Saltar para o conteúdo

Portal:Imprensa/Artigos

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Imprensa no Brasil Lei de Imprensa
Vendedores de periódicos no Río de Janeiro em 1899.
Vendedores de periódicos no Río de Janeiro em 1899.
Imprensa no Brasil tem seu início em 1808 com a chegada da família real portuguesa ao Brasil, sendo até então proibida toda e qualquer atividade de imprensa — fosse a publicação de jornais, livros ou panfletos. Esta era uma peculiaridade da América Portuguesa, pois nas demais colônias européias no continente, a imprensa se fazia presente desde o século XVI. A imprensa brasileira nasceu oficialmente no Rio de Janeiro em 13 de maio de 1808, com a criação da Impressão Régia, hoje Imprensa Nacional, pelo príncipe regente dom João.
Jornais
Jornais
Lei de Imprensa foi uma lei instituída no Brasil durante a Ditadura Militar, e que vigorou até 30 de abril de 2009, quando foi revogada pelo Supremo Tribunal Federal, a partir de uma ação direta de inconstitucionalidade proposta pelo deputado federal Miro Teixeira. Com a revogação da lei, na prática considerada inconstitucional pelo STF, juízes de todo o país não poderão tomar decisões baseadas no texto de 1967. O julgamento de jornalistas deverá ser feito com base nos Códigos Penal e Civil. Fica extinta, por exemplo, a previsão legal de prisão especial para jornalistas.
Imprensa Nacional Agência de notícias
Imprensa Nacional é um órgão do governo brasileiro responsável pela publicação do Diário Oficial da União e do Diário da Justiça. Nasceu por decreto do príncipe regente D. João, em 13 de maio de 1808, com o nome de Impressão Régia. Recebeu, no decorrer dos anos, novos nomes: Real Officina Typographica, Tipographia Nacional, Tipographia Imperial, lmprensa Nacional, Departamento de Imprensa Nacional, e, novamente, Imprensa Nacional. Agência de notícias ou agência noticiosa é uma empresa jornalística especializada em difundir informações e notícias diretamente das fontes para os veículos de comunicação. As agências não fornecem diretamente ao público, mas sim para jornais, revistas, rádios, TVs, websites, a chamada mídia, que por isso mesmo media a comunicação entre a fonte e os leitores/espectadores. No Brasil, a pioneira das agências foi a Meridional, atual D.A. Press.