Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Estreia da Sinfonia n.º 7 de Shostakovich em Leningrado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A estreia da sinfonia n.° 7 de Shostakovich em Leningrado ocorreu em 9 de agosto de 1942 durante a Segunda Guerra Mundial, enquanto a cidade de Leningrado (atual São Petersburgo) estava sob cerco pelas forças alemãs nazistas.

Dmitri Shostakovich pretendia que a composição fosse estreada pela Orquestra Filarmônica de Leningrado, mas por causa do cerco, ela foi evacuada da cidade, assim como o próprio compositor. O lançamento mundial da sinfonia foi realizado em Kuybyshev pela Orquestra do Teatro Bolshoi. A estreia em Leningrado foi executada pelos músicos sobreviventes da Orquestra do Rádio de Leningrado, com auxilio de artistas militares. A maioria dos músicos estava morrendo de fome, o que dificultou o ensaio: eles frequentemente desmaiavam durante os ensaios e três morreram. A orquestra foi capaz de tocar a sinfonia completa apenas uma vez antes do concerto.

Apesar da má condição dos artistas e de muitos membros da audiência, o concerto foi bem sucedido, ganhando ovação por uma hora. A obra foi apoiada por uma ofensiva militar soviética, com o nome de código "Squall", destinada a silenciar as forças alemãs durante a apresentação. A sinfonia foi transmitida às linhas alemãs pelo alto-falante como uma forma de guerra psicológica. A estreia de Leningrado foi considerada pelos críticos de música como uma das mais importantes performances artísticas da guerra por causa de seus efeitos psicológicos e políticos. O maestro concluiu que "naquele momento, triunfamos sobre a desalmada máquina de guerra nazista". As reuniões dos músicos sobreviventes foram organizadas em 1964 e 1992 para comemorarem o evento. (leia mais...)