Wikipédia:Artigos bons/arquivo/Seca na Região Sudeste do Brasil em 2014–2017

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Vacas pastando em trecho emerso entre o reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, com volume útil de 2,7% e a barragem, em novembro de 2014.
Vacas pastando em trecho emerso entre o reservatório de Três Marias, em Minas Gerais, com volume útil de 2,7% e a barragem, em novembro de 2014.

A seca na Região Sudeste do Brasil em 2014–2017 se refere ao evento de chuvas irregulares e pouco expressivas registrado na região brasileira supracitada em meio à década de 2010. Teve início no estado de São Paulo em outubro de 2013 e se estendeu aos demais estados do Sudeste ao longo de 2014 e 2015, mantendo-se em várias áreas dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo também em 2016 e 2017.

O principal fator responsável pela diminuição das precipitações é a intensa e frequente atuação em posição anormal da alta subtropical do Atlântico sul (ASAS) sobre o continente, formando bloqueios atmosféricos que impedem a formação dos sistemas de umidade sobre o Sudeste brasileiro. Tal anomalia, por sua vez, é gerada por perturbações atmosféricas iniciadas no oceano Índico e que se transportam em direção leste até chegarem ao Atlântico sul, onde são notadas através do deslocamento da alta pressão em direção ao continente. Esse processo justifica os veranicos da estação chuvosa no Sudeste, que não são incomuns, mas têm sido cada vez mais constantes e duradouros desde meados da década de 1990. (leia mais...)