Guilherme Leanza

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Guilherme Leanza (Guglielmo Leanza) (Maletto, Sicília, 1909Sumaré, 1985) foi um compositor, maestro, professor, poeta e advogado brasileiro nascido na Itália, filho de Salvatore Leanza e Angela Botti.

Chegou ao Brasil ainda pequeno. Morou em Jaú, Birigüi, Campinas e Sumaré, onde se aposentou e morreu. Casou-se com Ana da Costa Leanza†(1916 - 2016), e teve 6 filhos (Ana Maria Leanza †, Luís Valdir da Costa Leanza, Reinaldo da Costa Leanza, Hélio da Costa Leanza †, Sandra Maria Leanza † e Maria Beatriz Leanza.)


A História do Poeta:

Em 1924 desembarcou em Jaú com seus pais. Ingressou na Orquestra do Teatro Rio Branco, lecionando música, tocando em bailes e serenatas. Participou da Orquestra Sinfônica regida pelo Maestro Azzi, da qual era violinista. Em 1934 torna-se professor de Canto Orfeônico da Escola Normal Livre São José, em substituição a Apparicio Raffa, outro violinista.

Bacharelou-se em Direito, pela Faculdade de Direito do Paraná em 19/12/1940. Foi classificado com a média geral 9,0 (nove) no julgamento dos documentos apresentados ao Concurso de Títulos para provimentos de cargos de Professor das cadeiras de Direito Constitucional e Civil, Direito Comercial e Prática de Processo Civil e Comercial, na Escola Técnica de Comércio Horário Berlinck, em Jaú, estado de São Paulo em 18/01/1947.

O Professor Guilherme Leanza foi nomeado em caráter efetivo em 19/11/1949. Foi professor secundário na cadeira de Francês, nos colégios Carlos Gomes, Culto à Ciência, em Campinas, entre outras escolas.

Publicou livros de piano e poemas; suas obras mais conhecidas são "Chorinho Brasileiro" e "Valsinha Brasileira", para piano. Suas obras muitas vezes foram dedicadas ao público infantil, "Versus de Hoje e de Ontem", poemas.

Foi um dos fundadores da Academia Campinense de Letras, juntamente com o deputado Ruy de Almeida Barbosa, Sr. José de Castro Mendes, entre outros intelectuais.

Em 18 de abril de 2009 foi publicado no Diário Oficial a Lei 13.574 de 17 de abril de 2009, denominando "Praça Guilherme Leanza", uma praça pública do Município de Campinas, no Sistema de Lazer 14 do loteamento Swiss Park Residencial.

Ícone de esboço Este artigo sobre um(a) compositor(a) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.