Discussão:Pequim

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Adicionar tópico
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Último comentário: Ontem às 19h25min de 168.228.230.125 no tópico Beijing (2)

A capital da China é Beijing. Não existe cidade chamada Pequim. Como pode Cláudio Moreno, um professor de língua portuguesa, ser conivente com um erro ortográfico e da falta de conhecimento geográfico. Se a capital da China puder ser chamada de Pequim só porque grande parte das pessoas comente esse erro há tempos, então outros erros comuns em nosso idioma devem ser desconsiderados, pois estão sendo cometidos há tantos séculos. o comentário precedente não foi assinado por 201.79.72.231 (discussão • contrib.) tony :: jeff ¿ 00h20min de 12 de Janeiro de 2009 (UTC)

Não só existe como há séculos é assim chamada pelos lusófonos. Inclua no seu "erro" Houaiss, a Academia Brasileira de Letras e todos os autores de dicionário que incluam o verbete "pequinês"… Por sinal, qual o gentilício para Beijing?? Mudar, da noite pro dia, o nome em português pra "Beijing" é submeter-se à mídia globalizada, negando nossa tradição para economizar custos editoriais – atitude de indivíduo colonizado. --tony :: jeff ¿ 00h20min de 12 de Janeiro de 2009 (UTC)

Beijing (2)[editar código-fonte]

Aqui está a cidade de Pequim sendo referida como Beijing por G1 (Brasil), Folha de São Paulo (Brasil), Estadão (Brasil), Público (Portugal), Expresso (Portugal), entre outros veículos jornalísticos se você pesquisar. Se é usado pelas imprensas brasileira e portuguesa, como pode se argumentar que é meramente uma palavra da língua inglesa? Por que não uma breve menção como "Pequim ou Beijing" na introdução do artigo? 168.228.230.125 (discussão) 19h25min de 28 de maio de 2024 (UTC)Responder