Portal:Estados Unidos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Logo do Portal dos Estados Unidos
Logo do Portal dos Estados Unidos
 ver · editar O Portal dos Estados Unidos


Os Estados Unidos da América (EUA; em inglês: United States of AmericaUSA; pronunciado: [juːˈnaɪ.təd ˈsteɪʦ əv əˈmɛ.ɹɪ.kə]), ou simplesmente Estados Unidos ou América, são uma república constitucional federal composta por 50 estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e o Distrito de Colúmbia, o distrito federal da capital. Banhado pelos oceanos Pacífico e Atlântico, faz fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Com 9,37 milhões de km² de área e uma população de mais de 330 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população. Os Estados Unidos são uma das nações mais multiculturais e etnicamente diversas do mundo, produto da forte imigração vinda de muitos países. Sua geografia e sistemas climáticos também são extremamente diversificados, com desertos, planícies, florestas e montanhas que abrigam uma grande variedade de espécies.

 ver · editar Artigo destacado


"Born This Way" é uma canção gravada pela cantora e compositora norte-americana Lady Gaga. Previamente anunciada na cerimónia dos MTV Video Music Awards de 2010, foi lançada para download digital a 11 de Fevereiro de 2011 pela editora Interscope Records como o lead single do seu segundo álbum de estúdio, Born This Way (2011). A faixa foi composta e produzida pela artista e por Jeppe Laursen, com o auxílio de Fernando Garibay e DJ White Shadow na produção e arranjos. Desenvolvida enquanto a cantora estava na estrada a meio dos concertos da The Monster Ball Tour, as suas letras falam sobre o amor e a igualdade na sociedade. A MTV chamou a música de "o hino dos marginalizados". Inspirada pelas músicas de emancipação feminina e homossexual dos anos 90, a cantora explicou que "Born This Way" é a sua canção de liberdade.

"Born This Way" recebeu críticas diversas, sendo descrita como um "hino de discoteca", embora tenha sido criticada por apresentar semelhanças com "Express Yourself", êxito da cantora Madonna lançado em 1989. Nos Estados Unidos, tornou-se no terceiro single de Gaga a atingir o topo da Billboard Hot 100. Além disso, foi a milésima canção a alcançar o topo da tabela e a primeira em mais de 13 anos a estrear no topo e permanecer nesta posição por mais de duas semanas, totalizando seis semanas consecutivas no posto. Teve um sucesso enorme nos EUA e maior ainda no mundo, tendo se posicionado no número um em mais de 20 regiões diferentes, incluindo a Austrália, o Canadá, a Nova Zelândia e o Reino Unido. Tornou-se no single com a venda mais rápida da história da loja digital iTunes Store, vendendo mais de um milhão de cópias em seus primeiros cinco dias de comercialização, um recorde que foi quebrado por Taylor Swift em Setembro de 2012. Até Junho do mesmo ano, a canção já havia vendido mais de 3,7 milhões de unidades digitais nos EUA e 8,2 milhões de unidades no mundo, entrando na lista dos singles mais vendidos no mundo.

"Born This Way" foi apresentada por Gaga na cerimónia dos Grammy Awards de 2011, onde saiu de uma espécie de ovo. A música foi também interpretada durante a última etapa da The Monster Ball Tour na América do Norte e em vários programas de televisão, tais como o Saturday Night Live, o Good Morning America e o The Tonight Show with Jay Leno. Vários outros intérpretes fizeram suas versões de "Born This Way". Estes incluem Katy Perry, Madonna, Alice Cooper e o elenco da série de televisão Glee. A jovem Maria Aragon virou uma sensação da internet e ganhou proeminência por publicar a sua versão no YouTube. Uma vasta gama de remixes foram produzidos para a faixa, incluindo a versão Country Road, que é interpretada por Gaga, e um do duo indiano Salim e Sulaiman Merchant.

O vídeo musical foi dirigido pelo fotógrafo Nick Knight e filmado entre 22 a 24 de Janeiro de 2011 em Nova Iorque. Com duração de mais de sete minutos, foi lançado a 28 de Fevereiro no perfil oficial do Vevo da cantora. Ele inicia com o "Manifesto da Mother Monster", em que Gaga fala sobre uma nova espécie que nasceu sem preconceitos, e conclui-se com a visão de uma cidade povoada por esta nova sociedade. Críticos notaram referências culturais e semelhanças a trabalhos de Madonna, Michael Jackson, Björk e o falecido estilista britânico Alexander McQueen, bem como à mitologia greco-romana e ao surrealismo.

 ver · editar Você sabia que?


 ver · editar Biografia social selecionada


Christina María Aguilera (Staten Island, 18 de dezembro de 1980) é uma cantora, compositora e atriz americana. Conhecida por sua extensão vocal de quatro oitavas e habilidade de sustentar notas altas, ela é referida como a "Voz da Geração". Aguilera alcançou o estrelato com seu álbum homônimo, com o qual ela é creditada por influenciar o renascimento do teen pop no final da década de 1990 e início da década de 2000. Seus trabalhos, que incorporam feminismo, sexualidade e violência doméstica, geraram elogios da crítica e controvérsia na mídia, pelos quais ela é frequentemente citada como influência por diversos artistas.

Depois de aparecer em diversos programas de televisão, Aguilera assinou com a RCA Records em 1998. Seu álbum de estreia produziu três canções que alcançaram o pico da Billboard Hot 100 — "Genie in a Bottle", "What a Girl Wants" e "Come On Over Baby (All I Want Is You)" —, além de lhe render o Grammy Award de Artista Revelação. Estabelecida como uma artista de música adolescente, ela divulgou seu primeiro álbum em espanhol, Mi Reflejo (2000), que liderou a Billboard Top Latin Albums por dezenove semanas consecutivas. Aguilera assumiu o controle criativo de seu quarto projeto em estúdio, Stripped (2002), com o qual ela mudou o curso de sua carreira; no videoclipe de "Dirrty", ela causou controvérsia por se apresentar sexualmente, causando o rompimento de sua imagem como ídolo adolescente. Enquanto os temas "Beautiful", "Fighter" e "Can't Hold Us Down" figuraram entre as dez mais vendidas em diversos países, ela foi eleita como a artista feminina mais bem-sucedida de 2003.

Seu quinto disco, Back to Basics (2006), foi recebido com críticas favoráveis e veio a ser o segundo material de sua carreira a estrear no topo da Billboard 200; além disso, foi responsável por produzir as bem-sucedidas faixas "Ain't No Other Man" e "Hurt". Em 2010, Aguilera estreou nos cinemas com o musical Burlesque e contribuiu com sua trilha sonora, responsável por gerar duas indicações ao Globo de Ouro de Melhor Canção Original. Nos anos seguintes, fez participação nas faixas de sucesso "Feel This Moment" e "Say Something"; em 2011, com "Moves Like Jagger", ela alcançou o feito de liderar a Billboard Hot 100 em cada uma das três décadas de sua carreira, cuja canção foi reconhecida como uma das mais vendidas digitalmente no mundo. Fora de seus trabalhos na indústria fonográfica, colaborou como porta-voz do Programa Alimentar Mundial, além de realizar projetos na televisão atuando como treinadora na competição The Voice (2011–16) e como atriz na série dramática Nashville (2015). Em 2019, deu início à Christina Aguilera: The Xperience, sua residência de seis etapas no Planet Hollywood Resort and Casino, em Las Vegas.

Aguilera é considerada um ícone da cultura popular e é geralmente descrita como uma artista triple threat. Ao longo de sua carreira, estima-se que ela tenha vendido cerca de 100 milhões de cópias com seus trabalhos, sendo reconhecida como uma recordista de vendas no mundo; em 2009, foi classificada como a vigésima artista mais bem-sucedida da década de 2000 pela Billboard. Entre seus diversos prêmios e reconhecimentos encontram-se cinco Grammy Awards, dois Grammy Latinos, dois MTV Video Music Awards (VMA), um feito reconhecido pelo Guinness World Records, uma estrela na Calçada da Fama de Hollywood, além de ser nomeada como uma Lenda da Disney. Aguilera é referida ainda como uma das artistas latinas mais proeminentes da indústria do entretenimento;[1][2] em 2013, a revista Time a incluiu na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, além de ter sido eleita a oitava maior mulher da história da música pelo VH1. Além disso, ela é citada como uma das maiores cantoras da música contemporânea, sendo classificada entre as maiores de todos os tempos por revistas como Rolling Stone e Consequence of Sound.

 ver · editar Citação selecionada
 ver · editar Aniversários para maio 11
 ver · editar Imagem selecionada


Chris Young (mudançando de círculo durante o aquecimento do pré-jogo bullpen)
Chris Young (mudançando de círculo durante o aquecimento do pré-jogo bullpen)
Credito: en:User:TonyTheTiger

Chris Young do San Diego Padres aquecendo com um arremesso inicial antes de um jogo no Campo de Wrigley contra o Chicago Cubs durante a temporada de 2007.

 ver · editar Local selecionado


Cleveland é uma cidade dos Estados Unidos, no estado do Ohio. É a sede do Condado de Cuyahoga e situa-se na margem sul do Lago Erie. Foi fundada em 1796 perto da foz do Rio Cuyahoga. Tornou-se um centro manufatureiro devido a sua localização, com vários canais e entroncamentos ferroviários. Com o declínio da indústria manufatureira pesada, Cleveland diversificou sua economia, com ênfase no setor financeiro, de seguros, na área da advocacia e na saúde.

Com mais de 372 mil habitantes, de acordo com o censo nacional de 2020, é a segunda cidade mais populosa do estado e a 54ª mais populosa do país.

É onde está localizado o museu Rock and Roll Hall of Fame.

 ver · editar Biografia cultural selecionada


Elvis Aaron Presley (Tupelo, 8 de janeiro de 1935Memphis, 16 de agosto de 1977) foi um cantor, músico e ator estadunidense. Apelidado de "Rei do Rock and Roll" ou simplesmente "O Rei", é considerado um dos ícones culturais mais significativos do século XX. Com uma série de aparições bem-sucedidas na televisão e sucessos no topo das paradas tornou-se a principal figura do rock and roll.

Nascido em Tupelo, Mississippi, nos Estados Unidos, mudou-se com sua família para Memphis, Tennessee, quando tinha 13 anos. Sua carreira musical teve início em 1954, ao gravar na Sun Records, com o produtor Sam Phillips, que queria levar o som da música afro-americana para um público mais amplo. Acompanhado pelo guitarrista Scotty Moore e pelo baixista Bill Black, foi um pioneiro do rockabilly, uma fusão de música country e rhythm and blues. Em 1955, o baterista D. J. Fontana juntou-se ao time e completou o quarteto clássico do cantor, os Jordanaires, com a gravadora RCA Victor adquirindo seu contrato em um acordo arranjado pelo Coronel Tom Parker, que viria a empresariá-lo por mais de duas décadas. O seu primeiro single com a RCA, "Heartbreak Hotel", foi lançado em janeiro de 1956 e se tornou um sucesso que alcançou o primeiro lugar nos Estados Unidos.

Em novembro de 1956, Presley fez sua estreia no cinema em Love Me Tender. Convocado para o serviço militar em 1958, relançou sua carreira musical dois anos depois, com alguns de seus trabalhos mais bem sucedidos comercialmente. No entanto realizou poucos concertos e, orientado por Parker, dedicou grande parte da década de 1960 para trabalhar em filmes e em trilhas sonoras, a maioria dos quais não foram bem observados pela crítica. Em 1968, após uma pausa de sete anos sem se apresentar ao vivo, retornou ao palco no aclamado especial televisivo Elvis, o qual levou a uma estendida residência em Las Vegas e a uma série de turnês altamente lucrativas. Em 1973 tornou-se o primeiro artista solo a ter um show transmitido ao redor do mundo, Aloha from Hawaii. Anos de abuso de medicamentos prescritos comprometeram gravemente sua saúde, morrendo repentinamente aos 42 anos de idade, no ano de 1977, em Graceland, sua propriedade.

Suas interpretações enérgicas das canções e um estilo de performance sexualmente provocante, combinados com uma mistura singularmente potente de influências além da barreira da cor durante uma era transformadora nas relações raciais, fizeram-no enormemente popular e controverso. Ele é o artista solo mais vendido na história da música. Também obteve sucesso comercial em muitos gêneros, incluindo pop, country, blues e gospel. Elvis ganhou três Grammys competitivos, recebeu o Grammy Lifetime Achievement Award aos 36 anos, sendo incluído em vários Halls da Fama. O cantor detém vários recordes, incluindo os álbuns de ouro e platina mais certificados pela RIAA, o maior número de álbuns na Billboard 200, os mais números um de um artista solo no UK Albums Chart e o maior número de singles número um no UK Singles Chart.

 ver · editar Notícias
 ver · editar Categorias
 ver · editar Panorama selecionado


New York City de Hoboken, Nova Nova Jérsei
New York City de Hoboken, Nova Nova Jérsei
Credito: Fotografado por: Jnn13; Editado by: LiveChocolate
New York City de Hoboken, NJ.
 ver · editar Conteúdo em destaque


"Burning Up" é uma canção da cantora estadunidense Madonna, contido em seu álbum de estreia homônimo (1983). Foi lançado inicialmente como segundo single da obra em 9 de março de 1983. A música foi apresentada como uma demo gravada por Madonna na Sire Records, que iluminou a gravação do single após o primeiro single, "Everybody", se tornar um hit. Madonna colaborou com Reggie Lucas, que produziu o single enquanto John Benitez forneceu os riffs de guitarra e os vocais de apoio. Musicalmente, a música incorpora instrumentação de baixo, sintetizadores e bateria, e a letra fala da falta de vergonha da cantora em declarar sua paixão por seu amante.

Lançada com o lado B de "Physical Attraction", que também apareceria no álbum de estreia, a música recebeu críticas mistas de críticos e autores contemporâneos, que observaram a composição mais sombria e urgente da música enquanto elogiavam suas batidas de dança. O single falhou em se sair bem comercialmente em qualquer lugar, exceto nas tabelas de dance dos Estados Unidos, onde alcançou o pico de três, e nas tabelas australianas, onde foi o top 20 de hits. Após várias apresentações ao vivo em clubes para promover o single, ele foi adicionado ao set-list da Virgin Tour de 1985. Uma versão de guitarra elétrica foi apresentada na Re-Invention World Tour de 2004 e na Rebel Heart Tour de 2015–2016 .

O videoclipe que acompanha a música retratou Madonna nas clássicas posições femininas submissas, enquanto se contorcia apaixonadamente em uma estrada vazia, para seu amante que parecia vir dela por trás em um carro. O vídeo terminou mostrando Madonna dirigindo o carro, concluindo que ela estava sempre no comando. Muitos autores observaram que o videoclipe de "Burning Up" foi o começo da representação de Madonna de que ela assumia o controle de uma sexualidade masculina desestabilizada.

 ver · editar Tópicos


História CronologiaEra pré-colombianaPeriodo colonialTreze ColôniasDeclaração da IndependênciaRevolução AmericanaExpansão estadounidenseGuerra CivilReconstrução dos Estados UnidosPrimeira Guerra MundialGrande DepressãoSegunda Guerra MundialGuerra da CoreiaGuerra FriaGuerra do VietnãMovimento do direitos civisGuerra ao TerrorRelações estrangeirasMilitarDemográficaIndustrialInvenções e descobertasPostal

Governo Lei (ConstituiçãoDeclaração dos Direitos dos Estados UnidosSeparação de poderes) • Poder legislativo (CâmaraSenado) • Poder executivo (GabineteAgências federais) • Poder judiciário (Suprema CorteApelação) • Aplicação da lei (DoJFBI) • Inteligência (CIADIANSA) • Forças armadas (ExércitoMarinhaFuzileiros navaisForça aéreaGuarda costeira) • Bandeira

Política Partidos políticos (DemocratasRepublicanos) • Eleições (Colégio Eleitoral) • Ideologias políticasEscândalos políticosEstados vermelhos e estados azuisTio SamMovimento de independência porto-riquenha

Geografia (book) Divisões políticasTerritóriosEstadosCidadesCondadosRegiões (Nova InglaterraMédio-AtlânticoThe SouthCentro-OesteGrandes PlaníciesNoroesteSudoeste) • Montanhas (ApalachesRochosas) • Rios (MississippiColorado) • IlhasPontos extremosSistema Nacional de ParquesAbastecimento de água e saneamento

Sino da Liberdade

Economia DólarCompaniesWall StreetFederal ReserveBancosStandard of living (Personal & Household incomeIncome inequalityHomeownership) • ComunicaçõesTransportes (CarsTrucksHighwaysAeroportosRailroads) • Turismo

Sociedade Demografias (book A, B) • Línguas (Inglês americanoEspanhol) • ReligiãoSocial class (Sonho AmericanoAffluenceMiddle classPovertyEducational attainmentProfessional and working class conflict) • MediaEducaçãoHolidaysCrimePrisonsHealth careEsporte

Cultura Música (ClassicalFolkPopularJazz) • TeatroCinema & TV (Hollywood) • Literatura (American FolklorePoetryTranscendentalismoHarlem RenaissanceGeração Beat) • FilosofiaArtes visuais • (Expressionismo abstrato) • CulináriaDanceArchitectureFashion

Questões sociais Ação afirmativaExcepcionalismo americanoAntiamericanismoPena de mortePolítica de drogas & Lei secaAmbientalismoDireitos humanosImigraçãoBarreira México–Estados UnidosObesityPornografiaPerfilamento racialSame-sex marriageAbortionAdolescent sexualityRacismo

Wikipédia Livros Estados Unidos

 ver · editar Listas


Listas dos Estados Unidos

Cultura

Educação

Economia

Geografia

Governo

História

Lei

Mídia

História natural

Statue of Liberty

Pessoas

Áreas protegidas

Religião

Transporte

 ver · editar Portais relacionados






Territórios fronteiriços

Aqueles listados em negrito itálico são Portais em destaque.

Descubra a Wikipédia utilizando portais
 ver · editar Wikimedia
  1. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Christina Aguilera LatinIndustry
  2. Erro de citação: Etiqueta <ref> inválida; não foi fornecido texto para as refs de nome Christina Aguilera LatinInfluence

Purgar cache do servidor