Wikipédia:Artigos destacados/arquivo/Little Nemo (filme)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Little Nemo, também conhecido como Winsor McCay: The Famous Cartoonist of the N.Y. Herald and His Moving Comics, é um curta-metragem animado e mudo de 1911 dirigido pelo cartunista Winsor McCay, foi uma das primeiras animações na história do cinema, além de ser o primeiro curta-metragem de McCay e do personagem Little Nemo. A expressiva animação do personagem distinguiu o curta dos experimentos realizados pelos primeiros animadores.

Inspirado no folioscópio que seu filho Robert trouxe para casa, McCay enxergou o potencial do meio animado. Ele afirmou ser o primeiro a fazer filmes animados, embora James Stuart Blackton e Émile Cohl estivessem entre aqueles que o precederam. Os quatro mil desenhos do curta-metragem foram realizados em papel de arroz no estúdio Vitagraph, sob a supervisão de Blackton. A maior parte do tempo de execução do filme é composta por uma sequência de cenas de atos reais em que McCay aposta com seus colegas que é capaz de fazer desenhos se movimentarem. Ele ganha a aposta com quatro minutos de animação em que os personagens de Little Nemo interpretam, interagem e metamorfoseiam ao capricho de McCay.

Little Nemo estreou nos cinemas em 8 de abril de 1911, e quatro dias depois McCay começou a usá-lo como parte de seu ato de vaudeville. Sua boa recepção o motivou a colorir a mão cada um dos quadros animados do filme que originalmente foram produzidos em preto e branco. O sucesso do filme levou McCay a dedicar mais tempo à animação, seguindo seus trabalhos com How a Mosquito Operates em 1912, e seu filme mais famoso, Gertie the Dinosaur, em 1914. (leia mais...)