Wikipédia:Esplanada/propostas/Política de bloqueio x Banimento (21ago2009)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Política de bloqueio x Banimento (21ago2009)

A presente proposta trata-se de uma tentativa de reformular as políticas atuais de bloqueio e banimento, consideradas ainda confusas e um tanto incongruentes por parte da comunidade. Este texto, que funde as duas políticas em uma, visa estabelecer regras mais claras sobre métodos para evitar que determinado dano seja causado à comunidade da Wikipedia lusófona, sem limitar no entanto a ação de determinado wikipedista em áreas onde ele sempre teve uma colaboração importante. ℳizunoryu 大熊猫❤小熊猫 (discussão) 04h16min de 21 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Abaixo, apresentamos um breve histórico da documentação atual:

Política de bloqueio[editar código-fonte]

A política de bloqueio da Wiki-pt é antiga, existe em forma de esboço desde 25 de agosto de 2004, ou seja, desde os primórdios da wikipedia de Língua Portuguesa. Uma primeira regra oficial foi votada em Wikipedia Discussão:Votações/Política de bloqueio/Tentativa de consenso. Em 21 de junho de 2008, foi implementada a política de bloqueio atual.

Política de banimento[editar código-fonte]

Foi criada um pouco antes da política de bloqueio atual, após votação.

Diferenças entre bloqueio e banimento[editar código-fonte]

O bloqueio é uma ferramenta técnica da wikipedia, quando um administrador usa de suas ferramentas próprias para impedir que determinada conta de usuário ou IP edite uma página. Esta ação tem o objetivo de impedir vandalismos e outras ações consideradas prejudiciais ao projeto.

Já o banimento, que tem a mesma função, é no entanto uma sanção política, uma espécie de aviso a determinado usuário de que suas edições não são bem-vindas, por determinado motivo. Ele então é considerado banido, e não está tecnicamente impedido de editar na wikipedia. No entanto, suas edições em determinada área deverão ser revertidas. Caso o usuário não respeite reiteradamente o seu próprio banimento, ele poderá ser bloqueado por períodos breves, a fim de que o bloqueio se cumpra.

Críticas ao sistema atual[editar código-fonte]

O banimento deveria ser considerado uma alternativa ao bloqueio, já que é extremamente menos drástico, ao contrário do que seu nome sugere. No entanto, ele é visto como sendo uma punição máxima, e raramente é usado, devido ao fato de principalmente a política de bloqueio não mencioná-lo em nenhum ponto. As políticas atuais já preveem o bloqueio para quase todos os tipos de infrações, quando um simples banimento muitas vezes poderia resolver.

Entre tais exemplos podem incluir:

  • 1) Troca de ofensas entre usuários:

Determinados usuários possuem rixas antigas entre si. Tais rixas muitas vezes levam a situações desagradáveis para a comunidade, que tem que conviver com trocas de insultos nada produtivas; este comportamento quase sempre leva a que discussões percam seu foco e boas ideias passem batidas. Para combater esse problema, a ação prevista atualmente é o bloqueio.

  • 2) Uso de sock-puppets para fraudar uma votação:

Prática bastante conhecida e não tão rara ultimamente é a de um usuário criar mais de uma conta para votar mais de uma vez em votações da wikipedia. Essa prática é considerada desonesta, já que mascara a real opinião da comunidade. Para combater esse problema, a solução encontrada foi o bloqueio, atualmente fixado entre 1 a 6 meses para a conta principal, e em infinito para a conta fantoche. Tentativas de fraudar esse bloqueio são punidas com o acréscimo do tempo restante de bloqueio ao total, no momento da burla do bloqueio. Assim, se um usuário é condenado a 6 meses de bloqueio, cumpre 5, mas no último mes edita a wikipedia usando novo sock, e é descoberto, esse último mes é acrescentado ao total, ficando o bloqueio final em mais dois meses.

  • 3) Abuso do espaço público

Alguns usuários costumam abusar do espaço público, escrevendo coisas bastante impertinentes em meio a determinadas discussões, de modo a tumultuá-la, e retirar o foco do assunto principal que estava sendo debatido. Não há regras claras de como lidar com estes casos, sendo por vezes utilizado o disposto em Wikipedia:Comportamento desestabilizador, que prevê o bloqueio, e outras vezes é previsto o banimento.

  • 4) Inserção constante de material sem NPOV.

Um usuário em constante conflito de interesse com determinada área muitas vezes acaba inserindo material não-verificável e polêmico sobre aquele assunto. O exemplo clássico dado pelo atual texto da WP:BAN é o de um usuário neo-nazista fazendo apologia a Hitler em seu artigo. Mas no entanto esse problema pode ir muito mais longe, como por exemplo um usuário que insiste, apesar dos avisos para que não o faça, em introduzir afirmações promocionais ou prejudiciais em um artigo de determinada pessoa ou empresa.

Na Wikipedia Anglófona, ganhou notoriedade recentemente o caso dos usuários ligados à Cientologia que foram proibidos de editarem nas páginas ligadas a essa religião, pois não paravam de escrever textos que não respeitavam o Princípio da Imparcialidade.


O problema principal nesses quatro tipos de casos, entre outros não-especificados aqui, é que:

Um usuário, a despeito de cometer uma prática condenável em uma determinada área de atuação, pode ser bastante produtivo, e portanto útil, em outra área. O bloqueio a este usuário, ainda que necessário, acaba sendo ruim para a wikipedia por um lado. Por esse motivo, reiteradas vezes uma parte da comunidade já se manifestou favorável a alterar as regras, trocando-as por outras que fossem mais específicas à infração proposta, e não generalistas, como a atual Política de bloqueio.

Por exemplo, o usuário que troca ofensas, que usa socks para fraudar votações, ou que abusa do espaço público, está atentando contra as discussões da wikipedia, mas não contra o domínio principal. Já o usuário que insere material sem ponto de vista neutro, pode fazê-lo somente em determinada área do conhecimento, mas não para todas. Ele pode ser um mau editor na área de História, mas ser um ótimo editor sobre Aritmética. Bloqueá-lo, significaria um ganho para os artigos sobre História, mas uma perda para a área da Matemática. Da mesma forma que nos três casos anteriores, bloquear determinado usuário seria um ganho para o domínio Wikipedia Discussão, mas uma perda para o domínio principal.

O banimento parcial, ao invés do bloqueio, seria portanto um ganho para a wikipedia neste sentido, pois um usuário que cometesse atos prejudiciais em determinada área, poderia continuar a produzir um bom trabalho em outras áreas.

Bloqueio parcial[editar código-fonte]

As ferramentas tradicionais dos administradores não possuem a função de fazer um bloqueio seletivo em determinados usuários, bloqueando-os em uma área, mas liberando seu trabalho em outras. Essa foi a necessidade, inclusive, de se criar o banimento. No entanto, atualmente existe o filtro de edições, que pode se tornar uma alternativa ao banimento. Um usuário que abuse do espaço público poderia, ao invés de banimento, receber de vez o bloqueio em relação ao domínio Wikipedia discussão, ou em relação à Wikipedia:Esplanada.

Poucos administradores, no entanto, sabem ainda utilizar o filtro de edições, que ainda está em fase de testes. Enquanto ele não estiver totalmente testado, o banimento poderá ser a melhor saída para coibir ataques a uma área específica da wikipedia.

Banimento total[editar código-fonte]

Esta é a grande incoerência da atual política de banimento. Pois se o banimento é criado para evitar que um editor estrague determinada área da wikipedia, mas no entanto considera-se que ele pode ser útil a outras áreas, então não deve haver o banimento total, mas apenas o parcial, o banimento seletivo. Caso se considere que determinado editor é prejudicial para todas as áreas da wikipedia, então não há porque se falar em banimento, mas sim em bloqueio definitivo.

Comentários[editar código-fonte]

Muito interessante! O banimento parcial, ao invés do bloqueio, seria portanto um ganho para a wikipedia neste sentido, pois um usuário que cometesse atos prejudiciais em determinada área, poderia continuar a produzir um bom trabalho em outras áreas. Concordo Kim ®i©hard correio 15h04min de 21 de agosto de 2009 (UTC)[responder]
Sim, e a proposta seria chamá-los de "bloqueios parciais", quando há uso dos filtros de abuso, tendo-se em vista que a palavra banimento é interpretada como algo muito pior do que um bloqueio, quando, na verdade, é bem mais ameno. Ruy Pugliesi discussão 15h14min de 21 de agosto de 2009 (UTC)[responder]
Faz sentido! Também talvez seria bom modificar como a Ban-3 é aplicada. No atual sistema, é praticamente impossível. Kim ®i©hard correio 21h51min de 24 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Discordo Um usuário disruptivo, que lança sistematicamente ofensas pessoais, que ataca o autor de um argumento em vez do argumento em si, falacioso ou que usa sockpuppets de maneira ilícita (em resumo, um troll) é prejudicial à Wikipédia, pouco importando quão brilhantes suas contribuições no domínio principal sejam. Dêem-me um só exemplo de um usuário que se enquadre neste caso (um troll com edições brilhantes) para eu rever minha opinião. Tal usuário deve ser bloqueado indefinidamente do projeto. Mschlindwein msg 20h16min de 30 de agosto de 2009 (UTC)[responder]