Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/O Mundo Sem Nós

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O Mundo Sem Nós (título original:The World Without Us) é um livro de caráter científico que aborda os acontecimentos que ocorreriam se os seres humanos desaparecessem da Terra. O livro é de autoria do jornalista estadunidense Alan Weisman e foi publicado pela St. Martin's Thomas Dunne Books em 2007.

A obra é uma versão estendida do artigo Terra Sem Gente (Earth Without People), escrito pelo mesmo autor e publicado na revista Discover em fevereiro de 2005. Desenvolvido primordialmente por meio de experimento mental, O Mundo Sem Nós aborda, por exemplo, como as cidades e os demais lugares se deteriorariam, quanto tempo os artefatos criados pelo homem durariam e como as demais formas de vida evoluiriam. Weisman concluiu que bairros residenciais se tornariam florestas em um período inferior a 500 anos e que os vestígios mais duradores da presença humana no planeta seriam: resíduos radioativos, as estátuas de bronze, os plásticos e o Monte Rushmore.

Após escrever previamente quatro livros e inúmeros artigos para revistas, Weisman viajou para vários lugares para entrevistar acadêmicos, cientistas e outras autoridades. Uma vez feito isto, ele usou citações desses diálogos para explicar os efeitos resultantes sobre a natureza e, por sua vez, comprovar as previsões feitas até agora sobre o assunto. A obra foi traduzida e publicada em vários países.

Nos Estados Unidos, o livro alcançou a sexta posição na lista dos best-sellers do The New York Times e o primeiro lugar no San Francisco Chronicle em setembro de 2007. Ele também ocupou o primeiro lugar nas listas de livros mais vendidos produzidas pela Time e Entertainment Weekly. Quanto à crítica, os aspectos mais elogiados foram o estilo de escrita e como lidar com questões científicas, embora alguns jornalistas, incluindo um escritor do The Washington Post, discordaram em relação à ausência de uma análise antropomórfica. (leia mais...)