-americano Nelly com participação vocal da cantora norte-americana Kelly Rowland. Foi enviada às principais estações de rádio de música contemporânea e música rítmica contemporânea em Janeiro de 2011 como o terceiro e último single do sexto álbum de estúdio de Nelly, intitulado 5.0 (2010).

"Gone" é uma sequela não-oficial de "Dilemma" (2002), uma canção também gravada por ambos vocalistas que se tornou em um êxito número um em vários países. Composta por Nelly, Eric Goody II, Earl Hood, Rico Love e Jim Jonsin, com produção e arranjos pelos dois últimos com o auxílio dos dois penúltimos, a música foi escrita como uma continuidade à história de amor descrita em "Dilemma", sendo inicialmente conhecida como "Dilema pt.2", mas o título foi eventualmente alterado e Nelly parou de se referir à mesma como tal não só por receio de não corresponder às expectativas do público, mas ainda pelo seu desejo de "Gone" ser reconhecida como um tema independente.

Musicalmente, "Gone" é uma mistura de rhythm and blues (R&B) e balada que contém elementos de música pop. Os críticos especialistas em música contemporânea elogiaram a canção por reutilizar os melhores elementos de "Dilemma" e por recapturar os sentimentos originais. Contudo, criticaram a faixa por causa da sua pouca relevância e também devido à falta de distinção na batida de R&B. A canção teve um desempenho comercial moderado nos Estados Unidos, não conseguindo entrar na tabela musical oficial de canções e atingindo o pico dentro das sessenta melhores posições da tabela de canções de R&B/Hip-Hop. No entanto, se sucedeu bem no Reino Unido, Austrália e Bulgária. (ler mais)