Wikipédia:Pedidos de opinião/Pedido de intervenção/Pedidos de administração

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Política
Política
Atenção: esta página é uma central de propostas para modificação de uma política da Wikipédia lusófona. Por favor, comente sobre esta página na página de discussão

Introdução[editar código-fonte]

O Pedido de intervenção solicitado na Wikipédia lusófona não chegou a ser aceito pelos stewards, mas gerou uma série de sugestões que visam melhorar o ambiente da comunidade e minimizar os conflitos e as desconfianças entre usuários, administradores, verificadores, burocratas etc.

Como forma de democratizar a discussão sobre as mudanças, esta página servirá para a colocação de sugestões de novas redações para a política relativa aos administradores (Wikipedia:Pedidos de administração). Todos os usuários estão convidados a colocar suas propostas nesta página. Uma discussão, igualmente aberta a todos, decidirá por uma das alternativas ou por uma fusão das melhores propostas.

Proposta 1[editar código-fonte]

Proponente
Filipe Ribeiro Msg
Justificativa (opcional)
O texto dessa proposta foi baseado no da en-wiki, já incluindo as nossas regras próprias. Tentei dar um aspecto mais formal e tornar a leitura sobre aquisição e perda do estatuto mais fluida. Acredito que a mudança principal seja a troca dos nomes "nomeação", "renomeação" e "desnomeação" (sendo o último um neologismo não reconhecido por grandes dicionários como o Michaelis e o Priberam) por "indicação" (afinal, a nomeação só ocorre após a eleição), "reavaliação" (pois de fato é isso o que o processo é) e "destituição" (este sim, um termo dicionarizado). Ao ler a proposta, possivelmente argumentarão que não há grandes mudanças em relação ao processo que ocorre hoje. De fato, não há. Para não deixar a justificativa muito longa, argumento sobre isso na discussão.


Os Pedidos de administração (PdA) são o processo pelo qual a comunidade da Wikipédia decide quem se tornará um administrador (também conhecido como "admin" ou "sysop"), usuário com acesso a ferramentas técnicas adicionais que auxiliam na manutenção do projeto. Um usuário pode submeter um pedido próprio (autoindicação) ou ser indicado por outro usuário. É importante conhecer as políticas mais usadas (en:Wikipedia:Administrators' reading list) e o guia básico da administração (en:Wikipedia:Administrators' how-to guide) antes de fazer uma indicação.

Esta página também abriga os pedidos de reavaliação e de destituição.

Sobre os administradores[editar código-fonte]

As ferramentas adicionais concedidas aos administradores exigem um alto grau de confiança da comunidade. Apesar de as ações administrativas terem registros públicos e poderem ser revertidas por outro administrador, elas envolvem atitudes que podem impactar no projeto inteiro. Além de outras funções, é responsabilidade do administrador bloquear editores, controlar a proteção de páginas e eliminar páginas.

Sobre os Pedidos de Administração[editar código-fonte]

A comunidade dá o estatuto de administrador a usuários confiáveis, por isso os indicados devem ser ativos na Wikipédia há tempo suficiente para serem conhecidos e adquirirem a confiança dos usuários. Administradores estão sujeitos a altos padrões de conduta, uma vez que seu comportamento reflete o da comunidade, que a eles recorre para ajudas e conselhos.

Requisitos para candidaturas[editar código-fonte]

Para ser candidato a administrador, o usuário precisa ter ao menos seis meses de registro e ao menos duas mil edições válidas no domínio principal.

Indicando[editar código-fonte]

As indicações devem ser aceitas pelo usuário em questão. Se você quiser indicar um usuário, é prudente contatá-lo antes de fazer a indicação. Se ele aceitar, crie a página da candidatura solicite que ele assine, oficializando a aceitação. Para indicar alguém ou a si próprio, por favor siga as instruções desta página.

Processo decisório[editar código-fonte]

Qualquer usuário pode indicar alguém com uma conta. As candidaturas ficam abertas por sete dias a partir da sua criação, período no qual os usuários podem manifestar sua opinião (a favor, contra ou neutra), formular perguntas e fazer comentários. O processo não é exatamente uma votação, o que significa que não é apenas a proporção de manifestações a favor que determinará se a candidatura foi aceita ou não. Ao final do prazo, os burocratas decidirão, com base nos argumentos usados tanto pelos que se manifestaram a favor quanto pelos que se manifestaram contra, se, de modo geral, a comunidade confia ao usuário as ferramentas de administração. Apesar de ser difícil determinar um valor exato, em geral candidaturas com menos de 70% de aprovação são rejeitadas e candidaturas com mais de 80% de aprovação são aceitas. As localizadas dentro desse intervalo estão sujeitas à discricionariedade dos burocratas.

Os burocratas também podem usar seus poderes para encerrar uma candidatura antes do prazo de sete dias, se ficar claro que a comunidade a rejeita e se não houver benefícios em deixá-la aberta. Apenas os burocratas podem encerrar pedidos de administrador, ainda que a aceitação ou a rejeição seja clara. Em circunstâncias excepcionais, quando um consenso não é claro, os burocratas podem prolongar o prazo do pedido por mais sete dias.

Autoindicações são permitidas. Se você não tiver certeza sobre uma indicação, pode se consultar com um administrador de sua preferência, para que ele lhe dê uma ideia de como a comunidade poderia receber a candidatura.

Expressando opiniões[editar código-fonte]

Qualquer wikipedista com uma conta pode manifestar sua opinião nas seções "A favor", "Contra" e "Neutro", preferencialmente com uma justificativa. Todos os wikipedistas, mesmo os que não possuam uma conta, também podem se manifestar na seção "Comentários". É interessante que o candidato responda a todos os comentários oportunos, mas os suspeitos de fraude (edições de usuários muito novos, possivelmente sock puppets ou meat puppets) deverão ser investigados, ficando o candidato dispensado de respondê-los.

Nos comentários, é imprescindível que todos ajam com civilidade. Críticas construtivas ajudam o candidato a fazer correções em sua postura, pelo bem do projeto. Você deve conhecer os argumentos para evitar em pedidos de administração. Questões irrelevantes devem ser ignoradas, para que o foco seja mantido. Manifestações recorrentes, geralmente contra a candidatura (usuários que sempre são contrários, não importa quem seja o candidato) podem ser vistas como "trollagem" e, portanto, devem ser ignoradas.

Sobre a reavaliação[editar código-fonte]

A reavaliação é a iniciativa tomada por um administrador de ver a sua posição reapreciada pela comunidade, seja em virtude de um iminente afastamento temporário, seja em virtude de atuações polêmicas, seja por uma simples vontade pessoal.

A reavaliação segue o mesmo processo da candidatura, exceto quanto ao encerramento, já que este processo não tem poder decisório, cabendo unicamente ao solicitante a tomada final de decisão, e não existe uma duração determinada.

Para abrir uma reavaliação, o administrador deve seguir as instruções desta página.

Sobre a destituição[editar código-fonte]

Destituição por votação[editar código-fonte]

Qualquer editor pode requisitar a retirada do estatuto de administrador de alguém que tenha feito mau uso de suas ferramentas reiteradamente (mesmo após ter sido avisado) ou infringido normas vigentes (caracterizado como infração insistente e deliberada de qualquer das políticas, mesmo após aviso, ou desrespeito reiterado às decisões da comunidade - sejam votações ou decisões obtidas por consenso). O pedido deverá ser embasado por provas e argumentos.

Ao pedido, segue-se uma votação com duração de sete dias contados a partir de 48 horas após o administrador ter sido avisado em sua página de discussão (e por e-mail, se ativado). Ao final do prazo, o administrador será destituído se o total de votos a favor representar pelo menos um terço do total de votos válidos (excluídos os que se declararem neutros). Se o administrador renunciar ao estatuto durante a votação de destituição, ela será interrompida.

Destituição automática[editar código-fonte]

Um administrador será destituído automaticamente e sem votação se:

  1. Fizer uso ilícito de fantoches;
  2. Proferir ameaças legais.
  3. Efetuar menos de 50 ações administrativas nos últimos 180 dias, excetuando-se proteções e eliminações nas próprias subpáginas de usuário (destituição por absenteísmo);

Licença[editar código-fonte]

Um administrador poderá solicitar em Wikipedia:Café dos burocratas um período de licença segundo necessidade pessoal, sem obrigação de anunciá-la, de até 180 dias sem que lhe seja retirado o estatuto de administrador. Se o administrador já se encontrar inativo ao entrar em licença, o período de inatividade deverá ser descontado do limite do tempo da licença.

Se o prazo máximo da licença for ultrapassado sem que o administrador notifique seu retorno, será destituído automaticamente e deverá passar por um novo pedido de administração caso queira recuperar a função. Uma nova licença só poderá ser solicitada 360 dias após a última. Após a destituição, o administrador deve ser notificado em sua página de discussão e por e-mail, se possível.


Candidaturas atuais[editar código-fonte]

Indicações[editar código-fonte]

Exigência mínima: seis meses de registro e 2000 edições válidas no domínio principal.
Tutorial de indicação


Nenhum, de momento


Destituições[editar código-fonte]

Tutorial de destituição


Nenhum, de momento


Reavaliações[editar código-fonte]

Tutorial de reavaliação


Nenhum, de momento


Proposta 2[editar código-fonte]

Proponente
Justificativa (opcional)