Wikipédia:Esplanada/geral/Datas de fundação de instituições de ensino superior (28out2011)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Datas de fundação de instituições de ensino superior (28out2011)

Na seção "neste dia" da página inicial da Wikipedia hoje, consta menção à fundação da Universidade de Harvard, indicando o ano de 1636. A menção é evidentemente válida, mas não estou certo de que foi a Universidade de Harvard que foi fundada em 1636, e sim o Harvard College, a faculdade integrante da universidade de Harvard, que surgiu antes da mesma e que lhe legou o nome. Parece-me que estamos adotando dois critérios diferentes para identificar a data de fundação de universidades, o primeiro com base na data de estabelecimento do primeiro núcleo de ensino que daria origem a estas universidades (o que ocorre com Harvard, Yale e outras) e o segundo com base na data de estabelecimento jurídico ou reconhecimento legal da universidade (é o caso dos artigos de praticamente todas as universidades públicas brasileiras).

Não sou obcecado por padronização, mas acho que nesse caso deveríamos elaborar critérios para identifcar melhor essas datas, pois há diferenças extremamente significativas entre faculdades e universidades, e, no caso das citadas, diferenças ainda mais significativas entre as datas de fundação de seus núcleos de ensino iniciais e as datas de fundação das universidades em si. A Universidade de Harvard, por exemplo, embora tenha um núcleo de ensino fundado em 1636, só se tornou efetivamente uma uma universidade em 1780, quando foi legalmente instituída e reconhecida como tal, e quando criou outros núcleos de ensino em todos os campos do saber - do contrário, não poderia ser uma universidade. O mesmo ocorre com a Yale, cuja data de fundação aparece no artigo como sendo 1701. Esta data se refere ao estabelecimento da Yale College. A Universidade Yale somente foi fundada em 1900.

Os casos das duas universidades norte-americanas citadas são ligeiramente diferentes das universidades públicas brasileiras, pois a criação de outras faculdades para complementar seus núcleos de ensino originais sempre foi centralizada e iniciada a partir das próprias instituições, ao passo que as universidades brasileiras foram criadas agrupando núcleos de ensino previamente existentes e absolutamente independentes entre si em uma mesma instituição (como a Universidade de São Paulo, criada em 1934, mas tendo seu primeiro núcleo de ensino fundado em 1826; e a Universidade Federal do Rio de Janeiro, criada em 1920, mas tendo seu primeiro núcleo fundado em 1792). Ainda assim, parece-me incorreto identificar sua criação como sendo a data de fundação de seus primeiros colleges.

Um meio-termo que me parece adequado é representado pelo artigo da Universidade Mackenzie, em que se identifica o ano de 1896 como a criação do college e 1952 como ano de estabelecimento da universidade. Gostaria de ouvir opiniões e sugestões para uma melhor padronização. Dornicke (discussão) 15h37min de 28 de outubro de 2011 (UTC)[responder]

Em Portugal temos um caso semelhante onde a Universidade do Porto foi fundada em 1911, mas tem origem em várias Aulas e Academias que a antecederam desde o século XVIII. Neste caso há um decreto que formaliza a fundação da Universidade. GoEThe (discussão) 18h00min de 28 de outubro de 2011 (UTC)[responder]
Concordo plenamente que tem que haver um critério claro, devidamente comprovado por uma fonte que ateste que o estabelecimento de ensino tenha sido inequivocamente designado como "universidade" num documento oficial credível na data indicada como fundação.
Ao que julgo saber, por exemplo na Idade Média quem concedia o título de universidade era o papa, por isso poderá ser mais fácil determinar uma data precisa para a fundação da "universidade". Mas haverá casos mais bicudos: é comum ler-se que as universidades mais antigas são as islâmicas do Norte de África (Cairo? Fez? Kairouan?), mas não faço ideia quais são os critérios para essas afirmações: de acordo que "a mouraria" era muito mais virada para as ciências e letras do que os cristãos, pelo menos os ocidentais, mas se as escolas islâmicas se considerarem universidades, porque não podem também considerar-se como tal as escolas dos mosteiros cristãos? Aliás, pelo menos nas universidades ibéricas o domínio da Igreja era quase total até ao século XVIII, senão até mais tarde.
Mas mesmo que haja algo equivalente à bula papal das universidades europeias, surge outra questão, esta talvez fora do âmbito da discussão se estivermos a pensar apenas nas universidades que ainda estão em funcionamento na atualidade: será que a Universidade de Fez é realmente a mesma instituição que o madraçal que foi fundado em 859, apesar de supostamente constar do Guiness como a mais antiga do mundo?
As universidades não nasciam de um ano para o outro, por isso pode sempre alvitrar-se que "embora oficialmente tenha sido criada em X, em Y já funcionava no mesmo local uma escola de nível universitário" ou "é herdeira da escola tal, fundada em Z, senão antes". Sobre a "nossa" Universidade de Coimbra, já ouvi várias vezes falar dos Estudos Gerais de Lisboa, que alguns dizem já existir no século XII e das escolas do Mosteiro de Alcobaça.
Será que há alguma universidade com história mais longa (tipo mais de 100 anos, por exemplo) cujos antecedentes como escola de nível superior não são muito mais recuados?
No caso de Harvard, se me permitem o POV, sinceramente, essa data de 1636 cheira-me, senão a descarada invenção, pelo menos um exagero, até para faculdade: numa terra onde havia meia dúzia de gatos pingados ocidentais, alguém acredita que haveria académicos e alunos suficientes para haver uma escola a que o meio académico europeu admitisse chamar faculdade? E como esse, haverá muito mais casos. --Stego (discussão) 21h23min de 28 de outubro de 2011 (UTC)[responder]